ESTE BLOGUE DE MOMENTO ENCONTRA-SE INATIVO.

PARA SEGUIR O FUTSAL DISTRITAL: futsal-porto-distrital.blogspot.com

PARA SEGUIR O CAMPEONATO AMADOR DE FUTEBOL: fut-porto-amador.blogspot.com

PEDIMOS DESCULPA MAS ESTAVA A SER DÍFICIL MANTER A ACTUALIDADE NO FUTEBOL DISTRITAL, NO ENTANTO MANTEMOS A INFORMAÇÃO DO FUTSAL DISTRITAL E FUTEBOL AMADOR.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Futsal – A. S. S. Amanhã da Criança

Torneio Internacional de Futsal Cidade de Lugo
Ao terceiro jogo o Amanhã da Criança defrontou a Cidade de Toledo que também estava afastada das meias-finais, mas quando se pensava que o Amanhã da Criança poderia fazer uma gracinha, as coisas não se proporcionaram, vejamos o que André Martins disse ao fut-porto sobre este jogo.
Defrontamos uma equipa engraçada, mas que a meu ver, podia ser o adversário mais acessível, dado que os jogadores não tinham uma grande diferença a nível físico.
Perdemos o jogo por 11-1, um resultado pesado, dado que o Toledo, teve uma eficácia muito elevada para oportunidades que criou. Conseguimos o objectivo de marcar um golo, mas a ânsia de querer marcar mais golos e discutir o resultado na fase inicial, levou a que na fase inicial os jogadores descurarem-se os aspectos defensivos e subissem demasiado no terreno de jogo, sem se preocuparem com os aspectos tácticos, e ao nível do torneio em causa isso é fatal.
O jogo ainda esteve 2-1, equilibrado, mas o cansaço revelou-se e a partir daí não havia nada a fazer, a não ser tentar fazer o melhor possível
".

A participação desportiva
Sobre o aspecto desportivo da participação fez esta observação: “Em todos os jogos, jogaram todos os jogadores, o que para eles foi uma boa experiência, penso que ganhei uma equipa, dado que o nível em Portugal é muito inferior ao que cá existe, além de que as idades também são diferentes. Não é fácil a nenhuma equipa portuguesa competir com equipas que treinam 5h30m por semana como e o caso do Azkar Lugo no escalão de iniciados, é outra realidade. De referir que os jogadores espanhóis estão a evoluir muito no aspecto técnico, essencialmente a nível da finta. Um nível muito elevado nos iniciados, o que a mim me surpreendeu muitíssimo, dado que a minha equipa de juvenis, por exemplo teria muita dificuldade em bater qualquer uma das quatro equipas semifinalistas do escalão de iniciados, estão a fazer um excelente trabalho em Espanha".

A participação lúdica e de lazer
Sobre a experiencia a nível lúdico e de lazer André Martins fez este resumo “Mas neste torneio, não jogamos só, visitamos a famosa muralha de Lugo, que é Património Mundial, fizemo-la toda a pé, e ainda são uns 3km demoramos cerca de 45m, fomos ao Lugo Jovem, uma feira de divertimentos, dado que, temos de aliar outras coisas à componente desportiva, foi um dia em cheio".


A Taça Fair-play foi conquistada pelo A. S. S. Amanhã da Criança e ficou o convite para a próxima edição e André Martins explica como isto foi possível: “Apesar de os resultados em termos desportivos não terem sido os melhores, é com muito alegria que soubemos que tínhamos ganho a Taça Fair-Play no escalão de iniciados, e o convite para estarmos presentes na próxima edição estava renovado, dado a simpatia dos nossos atletas, apesar das derrotas pesadas que sofreram".

Para finalizar André Martins fez o resumo da participação portuguesa no Torneio Internacional de Lugo: “Relativamente ao comentário final, achei que a cerimónia foi muito boa, com todas as equipas presentes, as que estiveram nas meias-finais, não tendo só a representação de um atleta e dirigente, como aqui muitas vezes acontece, só estando a equipa toda dos finalistas, são poucas as equipas que têm o fair play de lá estar todas para entrega de prémios.
Com medalhas para todos semi-finalistas foi uma alegria para os miúdos que lá chegaram, lembranças para todas as equipas, e para nós, a taça fair-play.
Uma excelente organização, no meu entender, um nível muito elevado, com grandes jogos de futsal, e sempre com 300 a 400 espectadores a verem os jogos, o que dá outra emoção.
Fomos muito bem recebidos e tratados por toda gente, a recepção foi muito boa, e alegrou muito os miúdos saberem que para o ano estarão presentes, para agora tentarem ter uma prestação a nível de resultados melhor.
Relativamente ao que jogamos, penso, que à excepção do ultimo jogo, jogamos o que sabemos, não havia nada mais a fazer, o que se nota é que as equipas de espanholas trabalham melhor que nós, muitas vezes também por terem mais horas de treino, mas porque a mentalidade é diferente, parece-me que os nossos miúdos, hoje em dia estão dispostos a fazer menos sacrifícios para lutarem pelo sonho de serem jogadores, talvez também, pelo facto, de em Portugal quase não haver equipas profissionais, o que em Espanha existem muitas.
Foram três dias espectaculares, que serviram para a equipa crescer e unirem-se bastante, é algo que não vão esquecer a vida toda deles”.

4 comentários:

Unknown disse...

Bom dia, quero aqui felicitar o Andre pelo excelente trabalho realizado em prol das crianças do Amanha da Criança, espero que num futuro proximo possas ter o merecido prémio de treinar os seniores da mesma instituição.
Tiago Cunha (Gato)

Anônimo disse...

É verdade que tem feito bom trabalho, tanto o André, como TODAS as pessoas que estão na Formação - tanto quanto sei, nem um Obrigado.
Se leu um outro artigo, neste mesmo blog,o André diz que está na Formação porque gosta dos miúdos.
Tal como numa equipa, na Formação trabalham muitas pessoas, todas gratuitamente, embora apareça o nome André.
Manuela Ribeiro

Unknown disse...

B tarde, jamais em tempo algum, quando me dirijo ao "Andre", faço por ser o coordenador tecnico de todas as camadas jovens, embora o felicite a ele pessoalmente pelo trabalho realizado, estou a felicitar toda a estrutura das camadas jovens O Amanha da Criança, e todas as pessoas que ajudam para que essa realidade seja possivel. Já joguei no clube, e sei o quanto se faz pelos miudos. Tiago Cunha

Anônimo disse...

OK Tiago.
Boa Sorte para si.
Manuela Ribeiro