ESTE BLOGUE DE MOMENTO ENCONTRA-SE INATIVO.

PARA SEGUIR O FUTSAL DISTRITAL: futsal-porto-distrital.blogspot.com

PARA SEGUIR O CAMPEONATO AMADOR DE FUTEBOL: fut-porto-amador.blogspot.com

PEDIMOS DESCULPA MAS ESTAVA A SER DÍFICIL MANTER A ACTUALIDADE NO FUTEBOL DISTRITAL, NO ENTANTO MANTEMOS A INFORMAÇÃO DO FUTSAL DISTRITAL E FUTEBOL AMADOR.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Futsal - Comentários de Silvério Tavares

Jogo: Miramar Clube Valadares * Clube Infante Sagres
Campeonato: 2.ª Divisão Série 1 – 5.ª Jornada
Data e Hora: 31/10/2009 - 21h00
Local: Pavilhão Municipal Gulpilhares
Resultado ao intervalo: 2-2
Resultado final: 2-4
Árbitro: Filipe Cerqueira

Clube Infante Sagres:
Equipa Inicial:
Carolo; Pepe, Raul, Rui Pedro e Postiga.
Suplentes Utilizados: Filipe, Aleni e Alves.
Suplentes não utilizados: Conguito e Daniel.
Marcadores: Postiga (2), Raul e Filipe.
Treinador: Silvério Tavares

Nova vitória no outro lado do Douro
Nesta jornada, o Clube Infante Sagres deslocou-se ao Pavilhão de Gulpilhares para defrontar o Miramar Clube de Valadares, equipa que subiu de divisão na época passada, logo na sua época de estreia nos campeonatos da AF Porto, á imagem da história do Futsal no CIS.
Na jornada anterior, juntamente com vários jogadores meus, tive a oportunidade de assistir á 1ª vitória do nosso adversário frente ao Sporting de S. Gens, curiosamente a única equipa que nos venceu até agora, ficando registados alguns dados que nos poderiam ser úteis para o nosso jogo.
Dando continuidade ao trabalho desenvolvido durante toda a semana, apresentamo-nos com profundas alterações na nossa estrutura, tanto ao nível da formação inicial como a nível táctico, de forma a potenciar certas características do plantel que melhor se adaptariam á forma como o Miramar jogou contra o S. Gens.

Apito inicial dado e... eis que logo o marcador funciona com o nosso primeiro golo, estavam decorridos apenas 30 segundos de jogo.
Com o Postiga a actuar livremente em toda a nossa frente de ataque numa espécie de pivot móvel, apoiado pelos alas Rui Pedro e Raul, colocamos-lhe imediatamente a bola na ala esquerda e o mesmo sem rodeios desfere um remate bem colocado, surpreendendo toda a equipa do Miramar.
O nosso adversário apresentava-se com variações entre o 4x0 e o 3x1 enquanto nós apresentámo-nos pela primeira vez esta época um 3x1 bem desenhado, com o Pepe a actuar na posição de fixo.
Ainda não tinhamos chegado a meio da primeira parte e o resultado aumentava para 0-2, através duma jogada individual de Postiga que, após fintar um primeiro adversário, ganha um ressalto sobre o segundo e desfere um remate que surpreende mais uma vez o guarda-redes adversário.
A partir deste momento o Miramar necessitou de corrigir a sua estratégia e, tal como previsto, passou a jogar em 3x1 bem declarado, com referência no seu pivot agora em campo que ia servindo as entradas rápidas dos seus alas.
Demoramos algum tempo a reagir a esse novo reposicionamento e o Miramar ia já provocando calafrios á nossa defesa e nós íamos respondendo com contra-ataques que mantinham a defesa adversária em alerta.
Já com o Alves, o Aleni e o Filipe em campo, estava um jogo bonito, com oportunidades de golo para as duas formações, mas com um claro ascendente do Miramar.
A utilização do pivot bem declarado nos nossos dez metros surtiu efeito e o golo adversário não tardou a surgir, num bonito movimento ala-pivot-ala.
O Miramar reduzia e aumentava a pressão sobre as nossas linhas, agora mais adaptadas á forma de jogar do adversário dadas as substituições já efectuadas.
Praticamente em cima do intervalo, num raro momento de desconcentração nosso, eis que o Miramar chega ao empate, numa jogada algo parecida com a do primeiro golo, mas desta vez aproveitando o espaço dado pelo nosso fixo que deu toda a liberdade do mundo ao pivot para servir o seu colega conforme queria e sem o mínimo de pressão.
Fomos então para o intervalo com o jogo empatado a dois golos que no fundo acabava por ser justo para ambas as equipas.

Voltamos para a segunda parte com as nossas linhas mais subidas para tentar empurrar o Miramar para o seu meio campo e claramente em busca da vitória que poderia implicar a subida de vária posições na tabela classificativa.
Observou-se então um jogo ainda mais aberto, com ocasiões de golo em ambas as balizas.
Num ataque rápido nosso, eis que repomos novamente a vantagem, num lance infeliz do guarda-redes do Miramar, que num remate do Postiga na ala direita deixou passar a bola por entre as pernas e o Raul mesmo em cima da linha de golo encosta para o 2-3.
Este golo foi como um balde de água fria para a equipa do Miramar que tentava a todo o custo virar o resultado a seu favor.
A partir deste momento baixamos as nossas linhas e passamos a explorar o contra-ataque e íamos contendo a pressão do adversário, agora bem mais intensa.
Nesta fase, o Miramar teve boas ocasiões para marcar mas a união de toda a equipa do CIS assim como uma boa prestação do Carolo de regresso á nossa baliza foram os pilares necessários para mantermos a nossa baliza inviolável na segunda parte.
Num lance confuso a meio campo, o Filipe recupera a bola e parte sozinho para a área adversária e, na saída do guarda-redes, finta-o muito bem e aumenta a nossa vantagem para 2-4.
O jogo estava ao rubro mas tínhamos a convicção que a vitória já não nos ia fugir.
De seguida passamos então por um momento de alguma aflição e nervosismo em que, após um remate violento dum jogador do Miramar que acertou em cheio em Pepe na zona da nuca, este cai redondo no chão perdendo por alguns momentos a noção da realidade.
Assistido de pronto pelo nosso massagista assim como pelo massagista do Miramar, esteve ainda alguns minutos deitado no terreno de jogo sem reacção, sendo levado para fora da quadra quando finalmente recuperou.

Uma palavra de sincero agradecimento aos responsáveis do Miramar Clube de Valadares por todo o apoio prestado ao nosso atleta.
O jogo foi então reatado e o CIS foi controlando com segurança as acções ofensivas do adversário até ao apito final.

Deixo uma palavra de confiança a todos os meus jogadores pelo excelente jogo que fizeram.
A força e união que demonstraram desde o apito inicial até ao fim do jogo foram os pilares de mais uma vitória.
Estamos no bom caminho para a obtenção dos nossos objectivos.

Silvério Tavares
Treinador do Clube Infante Sagres

Nenhum comentário: