ESTE BLOGUE DE MOMENTO ENCONTRA-SE INATIVO.

PARA SEGUIR O FUTSAL DISTRITAL: futsal-porto-distrital.blogspot.com

PARA SEGUIR O CAMPEONATO AMADOR DE FUTEBOL: fut-porto-amador.blogspot.com

PEDIMOS DESCULPA MAS ESTAVA A SER DÍFICIL MANTER A ACTUALIDADE NO FUTEBOL DISTRITAL, NO ENTANTO MANTEMOS A INFORMAÇÃO DO FUTSAL DISTRITAL E FUTEBOL AMADOR.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Futsal - Comentários de Alexandre Pinto

Jogo: União Futsal 08 – AD Baião
Resultado ao intervalo: 0-2
Resultado Final: 1-3
Campeonato: Sénior 2.ª Divisão Série 2 – 5.ª Jornada
Local: Pavilhão Rota dos Móveis – Lordelo, Paços de Ferreira
Data e Hora: 30/10/2009 – 21h15
Árbitro: Élio Gouveia
Observador: Manuel Alves Silva
Antes de mais, pretendo cumprimentar o Sr Artur Moreira pelo excelente trabalho que faz em prol do desporto no distrito, e ainda mais de salutar é o facto de trabalhar sem qualquer contrapartida que não seja o nosso agradecimento, que deve vir de nós treinadores principalmente.
Em segundo lugar pretendo apresentar-me, visto que a partir da presente data também eu vou apresentar alguns comentários á jornada e transpor algumas ideias que tenho, com vista a melhorar a nossa querida modalidade neste magnífico blog.
O meu nome é Alexandre Pinto sou, pela segunda época consecutiva, o treinador da equipa sénior de Futsal da Associação Desportiva de Baião, tenho 25 anos e sou professor de Educação Física.
Neste fim-de-semana deslocamo-nos numa sexta-feira, dia não muito aprazível para a realização de jogos para o campeonato, visto que a grande maioria dos jogadores ou estuda ou trabalha. E depois de um dia cheio de aulas ou do stress das rotinas de trabalho, nunca me parece muito bom para a verdade desportiva e para a modalidade que se realizem jogos á sexta á noite ainda por cima, no nosso caso, geralmente as deslocações são bastantes morosas e difíceis, o que provoca um desgaste ainda maior nos jogadores.

Encontramos um pavilhão excelente para a prática da modalidade e também uma equipa muito forte, com a qual no ano transacto apenas fizemos um ponto em seis possíveis, portanto, por todos estes motivos, esperava um encontro muito difícil mas, tal como sempre em todos os jogos, seja qual for o adversário, o objectivo passa sempre pelos três pontos, e este não fugiu de forma alguma á regra.
1ª Parte
O nosso modelo de jogo passa sempre por conseguirmos por uma grande intensidade em todos os momentos do jogo, quer no passe, quer nas desmarcações, quer mesmo quando não temos a bola. Deste modo é impreterível que isso se note logo nos primeiros minutos, que foi essencialmente o que se verificou neste embate.
Entramos muito bem, colocando no jogo muita intensidade, e logo nos primeiros instantes criámos oportunidades, o nosso adversário, sempre muito pressionado, via-se obrigado a jogar longo, não conseguindo sair nem em contra ataque, nem tão pouco em ataque organizado. Portanto, não foi com surpresa que chegamos ao primeiro golo aos 7 minutos.
Pedi aos meus jogadores que a intensidade de jogo e de pressão sobre o adversário continuasse para que dessa forma fossemos capazes de chegar ao segundo golo, e ao mesmo tempo impedíssemos que o adversário conseguisse criar situações de golo.
Assim, numa jogada bem delineada por toda a equipa e depois de uma posse de bola de algum tempo, através de uma combinação directa pivô – ala – pivô, conseguimos criar uma situação de um para zero, onde o nosso pivô (Tiago Valente) concretizou, dilatando o resultado para duas bolas a zero, e assim chegou o intervalo.
De destacar que o ala Vasco Monteiro, até aos intervalo foi capaz de enviar 3 bolas aos ferros.
2ª Parte
Com o reatar da partida sabíamos que o adversário iria procurar reduzir a nossa vantagem, iria arriscar mais e pressionar mais e melhor, tal como o fez contra o Lixa, que a perder 2 a 0 ao intervalo, conseguiu ganhar o jogo por 5 a 3.
Foi isto exactamente que disse aos meus jogadores no intervalo, com vista a que os mesmos se mantivessem concentrados, e que a ideia de que o jogo já estaria ganho fosse banida das suas cabeças, porque isso certamente iria voltar-se contra nós.
Assim voltamos a entrar bem, a ter muita bola, mas com a equipa do União a criar mais dificuldades, principalmente nas saídas em ataque organizado.
Assim, e como seria de esperar, e talvez o mais lógico, o União teve mais bola que na primeira parte, rematou mais, e foi capaz de criar duas oportunidades para fazer o golo, mas tal não se verificou devido a duas boas intervenções do nosso GR Sílvio Gaspar.
Apesar disso também nós tivemos oportunidade para dilatar a vantagem, portanto o jogo estaria equilibrado, mas em grande parte controlado pela nossa equipa.
Mas, ao minuto 9, depois de uma perda de bola num sítio proibido por parte do nosso Fixo Carlos Pinto, o União reduziu, e nesse momento a nossa equipa tremeu um pouco.
Aí pedi um minuto e passei a informação de que teríamos que ter o dobro da concentração, ter mais bola e não arriscar passes no meio, evitando assim perdas de bola perigosas.
Os meus jogadores cumpriram, e aos minuto 16, depois de uma arrancada muito forte, o Universal Jorge Pereira, num pontapé muito forte consegui o 3 a 1, e nesse momento sentimos que o jogo estaria ganho, ainda por cima porque a outra equipa já estava tapada com faltas e esse era um factor muito importante.
Mantivemos muito bem a posse de bola, controlamos o tempo e a intensidade de jogo até ao final.
Assim penso que a vitória é justa, fomos a equipa que teve mais bola, que mais criou, que mais oportunidades de golo teve, o União colocou mais dificuldades na 2ª parte, principalmente depois do golo, no entanto soubemos defender e ser inteligentes nos momentos mais importantes.
De destacar a cordialidade do adversário, e a boa recepção, parabéns aos meus jogadores por mais três pontos ganhos.
Um Abraço
Alexandre Pinto

Nenhum comentário: