ESTE BLOGUE DE MOMENTO ENCONTRA-SE INATIVO.

PARA SEGUIR O FUTSAL DISTRITAL: futsal-porto-distrital.blogspot.com

PARA SEGUIR O CAMPEONATO AMADOR DE FUTEBOL: fut-porto-amador.blogspot.com

PEDIMOS DESCULPA MAS ESTAVA A SER DÍFICIL MANTER A ACTUALIDADE NO FUTEBOL DISTRITAL, NO ENTANTO MANTEMOS A INFORMAÇÃO DO FUTSAL DISTRITAL E FUTEBOL AMADOR.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Futsal - Comentário de Luís Vieira

CDC Biquinha * GD Cafetaria Ouro [0-3]
1ª Divisão Série 1 – 27ª Jornada
A Cafetaria e a Biquinha encontraram-se no sábado passado, no pavilhão da equipa matosinhense, no que foi um jogo importantíssimo na definição dos primeiros lugares.
À partida, o desafio assumia contornos de uma verdadeira final, um jogo de tira-teimas, principalmente para a nossa equipa que partia em desvantagem pontual.
O confronto, como se previa, foi muito disputado, mas a Biquinha, auxiliada pela permissividade dos árbitros, protagonizou momentos de pura violência que não orgulham o futsal.
A crónica do jogo começa precisamente por aí, visto que é impossível ignorar o ambiente adverso e enervado das bancadas do pavilhão da Biquinha.
Confirma-se que jogar nestas condições é difícil para a equipa adversária e para a equipa de arbitragem.
Assim se explica o começo algo tímido da Cafetaria que se remeteu à sua zona defensiva, enquanto o adversário circulava a bola com velocidade e fazia os primeiros remates.
A agressividade inicial da Biquinha, que fez durante todo o jogo uma pressão constante na saída de bola, prejudicou a posse de bola da nossa equipa que nesta altura falhava bastantes passes e não aproveitava devidamente o contra-ataque.
Até que, sensivelmente a meio da primeira parte, numa jogada bem gizada pelo nosso ataque, Pedro enviou uma bola ao poste.
Na sequência desse lance, um jogador da Biquinha desentendeu-se com a equipa técnica, saiu do campo por vontade própria e “pediu” a expulsão ao árbitro, já fora das 4 linhas.
Os ânimos no pavilhão exaltaram-se e o jogo ficou electrizante.
A Biquinha continuou o seu futsal aos repelões, mais jogado com o coração do que com a cabeça, que, porém, se revelava sempre perigoso no ataque, através de remates constantes que ora saíam ao lado, ora eram interceptados pela defesa e por Preto.
Em sentido contrário, a Cafetaria, libertada dos receios iniciais, aproveitava a desorganização defensiva da Biquinha e construía ocasiões de golo, principalmente por intermédio de Fabinho que vindo do banco trouxe objectividade à equipa, rematando pelo menos 3 vezes com perigo.
Até final dos 20 minutos, registo apenas para uma bola na trave da baliza à guarda de Preto que se distraiu e viu um jogador adversário fazer-lhe um chapéu com a cabeça.
Ao intervalo, o trabalho da equipa de arbitragem era negativo em desfavor da Cafetaria: atemorizada pelo ambiente adverso, marcava todas as faltas, mesmo que inexistentes, a favor da Biquinha e deixava por assinalar faltas claras em prejuízo da nossa equipa.
A revolta sentida no balneário foi a tónica para o que restava do jogo e a equipa saiu muito motivada para trazer uma vitória contra tudo e contra todos.
A segunda parte manteve o cariz da primeira: a Biquinha atacava constantemente e a Cafetaria respondia com contra-ataques venenosos.
Houve nova bola na trave da baliza de Preto, desta feita num remate de fora da área, e na resposta, num contra ataque de 3 para 2, a Cafetaria falhou incrivelmente o golo.
Todavia, num golpe de sorte, o golo finalmente apareceu, Carlitos quase sem ângulo rematou com força, a bola ressaltou na defesa contrária e resvalou para o interior da baliza.
Estava feito o 1-0, o golo acentuou ainda mais a pressão da Biquinha, mas a Cafetaria numa prova de solidariedade, empenho, dedicação e esforço defendeu muito bem a vantagem e não permitiu o golo adversário.
Pelo contrário, fomos nós que aumentámos a vantagem, novamente através de Carlitos que rematou de fora da área em zona frontal, fazendo o 2-0.
A poucos minutos do final, a Biquinha socorreu-se do 5º elemento, mas sem sorte, já que num lance em que os 5 jogadores adversários estavam no nosso meio campo, a bola foi interceptada por Fonseca que desferiu um remate certeiro de muito longe para o interior da baliza deserta.
3-0 e ponto final no jogo.
A vitória foi muito festejada por todos os afectos à Cafetaria, pelo que representa na recta final do campeonato, e por ter sido conquistada em condições muito difíceis.
O clube está de parabéns, foi uma prova de carácter.
Por último, parêntesis para o trabalho horrível dos árbitros.
Se na primeira parte o campo estava desequilibrado para o lado da Biquinha, na segunda assistiu-se a uma vergonha completa, um escândalo.
Houve um jogador que deu uma cabeçada num atleta da Cafetaria e não viu sequer amarelo.
O mesmo jogador deu um pontapé por trás, com o jogo parado, noutro atleta da Cafetaria e viu apenas amarelo, ainda que depois de muitos protestos.
Houve entradas violentas da Biquinha, à margem da lei não sancionadas.
Houve faltas ridiculamente marcadas contra a Cafetaria, entre as quais se destaca uma bola que bateu nas pernas de Pedro e que o árbitro entendeu que fora com a mão.
Enfim, um rol de disparates que envergonha a arbitragem distrital.
Quando os jogadores procedem mal são severamente punidos, como já aconteceu com a nossa equipa nesta época.
Ao invés e infelizmente, quando os árbitros são incompetentes e prejudicam claramente as equipas, continuam impunes e nada lhes acontece.
É uma nódoa do futsal distrital.
Cinco inicial: Preto, Toni, Pedro, Filipe e Fonseca (1)
Banco: Luís, Fabinho e Carlitos (2)

Nenhum comentário: