ESTE BLOGUE DE MOMENTO ENCONTRA-SE INATIVO.

PARA SEGUIR O FUTSAL DISTRITAL: futsal-porto-distrital.blogspot.com

PARA SEGUIR O CAMPEONATO AMADOR DE FUTEBOL: fut-porto-amador.blogspot.com

PEDIMOS DESCULPA MAS ESTAVA A SER DÍFICIL MANTER A ACTUALIDADE NO FUTEBOL DISTRITAL, NO ENTANTO MANTEMOS A INFORMAÇÃO DO FUTSAL DISTRITAL E FUTEBOL AMADOR.

domingo, 5 de setembro de 2010

A. F. Porto

Homenagem a árbitros
Decorreu ontem no auditório da Associação de Futebol do Porto, a homenagem à equipa de arbitragem que honrou Portugal com as sua prestações muito positivas no Mundial da África de Sul 20010 e de dois árbitros que recentemente terminaram a actividade por limite de idade.
Falamos de Olegário Benquerença e dos seus auxiliares Bertino Miranda e José Cardinal, e dos árbitros Paulo Costa e Paulo Paraty.
Uma homenagem presenciada por figuras do mundo do futebol profissional, desde árbitros, jogadores, treinadores e dirigentes no meio da pessoa anónimas.
-
-
-
-
Uma casa cheia onde não só se tratou de homenagear os árbitros, mas falou-se de arbitragem e falou-se bem, tocou-se em assuntos sensíveis e noutros que poderiam avançar de momento para a melhoria de arbitragem e não estamos a falar da arbitragem a nível de campeonatos profissionais mas sim de toda a arbitragem, como é o caso de Escolas de Arbitragem.
Neste e noutros pontos o jornalista Fernando Santos sub-director do jornal “O Jogo” encantou com a sua palestra apontando defeitos mas também caminhos que poderão beneficiar a arbitragem em Portugal e não só.
-
-
-
-
-
-
Após a palestra de Fernando Santos seguiu-se um debate moderado pelo Dr. Lourenço Pinto Presidente da A. F. Porto, tendo como oradores, Luís Freitas Lobos, Augusto Inácio (Treinador Leixões Sport Clube), Carlos Santos (Jornal “A Bola”), Fernando Gomes (bi-bota-d’ouro); Luís Guilherme (APAF), Vítor Correia (Arbitragem LPF), Carlos Esteve (Arbitragem FPF) e Carlos Carvalho (Arbitragem AFP).
Foi um debate enriquecedor, onde se debaterem muitas questões sobre a arbitragem e o futebol, enfim com tantas personalidades houve consenso nas matérias proferidas como houve discordâncias tendo sido as mais detectadas entre os dirigentes da arbitragem (APAF, LPF e FPF).
-
-
-
-
Depois do debate seguiu-se as homenagem aos dois ex-árbitros Paulo Costa e Paulo Paraty e ao trio de arbitragem que esteve no mundial.
No discurso de agradecimentos de Olegário Benquerença, agradeceu a Paulo Costa e Paulo Paraty por os terem trabalhado de forma exemplar e que foram os agora seus auxiliares que o tornaram ser melhor árbitro, não esqueceu João Santos, outro arbitro auxiliar que trabalha com Benquerença, que desde o início sabia que não ia ao Mundial mas que sempre trabalhou de forma vincada a ajudar os seus companheiros.
Uma frase dita por Olegário tem de ficar escrita por a mesma poder vir a ser utilizada no futuro por órgão de comunicação social com menos escrúpulos, “Quando me foi dirigido o convite pela Associação de Futebol do Porto aceitei de bom agrado, mas dei em mim a pensar se não deveria ter recusado, mas se o fizesse iria contra a essência da arbitragem que não tem associações, mas tenho a certeza que um dia dirão, lembram-se da homenagem que a Associação de Futebol do Porto lhe prestou?”
No fim da cerimónia o trio de arbitragem comandado por Olegário Benquerença ofereceu a bola autografada com que dirigiram o primeiro jogo do Mundial ao Dr. Lourenço Pinto o qual afirmou que a mesma iria ficar em lugar de destaque no Museu da A. F. Porto.
Para além da Associação de Futebol entregaram lembranças aos árbitros a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), Núcleo de Árbitros do Vale de Sousa e Federação Portuguesa de Futebol.

Um comentário:

Tiago Cunha disse...

Bom dia, Sr. Artur Moreira, Parabens pela noticia aqui apresentada, sempre com rigor e isenção que o definem.
Tiago Cunha