ESTE BLOGUE DE MOMENTO ENCONTRA-SE INATIVO.

PARA SEGUIR O FUTSAL DISTRITAL: futsal-porto-distrital.blogspot.com

PARA SEGUIR O CAMPEONATO AMADOR DE FUTEBOL: fut-porto-amador.blogspot.com

PEDIMOS DESCULPA MAS ESTAVA A SER DÍFICIL MANTER A ACTUALIDADE NO FUTEBOL DISTRITAL, NO ENTANTO MANTEMOS A INFORMAÇÃO DO FUTSAL DISTRITAL E FUTEBOL AMADOR.

domingo, 13 de junho de 2010

Artigo de Opinião por Óscar Rosas

Aquisição de direitos desportivos
Nos últimos dias tem-se falado muito na venda/aquisição de direitos desportivos em resultado de algumas equipas irem desistir devido a problemas financeiros.
Há quem considere que comprar os direitos desportivos de um outro clube é algo que desvirtua qualquer competição por violar o mérito desportivo e a ética desportiva.
Compreendo que é difícil explicar a equipas que lutam para conseguirem a melhor classificação possível e no final ficam à porta de o conseguir e não conseguem, e depois surgem clubes que lhe passam à frente.
Contudo a realidade do desporto, como de outros sectores, não se compadece com moralismos.
Um clube quer desistir e alguém terá de ocupar o seu lugar. Põe os direitos desportivos à venda, de forma clara e transparente e o “mercado” começa a funcionar. Depois há os que têm dinheiro e que não o têm.
É fácil criticar opções alheias. Difícil é ter convicções, respeitar as dos outros e as próprias, mesmo quando a força do vento muda de direcção.
Mas, enfim, somos mais invejosos que desportistas e as opções dos outros são sempre as piores e pensamos mais nas deles que nas nossas.
Deixemo-nos de moralismos.
Óscar Rosas

3 comentários:

Anônimo disse...

O ultimo paragrafo foi o melhor do texto "...somos mais invejosos que desportistas..." que é valido para as instituicoes como para as pessoas, mas o "Faz o que eu digo e nao olhes para o que eu faço" tambem é bonito...

Anônimo disse...

Compreendo este comentário se estivessemos a falar de competições profissionais... Não sendo profissionais, a desistência deveria ser substituída pela equipa de escalão inferior melhor classificada após as equipas que subiram... Respeito o seu comentário, mas discordo. Acredito que tenha esta comentário mesmo não pensando no próximo treinador do CAS...

André disse...

Boa noite

Quando se fala em crise económica "vir-se tentar legitimar/justificar" a venda (e não cedência) de direitos desportivos é no mínimo "gozar" com aqueles que mesmo contra todas as dificuldades lutam pela subida de divisão pelo mérito dentro das quadras. Quando alguém desiste, o seu lugar devia ser ocupado por quem desportivamente ficou melhor colocado e não por quem tem mais dinheiro. Até porque muitas destas equipas compradoras, recebem dinheiro das Juntas e Câmaras e por isso é dinheiro do meu bolso, do bolso de cada um de nós que é gasto inutilmente para depois passados alguns anos essas equipas voltarem ao ponto de partida... Ganhe-se no campo, pelo valor de cada um, ganhe-se no campo pelo trabalho de cada um, ganhe-se no campo pelo suor de cada um... Não se queira ganhar na secretaria aquilo que não se consegue no campo!
Se por várias vezes estive de acordo com os seus artigos, desta vez não posso estar mais em desacordo sendo que não me considero um invejoso por ser um crítico acérrimo destas opções! Mas é o bom que este blog tem, é de permitir esta troca de ideias e que tanto tem ajudado na divulgação e crescimento do futsal distrital!

Cumprimentos
André