ESTE BLOGUE DE MOMENTO ENCONTRA-SE INATIVO.

PARA SEGUIR O FUTSAL DISTRITAL: futsal-porto-distrital.blogspot.com

PARA SEGUIR O CAMPEONATO AMADOR DE FUTEBOL: fut-porto-amador.blogspot.com

PEDIMOS DESCULPA MAS ESTAVA A SER DÍFICIL MANTER A ACTUALIDADE NO FUTEBOL DISTRITAL, NO ENTANTO MANTEMOS A INFORMAÇÃO DO FUTSAL DISTRITAL E FUTEBOL AMADOR.

domingo, 16 de maio de 2010

A. S. S. Amanhã da Criança – Acção de Formação

Uma acção de sucesso
Como foi divulgado pelo fut-porto-distrital.blogspot.com, o “Amanhã da Criança” organizou no passado dia 15 de Maio, durante a manhã, no Pavilhão Municipal do Corim, uma acção de formação de guarda redes de futsal ministrada pelo Prof. Jorge Braz, técnico de guarda-redes da Selecção Nacional de Futsal.
Tivemos presentes e podemos sintetizar o que foi aquela acção de formação numa pequena frase: um rotundo sucesso.
Na verdade tudo correu na perfeição, desde o número de participantes envolvidos (cerca de 90, alguns deles técnicos de renome no panorama do futsal distrital da AFP), à qualidade da organização (parabéns ao organizador André Martins) mas sobretudo à excelência do prelector que de uma forma clara, agradável e interessante prendeu a atenção de todos os presentes desde o primeiro ao último minuto.
Na verdade o Prof. Jorge Braz deu um autêntico show.
Nas cerca de 2 horas que durou a aludida acção abordou, de forma teórica, variadíssimos pontos de interesse, dos quais me permito salientar:
* As posturas de prontidão desportivas que um guarda-redes deve adoptar (as adequadas à procura da eficiência), sempre tendem como variáveis centrais o tempo e o espaço (se não há tempo para intervir tem se ocupar espaço).
* Os erros mais frequentes dos guarda-redes, como, por exemplo, o facto do apoio dos pés dever ser feito na ponta dos pés e não nos calcanhares (para melhorar o equilíbrio dos mesmos), como nos remates da lateral o guarda-redes não dever adoptar uma posição básica (abaixado) mas sim de pé para ocupar espaço, como o facto de o guarda-redes não dever antecipar a acção que vai decorrer (como acontece, frequentemente, com os guarda-redes mais experientes) mas sim reagir ás acções.
* As qualidades que um guarda-redes deve ter, como por exemplo, saber tomar decisões (saio ou não saio?), ser valente (ter coragem para não virar a cara ou o corpo num remate a curta distância).
* Erros mais frequentes no treino dos guarda-redes, como o facto de grande parte do treino dos guarda-redes ser mecânico (vai à direita, vai à esquerda, e repete, e repete…)
Depois, na parte prática, o Prof. Jorge Braz continuou o seu show.
Com o precioso auxílio dos três guarda-redes dos juniores do Amanhã da Criança (Diogo Araújo, Filipe Rosas e Vitor Hugo) exemplificou, a um ritmo sempre vivo, um possível modelo de treino de guarda-redes, tendo em consideração que o volume de treino dos guarda-redes é reduzido (pouco tempo para o seu treino específico).
Diversificação de exercícios, intensidade dos mesmos, clareza de objectivos pretendidos com os exercícios, forma de correcção dos erros, etc, etc foram alguns dos ensinamentos transmitidos. Com uma conclusão final: tem de se aproximar o treino dos guarda-redes ao que acontece no próprio jogo.
Tiro o meu chapéu ao Prof. Jorge Braz.
Venham mais acções destas.
Por Óscar Rosas

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo na totalidade, estive presente e senti que saí mais enriquecido desta acção de formação, parabéns à organização e à forma simples mas eficiente do prelector- Prof. Jorge Braz,
assim vale a pena "aprender",
Pedro Sousa