ESTE BLOGUE DE MOMENTO ENCONTRA-SE INATIVO.

PARA SEGUIR O FUTSAL DISTRITAL: futsal-porto-distrital.blogspot.com

PARA SEGUIR O CAMPEONATO AMADOR DE FUTEBOL: fut-porto-amador.blogspot.com

PEDIMOS DESCULPA MAS ESTAVA A SER DÍFICIL MANTER A ACTUALIDADE NO FUTEBOL DISTRITAL, NO ENTANTO MANTEMOS A INFORMAÇÃO DO FUTSAL DISTRITAL E FUTEBOL AMADOR.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Futsal – A. D. C. R. Caxinas e Poça da Barca

Caxinas Uma referência vencedora
Conforme já fizemos com os Juvenis do Boavista, também fazemos agora com os iniciados do Caxinas, no entanto falar só dos escalões que se sagraram campeões de neste clube é pouco, pelo que vamos fazer a retrospectiva de todas as suas equipas de formação pois todas eles terminaram ou estão a concluir os seus campeonatos acima da quinta posição, assim sendo iniciamos pelo escalão mais baixo:

Escolas Série 1: Fortes possibilidades de ficar na 2.ª Posição.
Com apenas uma equipa em competição neste escalão tem dado boa conta de si, não fosse a super-equipa da J. D. Gaia certamente seriam vencedores da série 1 e quando falta apenas uma jornada não deverão perder a oportunidade de serem vice-campeões, já que visitam o Santa Cruz.
Ou seja o Caxinas dos 29 jogos efectuados até ao momento apenas perdeu três e empatou dois, têm o segundo melhor ataque com quase três centenas (299) e que irão este fim-de-semana ultrapassar essa marca estando apenas a cinco golos dos gaienses e também têm a segunda melhor defesa com apenas 37 golos encaixados.

Infantis 1.ª Divisão: Campeões Distritais
Sagraram-se Campeões Distritais com dez pontos de avanço sobre o segundo classificado Cohaemato, perdeu apenas duas vezes e empatou uma nos 26 jogos disputados, foram o melhor ataque com 138 golos e a melhor defesa, sofrendo apenas 24.

Infantis 2.ª Divisão Série 1: Na 4.ª posição, com possibilidades de ficar em terceiro ou cair para quinto.
A uma jornada do fim a equipa “B” de infantis encontram-se na quarta posição em igualdade pontual com o quinto classificado Cem Paus e a dois pontos do terceiro Jaca.
Na última jornada joga em casa do líder Póvoa Futsal, enquanto o Jaca recebe o Malta (11.º) e o Cem Paus em casa do segundo classificado Amigos da Cave 94, o mais certo tendo em conta os confrontos é que fique tudo na mesma e que Caxinas termine na quarta posição.
Em 29 jogos, já perderam por sete vezes e empataram quatro, têm de momento e não lhe deve fugir o segundo melhor ataque (168) só mesmo ultrapassado pelo líder (211) e têm a terceira melhor defesa (59) onde só melhores estão o líder (38) e o vice (58).

Iniciados 1.ª Divisão: Campeões Distritais
Campeão invicto, coisa rara mas conseguiram e este ano não devem ser únicos, com 26 vitórias ou outros tantos jogos foram de longe o melhor ataque (138) e na defesa nem se fala só sofreram treze, dando uma média de um golo sofrido por cada dois jogos realizados, fantástico a isto se chama defesa de betão a segunda melhor defesa foi do Santa Cruz que ficou em quarto com 48 golos sofridos.

Iniciados 2.ª Divisão Série 1: Fortes possibilidades de vencer a Série
A uma jornada do fim a equipa “B” deste escalão lidera a sua série com dois pontos de vantagem sobre o segundo classificado Barranha, e tem fortes possibilidade de vencer a série porque é a única que depende de si próprio e joga em casa com o 15.º Classificado Ases de Leça, enquanto o Barranha recebe o 12.º Arcozelo e tem de esperar que o Caxinas não pontue.
De momento o Caxinas tem o melhor ataque (143) e a melhor defesa (35) nos 29 jogos realizados perderam por duas vezes e empataram seis.

Juvenis 1.ª Divisão: 3.º Classificado
Este ano o Caxinas e demais adversários apanharam com um Boavista muito forte, mas a terceira posição conquistada ficando com o último lugar do pódio, não se poderá dizer que foi má, dos 26 jogos realizados perdeu sete e não obteve qualquer empate, ficou com o quinto melhor registo de golos marcados (106) mas a segunda melhor defesa (49).

Juniores 1.ª Divisão: 5.º Classificado
Foi sem dúvida das equipas do Caxinas aquela que menos melhor prestação obteve, em 26 jogos perdeu oito e empatou três, teve apenas o oitavo melhor registo de golos marcado (82) no entanto foi a melhor defesa (49) a par com o Boavista que terminou na terceira posição.

Entrevista com Raúl Moreira
Depois desta retrospectiva das sete (7) equipas, cinco disputam os cinco campeonatos principais dos escalões de formação e duas equipas "B" nas segundas divisões, em competição com um sucesso incomparável impunha-se uma entrevista com a pessoa mais conhecida deste projecto, este portal esteve á conversa com Raul Moreira o Coordenador do clube vila-condense, falamos sobre os títulos já conquistados e os que estão na calha, as razões do sucesso do clube e do futuro entre os quais a criação do escalão sénior, esta entrevista foi gravado a quando a visita dos iniciados a Santa Cruz do Bispo a 18/04/2009, só agora vai para o ar tendo em conta que o Campeonato Iniciados da 1.ª Divisão já terminou.

Fut-Porto-Distrital [FPD]: Raul, este é dos melhores anos para o Caxinas em termos desportivos?
Raul Moreira [RM]: Sim, pelo menos em termos de classificação é o melhor, já ganhamos dois títulos, temos o terceiro para ganhar que é a segunda divisão de iniciados, os juvenis foram terceiros, as escolas segundo ou terceiros, os juniores foram quintos, foi um ano que temos de factores classificativos que dificilmente será repetível.
FPD: Qual a fórmula para teres todas as equipas dos mais diversos escalões tão competitivas?
RM: Isto não há formulas, não há nenhuma formula que se coloca na água, os miúdos bebem e resolvem a situação, não há, é devido a muito trabalho, como coordenador tenho de agradecer a entrega das pessoas, dos directores, dos treinadores, dos pais dos miúdos que ajudam muito, mas principalmente pela qualidade dos miúdos que assimilam perfeitamente o nosso modelo de jogo o nosso processo de jogo e que sábado a sábado ou domingo a domingo reflecte-se dentro da quadra e temos vindo em crescendo desde que nos filiamos há seis anos e neste momento penso que estamos entre os melhores senão mesmo o melhor clube de formação da Associação de Futebol do Porto em termos classificativos.
FPD: Tenho assistido a alguns jogos dos vossos diversos escalões e noto que existe uma coordenação entre escalões com alguns atletas de escalões inferiores a aparecerem em alguns jogos no escalão superior, será isto uma maneira de esses atletas evoluírem mais rapidamente?
RM:
Para quem percebe um bocadinho de futsal, se calhar isso é uma das chaves do nosso trabalho, isto é, nós desde Janeiro que há miúdos que trabalham no escalão acima, no caso dos iniciados na equipa “A” trabalham nove ou dez miúdos juntamente com o juvenis, o que dá um andamento aos miúdos, muito diferente a outras equipas e nota-se nos resultados e não é fácil neste caso terminar o campeonato só com vitórias, acho que é único, nos infantis já tínhamos conseguido isso, nos iniciados não tenho conhecimento que isto possa ter acontecido e queremos juntar o título da 1.ª Divisão o título da 2.ª Divisão, que é um factor inédito na A. F. Porto que é ganhar as duas divisões no mesmo ano.
FPD: Passando para outro patamar, fala-se no meio que o Caxinas vai ter uma equipa sénior para a próxima época, isto tem algum fundo de verdade?
RM: Sim há, porque é assim, nós temos dado sempre passos firmes, nunca nos apressamos em nada, e neste momento com a passagem dos nossos primeiros seniores que são os juniores do segundo ano que vão subir a seniores, juntamente com mais três ou quatro atletas de Vila do Conde que já jogaram noutros clubes, estamos a tentar arranjar mais apoios porque esta secção tem outros custos, as despesas são muito maiores, para que este projecto possa seguir em frente, para que faça sentido e dar continuidade aos miúdos que formamos, porque com uma escolas que temos e não damos continuidade aos mesmos é desacreditar é tirar motivação para que no futuro possam ser jogadores de futsal, por isso vamos passo a passo, devagarinho para que no futuro num espaço de quatro ou cinco anos possamos estar nuns patamares mais altos.
FPD: Esta equipa vai iniciar na terceira divisão distrital ou haverá compra de direitos desportivos para iniciar em divisões superiores?
RM:
Há partida na terceira Divisão, só se aparecer alguém que nos queira dar os direitos desportivos, para começarmos mais em cima, mas há partida é na terceira distrital.
FPD: Já tens equipa técnica ou ainda é cedo para falar disso?
RM: Não ainda não tenho, é uma coisa que ainda não me preocupa, porque qualquer treinador que tenho nas formações pode treinar os seniores na terceira distrital.
FPD: Para finalizar como coordenador quer dirigir algumas palavras de agradecimento a alguém?
RM: Sim, como disse no início da entrevista isto é um trabalho exaustivo que engloba muita gente, treinadores, directores, familiares e principalmente aos atletas, à Câmara Municipal de Vila do Conde que nos proporciona condições para que este projecto siga em frente e aqueles amigos e patrocinadores porque infelizmente sem dinheiro nada se faz e não se consegue algumas coisas e têm ajudado sempre que precisamos para que possamos seguir com este projecto que devido à nossa entrega e dedicação tem atingido patamares que eu penso para um clube tão novo na A. F. Porto não tem similar, é um clube que se está impor desde o seu inicio e neste momento toda a gente tem um respeito enorme e reconhecimento pelas Caxinas e é isso que nos faz continuar e trabalhar ainda para que as coisas aconteçam mesmo e neste último ano toda a gente que nos conhecem dão-nos os parabéns pelo trabalho que estamos a fazer com estes miúdos, não só desportivo mas também social porque realmente toda a gente vê que os miúdos das Caxinas não dão problemas a ninguém, são educados, são disciplinados e isso é muito importante no futuro deles, não só no desporto mas na vida deles como homens.

Nenhum comentário: