ESTE BLOGUE DE MOMENTO ENCONTRA-SE INATIVO.

PARA SEGUIR O FUTSAL DISTRITAL: futsal-porto-distrital.blogspot.com

PARA SEGUIR O CAMPEONATO AMADOR DE FUTEBOL: fut-porto-amador.blogspot.com

PEDIMOS DESCULPA MAS ESTAVA A SER DÍFICIL MANTER A ACTUALIDADE NO FUTEBOL DISTRITAL, NO ENTANTO MANTEMOS A INFORMAÇÃO DO FUTSAL DISTRITAL E FUTEBOL AMADOR.

sábado, 17 de abril de 2010

Futsal – Artigo de Opinião por Óscar Rosas

ARBITRAGEM
Quem tem tido a amabilidade de ler quer a rubrica “Dia de Clube” quer os “Artigos de Opinião” que regularmente assino neste blog, terá reparado num pormenor: nunca, até hoje, fiz a mínima referência a questões relacionadas com a arbitragem.
Hoje abro uma excepção.
É dever dos árbitros garantir a imparcialidade. Contudo isso nem sempre acontece.
Por tal motivo, a imagem dos árbitros é negativa aos olhos da opinião pública.
Este facto deveria ser motivo de reflexão de toda a gente e não só para os órgãos que tutelam a arbitragem.
Desde já quero dizer, de forma clara, que por princípio, não acredito que um árbitro entre em campo com a disposição de prejudicar alguma equipa.
No entanto os árbitros erram muitas vezes e alguns desses erros têm influência decisiva nos resultados dos jogos.
Nessas alturas, estou convicto, os árbitros são os que mais sofrem e sentem os insucessos e as insuficiências no desempenho.
Apitar é uma das funções mais difíceis que os humanos têm de executar.
Os clubes têm de entender essas dificuldades e aceitar que tem de ser dado aos árbitros o “direito de errar”.
Claro que os chamados “erros grosseiros” têm de ser excluídos desta análise. Nestes casos os árbitros têm de ser penalizados.
Mas este é um problema de pessoas e não de “sistema”.
São conhecidos equipas (várias) que sofrem de “teorias de conspiração”. Quando perdem têm tendência para transferir para o(s) arbitro(s) a responsabilidade da derrota. Reclamam sempre no pressuposto que ninguém perde nada em reclamar, mesmo que antes dos jogos se iniciarem.
É um mau princípio. As equipas têm de parar de se preocupar com a arbitragem e tentar melhorar as suas perfomances desportivas.
Esse é o caminho de acabar com suspeições, a maior parte delas infundadas, e elevar o nível da modalidade.
Óscar Rosas

4 comentários:

Anônimo disse...

Artigo muito bem feito e actual. Parabéns

Manuel Moreira disse...

Sr. Óscar parabéns pelo artigo. No entanto, nós não queremos pensar que existem árbitros que tenham intenção de prejudicar o que quer que seja. Mas olhe que é bastante díficil de acreditar. Infelizmente e até nas camadas de formação isso existe. Esses senhores, gordos, sem condição física para arbitrar e com uma prepotência que é de ficar os cabelos em pé colocam em causa os esforços dos miúdos e os trabalhos dos agentes desportivos que todos os dias trabalham em prol de um clube.

Concordo que deve haver uma reflexão de ambas as partes, mas os organismos que tutelam a arbitragem deviam não só por os olhinhos nos séniores, mas sim na formação.

O que dizemos aos miúdos que se sentem constantemente injustiçados para continuar com a mesma alegria no futsal e temos árbitros que nem formação conveniente tem para tal???

OS JOVENS MERECEM RESPEITO, POR AQUELES QUE ANDAM A GANHAR DINHEIRO COM ESSES JOGOS!!!!
E não me venham dizer que só os treinadores é que têm que dar formação. Os árbitros têm a sua responsabilidade na formação dos jovens.

Anônimo disse...

Sr. Manuel Moreira;
Desde já agradeço as amáveis palvras que me dirigiu. Contudo reafirmo que o problema maior da arbitragem é de pessoas. É sabido que em todas as profissões há incompetentes. E também corruptos. Porém e em reforço da minha tese, não é crível que nos escal~ies de formação haja corrupção instalada por forma a beneficar/prejudicar declaradamente uma qualquer equipa.Havará, eventualmente, casos pontuais. E depois o que os árbitros ganham nos jogos de formação é ridículo. Alguns desses jogos até arbitrados gratuitamente. Oscar Rosas

david gonçalves disse...

Assim se contribui para o desenvolvimento, pf aceitem o conselho do Óscar, se todos nos preparar-mos a 100% os erros exteriores não nos afetarão de modo significativo, Abraço Rosas - Parabéns