ESTE BLOGUE DE MOMENTO ENCONTRA-SE INATIVO.

PARA SEGUIR O FUTSAL DISTRITAL: futsal-porto-distrital.blogspot.com

PARA SEGUIR O CAMPEONATO AMADOR DE FUTEBOL: fut-porto-amador.blogspot.com

PEDIMOS DESCULPA MAS ESTAVA A SER DÍFICIL MANTER A ACTUALIDADE NO FUTEBOL DISTRITAL, NO ENTANTO MANTEMOS A INFORMAÇÃO DO FUTSAL DISTRITAL E FUTEBOL AMADOR.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Dia do Clube por Óscar Rosas

Dia do Clube - Leões Valboenses Futebol Clube
Fundado em 1954, este histórico clube começou a sua actividade desportiva com a prática do futebol de 11, tendo conseguido alguns títulos no campeonato distrital de amadores da AFP, mas desde 1998 dedica-se, em exclusivo, à prática do futsal, estando filiado na AFP onde tem equipas a competir nos seguintes escalões:
- Iniciados: série 2 da 2ª divisão, onde ocupa o 2º lugar com 52 pontos, resultantes de 17 vitórias, 1 empate e 3 derrotas em 21 jornadas, a 8 pontos do líder ADR. Parada. É a equipa menos batida da série.
- Juvenis: 1ª divisão, ocupando a 12ª posição com 15 pontos, resultantes de 4 vitórias, 3 empates e 14 derrotas em 21 jornadas.
- Seniores: Divisão de Honra, ocupando a 12ª posição com 22 pontos, resultantes de 6 vitórias, 3 empates e 10 derrotas em 19 jornadas.
Para saber mais do clube fomos falar com o director da secção de futsal, Júlio Barbosa, que nos referiu “o clube tem actualmente cerca de 510 sócios, sendo que só 400 pagam regularmente as suas cotas. Temos uma sede própria onde funciona um bar que foi dado à exploração.
Possuímos 2 carrinhas de 9 lugares para transporte dos seus atletas.
Somos um clube formador estando a competir em Juvenis e Iniciados nos campeonatos organizados pela AFP.
Não temos pavilhão próprio, alugando o pavilhão da Escola Secundária de Valbom para treinos e jogos.
Não temos fisioterapeuta ao nosso serviço, nem posto médico.
Temos um orçamento para todo o futsal do clube que ronda os 30.000 euros que é cumprido com muita dificuldade – nada pagamos aos atletas e equipa técnica - e com receitas provenientes da cotização dos associados, da exploração do bar, patrocínios que angariam e com subsídios da Câmara de Gondomar que pagam parte das inscrições dos nossos atletas.
Ou seja, estruturalmente, temos algumas deficiências mas temos a noção que se há equipas que têm melhores estruturas que nós outras terão piores.” No plano desportivo e no que concerne à equipa sénior Júlio Barbosa disse-nos que “globalmente estamos satisfeitos com a carreira da equipa. O nosso único objectivo para esta época é a manutenção e se o campeonato acabasse agora ficávamos na divisão de honra”.
Falamos também com o treinador da equipa sénior Domingos Moreira que nos disse que “analisando a carreira da equipa até hoje, posso dizer que está a decorrer dentro do esperado. Recordo que subimos na época transacta, não nos tendo reforçado com o objectivo da subida de divisão. Apesar de nas primeiras 4 jornadas termos conseguido 4 vitórias isso não nos iludiu e nos desviou do nosso único objectivo para esta época: a manutenção. Temos um plantel muito jovem (média de 21/22 anos de idade) e disciplinado (provavelmente a equipa menos “castigada” da divisão de honra) ao qual não tenho nada a apontar, pelo contrário, só tenho a realçar a capacidade de sacrifício, a entrega ao trabalho, a responsabilidade e a assiduidade dos meus atletas, tendo em conta que treinamos 3 vezes por semana”. Sendo-lhe perguntado a que se devia a quebra que tiveram após as 4 vitórias iniciais disse “há vários factores a considerar mas saliento apenas dois. Um prende-se com o abandono do Daniel, o nosso guarda-redes titular, que por motivos profissionais teve de ir residir para Lisboa. Era um dos esteios da equipa, que se ressentiu muito da sua saída. Outro factor importante residiu no facto de sensivelmente a meio do 1º volta termos tido, simultaneamente, 5 jogadores com sintomas de gripe que os impediu (a uns) e debilitou (a outros) numa altura crucial do campeonato”. Quis também Domingos Moreira deixar bem claro “o extraordinário apoio directivo que temos tido que tudo tem feito para satisfazer os pedidos da equipa técnica”.

PLANTEL SENIOR
Treinador:
Domingos Moreira
Treinador adjunto: António Carvalho.
ATLETAS: João (gr, ex- Boavista), Zeferino (gr, ex-Musical de Miragaia), Guilherme (gr), Fábio, Josué (ex- Escolas de Gondomar), Nandinho (ex-Fatigados), Norinho, Ricardo, Ricardinho(ex-Fatigados), Bruno, Helder, Fred (ex- Escolas da Arreigada), Guga (ex-Fatigados), Hugo, Adriano, Raica (ex-Arsenal de Parada) e Henrique.

Comentário:
Da análise dos jogos que presenciei dos Leões Valboenses, nomeadamente os mais recentes, parece-me evidentes que a sua equipa técnica e os atletas têm de estar preparados para as imensas dificuldades que vão encontrar daqui em diante. A luta pela manutenção está ao rubro com várias equipas envolvidas nesse objectivo. É necessário que a equipa não acuse a pressão pela proximidade da linha de água. Recorde-se que os Leões nos últimos 15 jogos ganharam apenas 2 vezes, pelo que é absolutamente necessário inverter esta marcha negativa.
A equipa apresenta alguns valores individuais dos quais se salienta Norinho. É o pivot da equipa e o elemento mais preponderante do plantel valboense. A equipa vive um pouco ao sabor dos momentos de forma deste pivot. O problema é que Norinho não atravessa um período particularmente risonho. Ainda assim a equipa técnica continua a depositar nele muitas esperanças esperando que possa resolver os jogos. Valor tem ele para isso. Joga bem de costas para a baliza, tendo facilidade de movimentos para se virar para ambos os lados. Outro elemento de valor é o capitão Fábio. É o estratega da equipa. Muito calmo, pensa bem o jogo e executa bem, apesar de a baixa velocidade. Ainda saliência para Guga, um esquerdino muito irrequieto e difícil de marcar.
Ofensivamente os Leões utilizam preferencialmente um 3.1, com Norinho a pivot. Defensivamente usa uma zona mista, ainda que com algum défice de agressividade.
Uma palavra final para o treinador Domingos Moreira. Surpreendeu-me a sua postura tranquila apesar de consciente das dificuldades que a equipa atravessa. É interventivo no banco não se acomodando face à marcha negativa dos resultados (ex: no último jogo, com o resultado em 5-2, jogou 5.4 quando ainda faltavam 13 minutos para o fim do jogo. Acabaram por perder 7-6 mas venderam cara a derrota, arriscando tudo). Tem o respeito dos seus atletas o que é fundamental.
Reportagem: Óscar Rosas
Fotografias: Artur Moreira

Nenhum comentário: