ESTE BLOGUE DE MOMENTO ENCONTRA-SE INATIVO.

PARA SEGUIR O FUTSAL DISTRITAL: futsal-porto-distrital.blogspot.com

PARA SEGUIR O CAMPEONATO AMADOR DE FUTEBOL: fut-porto-amador.blogspot.com

PEDIMOS DESCULPA MAS ESTAVA A SER DÍFICIL MANTER A ACTUALIDADE NO FUTEBOL DISTRITAL, NO ENTANTO MANTEMOS A INFORMAÇÃO DO FUTSAL DISTRITAL E FUTEBOL AMADOR.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Gripe “A” chega ao Futsal da A. F. Porto

Iniciados do Alpendorada com surto de Gripe “A”
A Cohaemato chegou a Alpendorada para realizar mais um jogo para o Campeonato Distrital de Iniciados da 1.ª Divisão da Associação de Futebol do Porto, mas o jogo que era para se realizar não chegou a iniciar porque segundo um dirigente do clube azul e branco o médico do clube de Alpendorada suspeita de que o plantel tem atletas com sintomas da Gripe “A”.
Nas palavras do dirigente "
pelo menos um atleta tem sintomas que podem indiciar a doença e como houve atletas que treinaram com ele, no sábado passado na hora da concentração alguns pais chegaram ao clube e informaram que os seus filhos estavam num estado fabril e que não poderiam comparecer no jogo.
Estando em causa a saúde dos outros atletas o médico do clube foi chamado e conclui que o melhor era não haver jogo para que a possível doença não se alastra-se
".

Para o clube leceiro, recolhemos informações de um dirigente que desejou que não fosse identificado, "isto não é mais do que uma marosca por não poderem apresentar uma equipa que pudesse fazer frente à Cohaemato, pois no Pavilhão apenas apareceram seis atletas disponíveis porque antes deste jogo segundo se aperceberam alguns atletas foram utilizados no jogo de juvenis diante o Freixieiro.
Mas para além desta questão não percebem porque é que havendo possível contágio da Gripe “A”, o pavilhão não foi fechado para desinfecção nem sequer foi chamado o delegado de saúde, mas o mais grave é que se tiveram conhecimento da doença porque é que não contactaram a Associação de Futebol do Porto para que estes agissem de modo a que o jogo ou os jogos marcados para o pavilhão não se pudessem realizar, mas ao que tudo indica o único jogo que não se realizou foi mesmo o de iniciados
".

Para futuro caso a moda pegue estarão em causa a realização de muitos jogos, basta um atleta ficar doente e ir ao hospital com sintomas febris para que não se realize o jogo como prevenção da não alastramento da doença.

Para isso muitas perguntas terão de ser respondidas pelas entidades correspondentes, a saber:
* Quem tem de atestar a doença, o médico do clube; o delegado de saúde ou o médico de família?
* Os pavilhões onde surjam este tipo de suspeita devem-se realizar os jogos sem uma desinfecção?
* A equipa deve ser posta em quarentena?
* Será que depois do aparecimento do surto o Pavilhão, tratando-se este de uma escola tem condições para se manter aberto?
* Deve a A.F.porto ter um canal de contacto directo activado para informar as equipas adversarias para a não comparência ao jogo evitando assim o contacto directo com os possíveis infectados e deslocações desnecessárias?
* De que forma estão protegidos os árbitros destas situações?
Para além destas ainda existem as despesas de deslocação de um clube que tem de atravessar quase lés a lés o Distrito do Porto, em caso do jogo vir a ser repetido quem paga as despesas de nova deslocação?

Veremos no meio desta “trapalhada” quem ficará a ganhar, no entanto neste momento estão todos a perder.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia,
Sou dirigente do FCA, o meu nome é José A. Teixeira. Gosto de me identificar. Ao contrário dos dirigentes do clube referenciado, nós damos a nomes aos rostos. Efectivamente o que fizemos foi no sentido de preservar a saúde pública, e quanto a isso não aceitamos lições de ninguém. O médico do clube é um profissional de saúde acima de qualquer suspeita pelo que cumprimos as suas indicações.
Quanto ao facto de alegadamente termos utilizado jogadores dos iniciados no jogo anterior contra o Freixieiro, mais uma vez aconselho os dirigentes do GD Cohaemato a verificarem antes de "opinarem". Na equipa dos juvenis não jogaram jogadores dos iniciados. O que aconteceu e que provavelmente "confundiu" esses dirigentes é que relativamente ầ época anterior houve atletas que subiram de escalão e que agora são juvenis.
Saudações Desportivas,

José A. Teixeira