ESTE BLOGUE DE MOMENTO ENCONTRA-SE INATIVO.

PARA SEGUIR O FUTSAL DISTRITAL: futsal-porto-distrital.blogspot.com

PARA SEGUIR O CAMPEONATO AMADOR DE FUTEBOL: fut-porto-amador.blogspot.com

PEDIMOS DESCULPA MAS ESTAVA A SER DÍFICIL MANTER A ACTUALIDADE NO FUTEBOL DISTRITAL, NO ENTANTO MANTEMOS A INFORMAÇÃO DO FUTSAL DISTRITAL E FUTEBOL AMADOR.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Futsal - S. C. Salgueiros 08

Tendo como pano de fundo a apresentação da equipa futsal sénior aos sócios e simpatizantes salgueiristas, Pedro Moreira, Resp. Dpto. Futsal do S.C. Salgueiros 08, deu uma entrevista ao blogue oficial do clube na qual passamos na integra.
A apresentação será hoje pelas 21h30 no Pavilhão do Académico F. C. à Rua Costa Cabral no Porto e tem como padrinhos o Boavista F. C..

scsalgueiros08.blogspot.com [SCS08]: Viva Pedro, com 3 semanas desde a chegada ao Salgueiros, qual o primeiro balanço possível? O projecto futsal do Salgueiros 08 tem pernas para andar?
Pedro Moreira [PM]: Em primeiro de tudo estou muito contente por estar no Salgueiros, e apesar de só terem decorrido 3 semanas para mim parece que já cá estou há muito mais tempo porque esta alma salguerista é inconfundível. O balanço destas 3 semanas para mim, em termos directivos é excelente, corresponde totalmente às minhas expectativas, ainda mais que com uma massa associativa como a nossa tudo se torna muito mais fácil. O Projecto S.C. Salgueiros 08 Futsal tem de certeza pernas para andar, dado que estamos a falar de um grande clube e então tudo se torna mais fácil. Penso que vou ser muito feliz neste grandioso clube e dar muitas alegrias a todos os Salgueiristas.

[SCS08]: Conta aos salgueiristas um pouco da tua história no mundo do futsal e como surgiu a ideia a criação da secção no Salgueiros 08.
[PM]: Comecei no associativismo por influências familiares, na típica associação da nossa rua, neste caso no A.R.U.P (Associação Recreativa União Portuense) onde passei de colaborador a director e posteriormente a Presidente do clube. Foi nessa altura que resolvi introduzir o futsal numa colectividade octogenário e que até já apelidavam de "Colectividade de Cerveja", pois até à minha tomada de posse tinham passado uma fase muito negra, como muitas outras pequenas Associações, chegando até a ficar sem qualquer actividade desportiva. Estreamos na 3ª Div. Distrital e em 2 anos ascendemos à 1ª Div ., como pretendo que assim seja no Salgueiros. Com 3 anos de funções directivas achei que o meu ciclo tinha terminado face ao não acompanhamento do crescimento da colectividade, por parte de uma massa associativa triste e envelhecida. Já com o "bichinho” do futsal, e após várias solicitações dos atletas que tinham trabalhado comigo, resolvi pegar no futsal de um clube que se preparava para desistir da competição, o G.D. Cafetaria do Ouro, salvando assim aquele clube de descer à 3ª Div. caso em anos seguintes resolvessem voltar a competir, como acabou por acontecer. Seguiu-se o Clube Infante Sagres, um projecto de raiz começando também na 3ª Div. e a meu cargo, onde facilmente ascendemos à 2ª Div. como Vice-Campeões de Série. Neste clube tenho a lamentar o pouco empenho da Direcção na modalidade em maior expansão no clube que era o futsal, face a outras modalidades mais tradicionais no clube. Após essa ruptura segue-se o A.M.B.S. Pasteleira, uma decisão quase por "birra minha" de continuar no futsal com os atletas com os quais tinha feito um brilharete no Projecto CIS Futsal. Atletas que após a minha ruptura com esse mesmo clube, resolveram em bloco acompanhar-me então para o Pasteleira. Aqui há a lamentar um clube que se encontra infelizmente sem rumo e que quase motivou a minha desistência das andanças do futsal. Finalmente o S.C. Salgueiros 08 - o desafio partiu do Mister Narciso Faria e seguiu-se a confiança demonstrada pelo Vítor Barros no projecto por mim apresentado, o que me levou a assumir muito facilmente este grande desafio.

[SCS08]: Este projecto tem uma vertente importante nas escolinhas de futsal. Queres explicar os moldes genéricos em que vai funcionar?
[PM]: A vertente escolinhas de futsal vai funcionar em 2 fases: uma 1ª fase de escola aberta para idades dos 5 aos 12 anos e depois numa 2ª fase dividida em escalões de competição que deverão ser aproveitados e ser oriundos da escolinha aberta. Arrancamos já no próximo dia 19 de Setembro, no pavilhão da Escola Pêro Vaz de Caminha, das 10h30 às 12h30.

[SCS08]: Em termos de actividade, já houve um momento muito positivo com um patrocínio interessante ao nível dos equipamentos, certamente com a ajuda do nome Salgueiros. Queres contar como surgiu a oportunidade?
[PM]: A oportunidade do patrocínio UMBRO deve-se realmente ao nome do Salgueiros sem dúvida nenhuma, mas muito também fruto do meu trabalho de back-office que começa a dar frutos. A UMBRO tentou entrar no Salgueiros para o futebol de 11, mas quando apareceu já havia um acordo com outra empresa. Depois através do Sr. Marques e também do Vítor Barros, foi estabelecido o contacto para o futsal e aí entrei em campo. A UMBRO iniciou as negociações com uma dada proposta, mas depois de a mesma ser negociada, acordamos uma parceria muito mais favorável para o Salgueiros, com o o patrocínio total da equipa sénior de futsal. É de realçar, devendo ser motivo de orgulho para todos os associados e simpatizantes, que o S.C. Salgueiros 08 é o único clube distrital patrocinado pela marca internacional UMBRO e penso que uma das poucas existentes no panorama nacional a nível de futsal.

[SCS08]: Ao fim de 5 vitórias e uma derrota, qual o balanço da pré-epoca?
[PM]: A primeira derrota foi realmente mal digerida da minha parte, face o conhecimento que tenho dos meus atletas e equipa técnica, mas já passou. Espero não ter destes problemas de 'digestão' muitas mais vezes durante a época que se avizinha. Estou consciente que um bom desportista ou dirigente tem de ter o espírito de saber perder, mas realmente quero o Projecto S.C. Salgueiros 08 numa fasquia alta em termos de objectivos, e que acompanhe a actualidade do nosso clube, SUCESSO!

[SCS08]: Sentes a equipa capaz de ser campeã no primeiro ano de actividade?
[PM]: Quero estar à porta dos Nacionais no final do triénio a que diz respeito o meu projecto, assim sendo teremos de subir todos os anos. Quanto ao ser CAMPEÃO acho que está na mente de qualquer atleta que esteja inserido neste projecto, quanto mais na mente de um responsável como eu. Confio plenamente nos atletas convidados para este projecto e apenas aguardo um grande reforço que até já tem número, o 12 ! A massa associativa, os simpatizantes, a nossa fantástica claque Alma Salgueirista, todos juntos são o maior reforço que eu poderia ter para a consagração deste projecto de futsal neste grande clube que é o Salgueiros.

[SCS08]: Mais logo a noite a equipa estreia-se oficialmente a jogar em casa, no jogo de apresentação aos sócios. Momento de grande relevo ainda mais um duelo histórico contra o Boavista. Quais as tuas expectativas?
[PM]: As minhas expectativas são bastantes reais, pretendo uma grande festa para todos os salgueiristas. Sabemos que existe uma diferença muito grande a nível competitivo entre uma equipa recém despromovida à 2ª Div. Nacional, para uma equipa que vai entrar na competição uns bons furos abaixo, na 3ª Div. Distrital, mas continuo a dizer que são 5 contra 5, o mesmo terreno de jogo para ambas as equipas e a mesma bola, por isso vença o melhor!

[SCS08]: A equipa esta ansiosa para sentir a alma salgueirista a apoiar de perto?
[PM]: A equipa está em delírio com a possibilidade de ter casa cheia com a nossa Alma Salgueirista... estão a viver um sonho. Obrigado a todos os salgueristas por o tentarem tornar realidade, com a adesão em massa ao Pavilhão que espero aconteça logo à noite e em todos os jogos daqui para a frente.

[SCS08]: Alguma surpresa especial preparada para os salgueiristas que forem ao jogo?
[PM]: Realmente trabalhei para que isso acontecesse, para que surgissem algumas surpresas... No entanto, prefiro manter a expectativa e guardar o 'suspense' para mais logo

Nenhum comentário: