ESTE BLOGUE DE MOMENTO ENCONTRA-SE INATIVO.

PARA SEGUIR O FUTSAL DISTRITAL: futsal-porto-distrital.blogspot.com

PARA SEGUIR O CAMPEONATO AMADOR DE FUTEBOL: fut-porto-amador.blogspot.com

PEDIMOS DESCULPA MAS ESTAVA A SER DÍFICIL MANTER A ACTUALIDADE NO FUTEBOL DISTRITAL, NO ENTANTO MANTEMOS A INFORMAÇÃO DO FUTSAL DISTRITAL E FUTEBOL AMADOR.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Futsal Feminino - Aliados F. C. Lordelo

Voltas e reviravoltas no Aliados F. C. Lordelo
Com uma existência de pelo menos há 16 anos, a secção de Futsal Feminino, foi extinta contra a vontade da secção e sócios do clube.
Numa secção onde existiam jogadoras que jogavam por amor à camisola, estando desde o primeiro dia da abertura da secção, fica a pergunta, como é que uma secção com tudo preparado e a pouco mais de uma semana do início do campeonato uma direcção abandona a secção sem contemplações?
Para ficarem mais esclarecidos com o que se passou a equipa Feminina do Aliados F. C. Lordelo não foi incluída no sorteio da 1.ª Divisão, contudo ficou a possibilidade de a mesma vir a participar e ser incluída no sorteio com a 14.ª equipa, o que veio a acontecer com a saída do novo calendário para a 1.ª Divisão, agora esta notícia da extinção da secção de futsal feminino voltou tudo à estaca zero.
Marcela Moreira é a pessoa que dá voz à revolta do grupo que foi abandonado pela direcção contra a vontade de todos, e enviou um comunicado que face ao seu teor de interesse para a modalidade e descoberta da verdade o passo na integra. [Introdução ligeiramente alterada a pedido dos responsáveis do documento 25/09/2009 - 19h00]

Comunicado
O Departamento de Futsal do Aliados Futebol Clube de Lordelo vem por este meio informar a extinção do Futsal no clube por deliberação da direcção.
Sobre a situação em questão, o departamento de Futsal gostaria esclarecer o seguinte:


1- Após anos de alguma incerteza e má preparação em épocas anteriores, o Departamento de Futsal decidiu este ano começar a preparar a época com bastante antecedência (Maio), apostando num projecto sólido e organizado, com objectivos bem definidos, mas principalmente com pessoas (Técnicos, Atletas, Fisioterapeutas e Dirigentes) de qualidade comprovada.

2- Infelizmente, ao contrário do Departamento de Futsal, a direcção do Aliados Futebol Clube de Lordelo apenas a um mês do inicio da época é que definiu e decidiu a sua continuidade à frente do clube, elegendo a nova direcção no passado dia 8 de Julho.

3- Na referida Assembleia-geral, que tinha como ÚNICO ponto de ordem a eleição dos novos corpos gerentes, a nova direcção decidiu, contra os estatutos do clube, colocar outro ponto de ordem: A Extinção do Futsal por motivos financeiros, solicitando aos sócios que votassem a sua continuidade ou não, ao que os sócios votaram na maioria a favor da extinção pelos motivos enunciados.

4- No entanto, no final da Assembleia, o Presidente da Direcção, Eng. Manuel Valente e o Vice-Presidente, Sr. Joaquim Mota (também presidente da J.F. de Lordelo), indicaram que caso o Departamento de Futsal conseguisse reunir o orçamento total da secção para a nova época, o Futsal não seria extinto, situação testemunhada e apoiada por vários sócios presentes.

5- Após esta situação, e fazendo fé na boa palavra dos órgãos máximos da direcção, o Departamento de Futsal decidiu “ir para a estrada” e tentar angariar então os fundos necessários para assumir todas as despesas da secção para dar continuidade ao projecto.

6- Após muito esforço e dedicação de várias pessoas, o objectivo foi atingido e conseguiu-se então reunir os valores necessários para a nova época, enchendo de alegria e alegria todos os que se dedicaram de corpo e alma por esta causa, solicitando posteriormente uma reunião com a direcção para acertar os pontos e assim arrancar com a nova época, tal como prometido, ficando essa reunião marcada para o dia 18 de Agosto.

7- Mas infelizmente na reunião do dia 18 de Agosto, aconteceu o impensável… A direcção do Aliados Futebol Clube de Lordelo, pela voz do Presidente da Direcção, indicou que a direcção já tinha se decidido que o Futsal seria extinto no passado dia 8 de Julho, em concordância com os sócios durante a Assembleia Geral, alegando ainda que jamais tivesse dito algo em contrário, apesar de várias testemunhas (inclusivé da própria direcção) assim o indicarem, sendo desta forma insensíveis ao esforço, dedicação de todo um grupo de cerca de 25 pessoas que lutaram bravamente para manter a secção, chegando ao ponto de um dos directores (Sr. Jonas) durante a reunião se ter levantado e dito: “Não gosto de Futsal, por isso se o Futsal continuar eu vou-me embora. Ou o Futsal ou eu!”, Abandonando a reunião desta forma abrupta. Sem comentários…

8- Perante este cenário, informamos as atletas, treinadores e fisioterapeuta da decisão da direcção, dando “carta-branca” para que as atletas resolvessem a sua vida da forma mais apropriada, no entanto, as atletas não desistiram e solicitaram por iniciativa própria uma reunião com o Presidente e Vice-Presidente da Direcção, pedindo encarecidamente a não extinção do departamento. Nesta reunião, ficou então decidido que teria que ser efectuada uma Assembleia Geral Extraordinária para proceder a nova votação definitiva para a continuidade (ou não) do Departamento no Aliados Futebol Clube de Lordelo, sendo que quer o Presidente e Vice-Presidente da Direcção deram a sua palavra de honra do que VOTARIAM A FAVOR da continuidade, de acordo com os moldes apresentados.

9- Assim sendo, tal como solicitado e de acordo com os estatutos do clube, cerca de 60 sócios efectuaram um abaixo-assinado para a elaboração da respectiva Assembleia Geral Extraordinária, ficando esta agendada para o passado dia 16 de Setembro pelas 17 horas, sendo a Direcção informada por carta registada.

10- Na referida Assembleia Geral Extraordinária, todos os sócios que estiveram presentes votaram a FAVOR DA CONTINUIDADE, no entanto para surpresa de todos, NENHUM elemento da Direcção se dignou a aparecer apesar de notificados, nem mesmo os senhores Presidente e Vice-Presidente, que recorde-se, tinham dado a sua palavra de honra que “VOTARIAM A FAVOR da continuidade”.

11- Desta forma, e como os sócios decidiram a favor, o Presidente da Direcção cumpriu o prometido e enviou o documento necessário (com a assinatura de 3 elementos da Direcção) para proceder a oficialização da inscrição na A. F. Porto, enchendo de felicidade todo o Departamento, desde os Técnicos, as Atletas, a Fisioterapeuta e os Dirigentes que lutaram dia e noite para este desfecho.

12- Mas, e quando tudo parecia finalmente resolvido, eis que no passado dia 22 de Setembro aconteceu o inacreditável… a Direcção do Aliados Futebol Clube de Lordelo, solicitou uma reunião com a responsável pelo Departamento de Futsal, Dra. Marcela Moreira, onde na mesma informam que pelo motivo de quatro directores terem apresentado a demissão caso o Futsal continuasse (sendo um deles o já falado Sr. Jonas), toda a Direcção decide NÃO respeitar a decisão dos sócios na Assembleia Geral Extraordinária e extinguir definitivamente o Departamento e o Futsal Feminino no clube!!! [ponto ligeiramente alterado a pedido dos responsáveis do documento 25/09/2009 - 19h00]

13- Perante toda esta “novela”, o Departamento de Futsal pretende informar todos os orgãos de comunicação, que à excepção do Presidente que na fase final do processo que se mostrou disponível para ajudar, a Direcção do Aliados Futebol Clube de Lordelo é insensível, desorganizada, incorrecta, e acima de tudo mentirosa, pois não cumpriu várias vezes com a palavra para com o Departamento de Futsal, não respeitou a vontade dos sócios e simplesmente brincou e enganou com todas as pessoas que trabalharam noite e dia por este projecto, colocaram centenas de euros do seu próprio bolso e lutaram com todas as forças para manter a secção viva, para no fim de uma forma injusta e cruel, levarem “um chuto no rabo” sem o mínimo de consideração. [ponto ligeiramente alterado a pedido dos responsáveis do documento 25/09/2009 - 19h00]

14- Por fim, o Departamento de Futsal gostaria de pedir desculpa, mas principalmente agradecer publicamente a todas as pessoas que se comprometeram, lutaram, dedicaram e esforçaram por este bonito projecto, desejando por isso, a todas estas pessoas de enorme carácter e dignidade, os maiores sucessos pessoais e desportivos.

Até sempre…
O Departamento de Futsal

20 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente é este o panorama do futsal dos pobrezinhos, temos de continuar a lutar para que estas coisas não se sucedam mais e eu quando falo nem falo por mim porque eu estou no futsal sem receber um tostão, estou porque gosto de ensinar aos mais novos aquilo que aprendi e vou aprendendo e se ainda não desisti foi por eles porque é triste ver jovens jogadores com potencial e com esperanças de disputar uma 2a divisão no clube da zona o qual o ano anterior garantiram a subida e este ano verem que todo um trabalho já está comprometido, pois vamos disputar o campeonato em clara desvantagem fisicamente e tacticamente.

Enfim o que eu quero é o que eles joguem e evoluam como homens e jogadores e só não desisto por eles(jogadores) porque não o merecem depois do que alcançaram na epoca passada.

Cumprimentos e vamos lutar por um futsal melhor

Anônimo disse...

Mau demais para ser verdade!

Anônimo disse...

E eu pergunto:

- Se fosse futsal masculino, teriam tomado a mesma decisão?

- Não haverá outras razões além da falta de dinheiro? É que aparentemente o departamento partiu em busca de patrocinios para segurar o orçamento do departamento de futsal. E se conseguiu, como dão a entender, porquê manter a decisão?

É este o país que temos?
São estes os dirigentes que temos?

Dirigentes que estão mais preocupados com o seu proprio umbigo do que com o clube que representam, eleitos pelos sócios desse mesmo clube.

É este o país que temos?
Onde o Comité Olimpico continua a fechar olho e meio às modalidades femininas, e afirmando publicamente que Futsal e Futebol Feminino não tem qualquer cabimento lógico nem monetário nuns jogos como foram os Jogos da Lusofonia.

Não tarda as mulheres tem de andar de Burka também! E obrigadas a ficar em casa a tomar conta das obrigações domésticas!

Uma palavra especial para as pessoas ligadas ao departamento de Futsal Feminino do Aliados e especialmente para as suas atletas. Por nunca terem desistido e terem lutado até ao fim contra o chauvinismo e descriminação que ainda existe por este país fora.

Os clubes são dos adeptos, dos sócios. NAO DOS DIRIGENTES!
São os atletas que representam um clube. NÃO OS DIRIGENTES!


FORÇA MIUDAS !

Anônimo disse...

Tenho a referir que ao ser verdade , os motivos e desculpas por parte da direcção , são pessoas baixas e de fraco carácter , e que não merecem o respeito por parte dos atletas e associados , o que significa , falta de condições para estarem a frente de um clube , colectividade ou associação , acho que a solução passa por unir os sócios em defesa dos interesses do clube e do desporto e exigir a demissão em bloco da direcção ,m mandem o csao também ao nós por cá com certeza eles vão se interessar pela falta de respeito que a nossa juventude é tratada por alguns canários que se intrometem na vida desportiva qui çá por outros interesses .uma palavra de respeito pelo vosso esforço e dedicação , um grande bem haja.
João Fernando

Anônimo disse...

Sr.Artur eu penso que esses argumentos que essa direcção apresentou para justificar o abandono da secção feminina,é pura burrice ou então é mesmo falta de ideias…,porque nos passamos por esse mesmo problema e so não fomos mais longe(a nível de nº de escaloes),por receio de não termos o feedback por parte dos encarregados de educação dos atletas,porque se fosse agora eu garanto que teria os infantis iniciados juvenis e quem sabe juniores.

E quanto aquele desabafo que teve acerca dos tais convites,espero que eu não tenha contribuído para isso mesmo . EH EH

Avelino

Anônimo disse...

Os clubes vocacionados e fundados para a prática de futebol têm dificuldade em conviver e perceber a essência do futsal, quer masculino quer feminino, não é por acaso que não à muito tempo, a direcção de um clube que esta época passada subiu aos nacionais, acabou também com o futsal, tendo sido necessário recorrer a uma assembleia geral para revogar a decisão da direcção.

Anônimo disse...

A proposito do futsal feminino do Aliados:
pensava eu que Lordelo estava já no sec.xxi mas com dirigentes desta estirpe...temos conversado.

Anônimo disse...

estes comentarios sao muito bonitos....as pessoas acreditam no que alguem escreve sem saberem o que se passa.
a vergonha maior e dizerem-se mentiras para que se pense que sao todas umas coitadinhas.
só cerca de 5% do que está escrito é verdade e esses 5% sao os nomes das pessoas.

Anónimo consciente

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

É lamentável que num país que quer deixar de ser pequeno ainda haja gente com este tipo de mentalidade! Conheço as atletas em questão e sei bem que no fundo quem perde com tudo isto é o Aliados de Lordelo, que deixa de ter uma equipa com potencial, que já deu mostras de ser um dos grandes do futsal feminino. Qualquer uma dessas atletas terá com muita facilidade lugar noutra equipa, ninguém irá deixar de jogar, tenho a certeza, mas o que esses pseudo-dirigentes pelos vistos não perceberam é que estas miudas tinham vontade e gosto em jogar umas com as outras e em fazer parte do Aliados de Lordelo!

Unknown disse...

Por também ter estado, de certa forma, ligado a este projecto.
Como amigo, mas principalmente como treinador durante duas épocas, quando da subida à 1ª divisão e sendo que desde logo sentindo na pele o desinteresse pela modalidade dos dirigentes do clube já na altura, nada disto infelizmente me surpreende!!! No entanto, NÃO POSSO DEIXAR DE MANIFESTAR A MINHA SOLIDARIEDADE, SOBRETUDO PELA CORAGEM E FORÇA DA MARCELA...ASSIM COMO DE ALGUMAS AMIGAS QUE POR AÍ DEIXEI E JAMAIS ESQUECEREI!

Força e do que precisarem, por aqui estarei.

Abraço

Miguel Pereira
ASC Sobrado

Marta disse...

(...)

Aliados...!

Perdeu-se um ícone da primeira divisão distrital de futsal feminino do Porto, à conta do machismo e falta de coerência!

Não há palavras que expliquem como me sinto, eu, como jogadora do aliados há já alguns anos... Eu e todas as minhas colegas de equipa!

Já todos nós sabemos as razões ou possíveis razões! Comentários para ali e outros para acolá! A verdade, é que o Aliados Futsal feminino este ano não arranca devido apenas a pessoas sem escrúpulos e sem consciência alguma!

ESTOU FARTA! Farta que as mulheres sejam humilhadas, sub-julgadas e menosprezadas em termos desportivos pelos homens! ISTO QUE ACONTECEU FOI UM ULTRAJE! APENAS DIGNO DE PESSOAS RETROGRADAS!
NÓS FOMOS PRIVADAS DE PRATICAR FUTSAL.... SEM QUALQUER EXPLICAÇÃO DIGNA!

APENAS FOI DITO "NÃO QUEREMOS O FUTSAL".... NÃO FOI O DINHEIRO... NÃO FORAM ENCARGOS OU TRABALHOS...

Sinto-me envergonhada... e triste! Sinto revolta e nojo, só de imaginar que existem pessoas, capazes de acabar com uma equipa candidata aos lugares cimeiros, só porque "não gostam de futsal"... Mas o que é isto??? São uns a evoluir e outros a regredir???? que revolta.....

Espero que estes "Senhores" nunca se esqueçam do quão ignorantes e labregos conseguiram ser!!!!!


É o meu grito!
Martinita Ribeiro

(...)

fut-porto-distrital disse...

Venho deste modo informar, que entrei em contacto telefónico com a secretaria do Aliados F. C. Lordelo e me foi informado que a presidência do clube não está interessada em alimentar esta discussão, contudo insisti via fax e estou á espera de uma resposta da direcção.

Atentamente
Artur Moreira

antero disse...

De facto é lamentável o sucedido, sinto-me envergonhado como habitante desta cidade que se diz de desporto...
Mas de facto meus amigos a politica, o DINHEIRO é muito mais importante nesta cidade...
Mas isto já vem de há muito tempo, o ano passado qeriam feliar futsal masculino em lordelo, mas foi negado pelo mesmo Aliados de lordelo, tiveram que feliar em rebordosa...
Mas isto é facil de entender quanto menos associações tiverem em lordelo mais patrocinios há para o aliados, o lema desta cidade é "um por todos e todos por mais nenhum"
Bao sorte a todas um carinho especial á Marcela e paulo Gonçalves... ass. Terinho

Anônimo disse...

esta direcção ja estava para acabar com o futsal aquando a sua posse, primeiro foi o s:Paulo cabreiro e agora o jonas, este ultimo que ja foi praticante do mesmo, mas é triste, mas como eu digo muitas vezes " à mais mares que marinheiros" e pode ser que daqui a algum tempo estes senhores " canhopos" é o nome que se pode dar. Mas isto tem tudo haver com a politica, pois ja à 4 anos foi a mesma coisa, esse senhor jonas fazia parte de outra direcção, a qual disse em público " eu nunca serei da direcção aonde estiver o presidente da junta ", pois este jonas ficou fulo, porque quando fazia parte da anterior direcção, a junta de freguesia sempre pagou a conta da água do campo de futebol, pois como esse jonas não era do partido do presidente de junta, o mesmo enviou a conta da água " 25,356€ ". Isto é so uma pequena parte de como estes senhores trabalham...
Deixo um grande bom aja para todos aqueles que gostam de futsal, boa sorte para estas jogadoras que bem o merecem...

Anônimo disse...

tanta mentira num comunicado só!!
quem conhece a realidade do futsal feminino do aliados sabe bem que nao é verdade o que vem neste comunicado! este dito "departamento" nunca prestou contas as direcçoes do aliados, cobrava patrocinios em nome do aliados sem controle, usava viaturas e juntava despesas (gasoleo,iva's,massagistas, inscriçoes) sem dar "cavaco" a ninguem, para se ser serio nao basta parecer, é preciso SER! possuiam "dirigentes" que nem socios do aliados eram, compravam material sem facturas.. isto nao era o departamento futsal, era o departamento sem lei nem roque que vivia escudado no nome do ALIADOS FC LORDELO apenas e tao só para obter financiamento dúbio..(onde esta o orçamento? quanto gastam e quanto arrecadam por epoca?) ja agora quem marcou essa dita assembleia para uma quarta feira 17h da tarde?? ta tudo doido ou vivemos em ditadura? quem verificou a validade das assinaturas para tal? se ninguem da direcçao compareceu nessa "assembleia" quem fez mesa? atropelam-se estatutos para atingir apenas um fim? eu digo-vos qual é o fim, montar de novo o NEGOCIO PAULO GONÇALVES & COMPANHIA LTD. saudaçoes desportistas. ah ja agora adoro o futsal e nao sou machista, mas sim REALISTA. p.s. querem futsal? constituam uma associaçao e maos a obra aí serei o primeiro a patrocinar, mas com CONTAS FISCALIZADAS.

Anônimo disse...

Respondendo a este "iluminado" que colocou o comentário anterior...

Tudo essas "situações" que invocou, referem-se a anos anteriores, por isso,é no mínimo estúpido (para não dizer algo mais)vir para cá lavar "roupa suja" de algo que nada tem a ver com o projecto de 2009/2010...

Relativamente a todo este "processo" em concreto, e respondendo as suas questões aqui colocadas:

1ª - A Assembleia geral extraordinária foi marcada pela PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA GERAL (Dra Manuela), tendo a mesma validado as assinaturas dos sócios e posteriormente enviado a notificação por carta registada.

2ª - A "mesa" não tem, nem pode ter membros da Direcção, mas sim da assembleia geral... e, conforme os estatutos do clube, em caso da não presença de alguem pertencente à assembleia geral, os sócios presentes podem fazer a "mesa", ou seja, os estatutos não foram "atropelados" mas sim cumpridos.

3ª - O Sr. Paulo Gonçalves, conforme solicitado pela direcção, deixou de ter qualquer responsabilidade no departamento, sendo substituído pela Dr. Marcela Moreira.

E já agora coloco eu algumas apenas duas questões?

1ª - Porque é que a direcção depois de notificada, não contestou a data ou hora da Assembleia geral extraordinária convocada pelos 60 sócios?

2ª - Se a vontade da direcção sempre foi extinguir o Futsal, então porque é que 3 dias antes a direcção (onde foram necessárias pelo menos 3 assinaturas) fez a inscrição na A.F. Porto?

Talvez porque ORGANIZAÇÃO e RESPEITO sejam palavras inexistentes no vocabulário da Direcção do Aliados Futebol Clube de Lordelo...

Anônimo disse...

Se é tudo mentira neste comunicado, gostava saber o porque que as associações de lordelo não podem ter desporto?...
eu respondo: não podem porque se não o futebol do Aliados recebe menos dinheiro da câmara... ja agora, dos derigentes que estão nesta direcçao e na anterior quantos dirigentes é que eram socios?
eu respondo: 32... há ja me esquecia o presidente não era socio até que veio para um número abaixo dos 100...
já agora, que patrocinios é que a chamada direcção ofereçeu ao futsal?... já me lembro, nem nas festas de natal eram convidadas... na época passada porque alguem fora da direcção tornou público que era uma vergonha o futsal não ter sido convidadas nas épocas anteriores...
1: parte...
Amanha pode ser que conte mais um pouco...

Anônimo disse...

Isto é como tudo, conta se um conto aumenta se um ponto (axo q é assim), muita mentira vai por ai..mas que o futsal nunca foi do agrado desses ditos Lordelenses, sim porque de lordelenses devem ter pouco.Quanto a este ultimo comentario dos jantares de Natal..é bem verdade, recordo me como se fosse hoje: NUNCA o futsal foi convidado para os jantares de NATAL.....ha....esperem foi sim...ha uns 3 /4 anos atras...quando esse jantar foi na escola Preparatoria de Lordelo, as jogadoras foram convidadas, para servir á mesa..e ajudar a colocar as mesas...ganhem vergonha meus queridos diretores ...estamos no sec XXI..Gostava de ver "aqui" UM Simoes como treinador..esse Sr. Jhonas ate piava fino..enfim...lamento por tudo isto,é triste ver terminar assim um grupo de talento q tinha pernas para andar..relembro q o futsal tinha jogadoras na selecção nacional...a divulgar o nome do Aliados...so a divulgar mais nada!!!!a revolta é muita...muito podia escrever..mas n vale a pena...um bem haja a todas as jogadoras q lutaram por este clube.e q apesar de tudo continaram a dar o grito ALIADOS..ALIADOS..ALIADOS quer nos jogos quer nos treinos...mesmo sabendo q estariam a um passo de "Serem expulsas"...é triste mas é verdade..força miudas...

Anônimo disse...

como MENTIR MENTIR e MENTIR nao faz uma verdade ca vai mais uma informaçao de borla! o ALIADOS FC é gerido por uma comissao admnistrativa logo a dra.manuela nao é a presidente da assembleia mas sim o presidente da comissao admnistrativa o eng.valente, e apenas os elementos da dita comissao podem fazer mesa. os estatutos sao claros. enfim tenho muita pena que a doutora manuela mete-se uma bela argolada mas um curso nao faz das pessoas mais iluminadas do que elas o sao. cumprimentos desportivos. victor.