ESTE BLOGUE DE MOMENTO ENCONTRA-SE INATIVO.

PARA SEGUIR O FUTSAL DISTRITAL: futsal-porto-distrital.blogspot.com

PARA SEGUIR O CAMPEONATO AMADOR DE FUTEBOL: fut-porto-amador.blogspot.com

PEDIMOS DESCULPA MAS ESTAVA A SER DÍFICIL MANTER A ACTUALIDADE NO FUTEBOL DISTRITAL, NO ENTANTO MANTEMOS A INFORMAÇÃO DO FUTSAL DISTRITAL E FUTEBOL AMADOR.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Futsal - Antevisão da Final da 2ª Divisão

Damos continuidade nas antevisões dos treinadores que vão disputar as finais, hoje é a Final da 2ª Divisão Sénior, com as respostas de Nuno Santos (Treinador do Mocidade Invicta) e Miguel Pereira (Treinador do ASC Sobrado), tendo em conta a final da 2ª Divisão Senior, até ao fim-de-semana apresentarei um trabalho por dia relativo ás finais que se realizam no próximo Sábado.
Mocidade Invicta Futebol Clube
Antes de lhe responder às suas perguntas deixo-lhe uma breve biografia da minha pessoa.
Meu nome è Nuno Alexandre Lopes dos Santos, tenho 31 anos, (12/07/77), casados, Licenciado em Ed. Física e Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real.
Sou militar, mais precisamente Alferes da Força Aérea Portuguesa, colocado no Aeródromo de Manobra n.1 em Maceda, Ovar, mais conhecida por Base Aérea de Ovar.
A nível desportivo como atleta (Guarda-Redes) joguei futsal nos nacionais pelas equipas da AAUTAD, Modicus e Mocidade d’Arrábida, tendo representado a Selecção Nacional Universitária de Futsal no Campeonato do Mundo de 2004 em Palma de Maiorca.
Como treinador alcancei um Campeonato Distrital Sénior Feminino de Futsal da A.F. de Vila Real pela equipa de futsal feminina da UTAD e uma subida de divisão pelo Mocidade Invicta F.C. na época de 2005/2006 da 3.ª Divisão Distrital Sénior Masculino da A.F. Porto para a 2.ª Divisão Distrital, e mais recentemente a conquista do 1.º lugar da 2.º Divisão Distrital Sénior Masculino, Série 1, da A.F. Porto e consequente subida de divisão.
Neste momento desempenho funções de Vice-Presidente da Direcção do Mocidade Invicta e de Treinador.
1ª - Resumo da fase regular, a competição, as virtudes e defeitos, os momentos capitais etc, etc....
No início de cada época é sempre uma incógnita definir quem vai estar mais apto para abordar o topo da classificação no final da competição, e foi ao fim das dez primeiras jornadas que se pôde tirar uma primeira ilação do que poderia ser o resto do campeonato.
Verificou-se, nesse momento, que estavam 4 equipas no topo (Aver-o-Mar; Negrelos; Cave 94 e Mocidade) um grande número de equipas a lutar pelo meio da tabela e 3 ou 4 equipas a lutar pela não descida de divisão.
Na abordagem final do campeonato, que eu defino como as últimas dez jornadas, notou-se um subir de forma da Juv. Desp. Gaia e do C.D. Contumil, e na luta pelo primeiro lugar apenas os Amigos da Cave 94 tinha perdido a carruagem, permitindo a que a luta pelo primeiro lugar ficasse a 3 equipas, tendo sido dramática a recta final desta competição.
Foi uma divisão bem disputada, onde prevaleceu até ao fim a incógnita da equipa vencedora.
O objectivo traçado desde o início do ano era tentar dar continuidade aos bons resultados com que nós tínhamos acabado a época anterior (nos últimos 8 jogos tínhamos conquistado 7 vitórias e 1 empate), e se conseguíssemos tal feito sabíamos que estaríamos a lutar pela subida de divisão.
E o que foi transmitido ao grupo de trabalho foi de que se conseguíssemos estar entre os primeiros no fim das dez primeiras jornadas, estaríamos a lutar pela subida de divisão.
Como referi atrás, conseguimos estar entre os primeiros no fim desta fase e mantivemo-nos no topo da classificação até entrar nos últimos 10 jogos da época, e aí, mais uma vez demonstramos uma ponta final excepcional, onde em 9 vitórias possíveis (devido à desistência do Montiagra) vencemos 7 e empatamos 2.
Foi esta, sem dúvidas, a fase mais importante da época, mas não nos podemos esquecer dos restantes jogos que nos permitiram estar nesta fase no topo da classificação.
Em resumo na primeira volta o Mocidade em 45 pontos possíveis conseguiu 34 e na segunda volta em 42 pontos possíveis conseguiu 32, após esta análise destacaria a regularidade alcançada pela minha equipa ao longo da época.
No que diz respeito aos momentos capitais, elejo 2 jogos, o primeiro à 4.ª Jornada, vitória em casa por 2-1 ao Negrelos, porque devido a factores extra futsal que se estavam a passar no nosso grupo, poderia ser este o jogo que nos iria unir para o resto da competição ou nos separar, e com a vitória o grupo ficou mais forte conseguindo ultrapassar esta fase menos boa. O segundo, foi à 25ª Jornada, vitória em casa por 1-0 à Juv. Desp. Gaia, visto que tínhamos empatado na jornada anterior com o último, deixado “fugir” o Negrelos e o Aver-o-Mar e ter sido esta a equipa que nos tinha consentido a única derrota na primeira volta.
Sobre a virtude desta equipa destacaria a capacidade de entrega e de dedicação dos meus atletas, dificilmente haverá alguma equipa nesta divisão que treine da forma como eles treinam, sempre com elevados níveis de concentração e de intensidade, permitindo assim evoluírem da maneira como evoluíram nestes últimos 3 anos.
Sobre os defeitos, todos nós os temos, e esta equipa não escapa, mas deixo a resposta para depois da grande final.
2.º- Conhecimento do adversário
Já temos alguns dados em nossa posse que nos permitiram nestes últimos dias orientar o treino especificamente para este jogo.
Uma equipa bastante forte, que venceu sem margens para dúvidas a sua série, tendo conseguido muito cedo alcançar o título.
3.º- Sobre o teu plantel
O plantel é composto por 18 elementos, destes, 10 trabalham comigo desde a criação da secção (2005/206).
A maioria, são jovens que começaram a disputar o campeonato sénior ainda como juniores.
Neste momento temos um atleta no último ano de júnior que começou a jogar por nós no segundo ano de juvenil, sendo a média de idades inferior a 24 anos.
4.º - Antevisão da final.
Prevejo um jogo equilibrado e bem disputado, podendo ser decisivo o início do mesmo.
Ambas as equipas são fortes no aspecto defensivo, podendo vir a ser este a chave do jogo.
A motivação está em alta, os níveis de concentração idem, logo irão ser os pormenores que vão ditar a diferença entre o vencedor e o vencido.
Esperemos que seja um grande jogo de futsal e que a modalidade saia a ganhar, dignificando o futsal distrital.
Para terminar gostaria de deixar uma palavra de agradecimento a todos os adeptos do Mocidade, que ao longo desta caminhada sempre nos apoiaram, ao Fut-porto-distrital.blogspot, mais precisamente ao Sr. Artur Moreira, agradecer toda a dedicação e entusiasmo com que tem tratado o desporto amador no nosso distrito.
O nosso MUITO OBRIGADO
Nuno Santos - Mocidade Invicta F. C.
Associação Social e Cultural de Sobrado
1ª - Resumo da fase regular, a competição, as virtudes e defeitos, os momentos capitais etc, etc....
Ao contrário do que os números possam indicar, a fase regular do campeonato foi muito dura e competitiva!
Para nós que vínhamos de uma subida de divisão, levantavam-se dúvidas sobre o nosso real valor e sobre o que poderíamos fazer!
Boas equipas, muitos candidatos à subida de divisão, até que a dada altura ganhar ao Sobrado passou a ser um objectivo de todos e foi muito complicado gerir tamanho hábito de vitória, sem vacilar!
Digo-te sem falsas modéstias, que foi isto que definimos quando em Dezembro de 2006 abraçamos este projecto, embora poucos acreditassem!!!
E a nossa grande virtude é esta: Definição clara de objectivos e sentido de responsabilidade de todo o grupo! Sabemos o que queremos e não mudamos só porque a "bola bateu no poste", ou porque o jogo nos correu mal!!!
Mas admito momentos muito difíceis ao longo desta época, sobretudo quando tentaram de todas as formas desvalorizar o nosso esforço e dedicação, lançando ataques gratuitos sem conhecimento de causa, na busca de qualquer coisa que sinceramente nunca conseguí entender!
Era o efeito surpresa, depois eram os árbitros que ajudavam, enfim tudo servia para criticar injustamente um grupo de pessoas sérias e com uma paixão imensa pelo futsal!
A resposta era dada em todos os treinos e jogos...
A minha grande mágoa desta época foi não ter estado presente por motivos profissionais na única derrota da temporada!!!
E sendo assim, terminamos apenas com 15 pontos de avanço!!!
O momento capital? O balneário que encontrei após essa derrota.
Estavam lançadas as bases para o resto do campeonato e quiçá para o futuro!
2.º- Conhecimento do adversário.
Estamos suficientemente informados do grande valor do adversário!
Obviamente que tendo sido uma duvida até a ultima jornada, não conseguimos fazer a observação pretendida...
Mas julgo que a necessária! Estamos à espera de um adversário muito forte!
3.º- Sobre o teu plantel
Fantástico!
Uns desde a primeira hora e outros que entretanto chegaram...
Simplesmente fabuloso.
É um orgulho liderar este grupo! Uns cobiçados, outros nem tanto, alguns estreantes na modalidade, um ou outro anteriormente perdidos algures, mas todos com um sentimento comum: Ganhar! Com respeito e disciplina!
4.º - Antevisão da final.
É uma final e basta! Com todo o respeito, tudo faremos para a ganhar!
A época passada perdemos nos penalties, este ano, cumprimos o desejo de lá voltar!!!
Tudo faremos para a ganhar.
Na certeza porém, de que este projecto não termina no dia 6 de Junho! Há vida para além daquele jogo e acima de tudo espero que seja um bom espectáculo de Futsal!
Repito, este projecto não está dependente de um jogo, nem mesmo de uma final!
Pois é esta paixão pela modalidade que me move... desejo sinceramente que todos aproveitem ao máximo este belo momento!
Miguel Pereira - ASC Sobrado

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande final em perspectiva.

Felicidades as duas equipas.