1ª Divisão de Honra
A maior dúvida na 1ª Divisão Honra é quantos clubes descem, porque esta época o campeonato tem vinte clubes e não, os normais dezoito.
Já me enviaram email’s, a dizer que esta época e por ser excepcional descem seis clubes em vez dos habituais quatro, ora isso não é verdade.
Apesar do campeonato ser de vinte clubes, apenas descem os últimos quatro classificados e apenas sobe aos nacionais o 1º classificado, salvo excepção.
1º caso: Com estas descidas e subidas ficam na Honra 15 clubes, e caso não desça nenhum clube dos nacionais que sejam sócios da Associação de Futebol do Porto, só subirão os três primeiros classificados da 1ª Divisão, os dois clubes que disputam a final para atribuir o Campeão da 1ª Divisão, neste caso são os primeiros classificados de cada Série, mais o clube vencedor dos confrontos entre os segundos classificados de cada Série.
2º caso: Se descer uma equipa dos nacionais, só subirão os dois finalistas ou seja os primeiros classificados de cada Série.
3º caso: Se descerem dois clubes dos nacionais só o Campeão da 1ª Divisão tem direito à subida.
Estas situações até então definidas, são para um campeonato a ser disputado por 18 equipas.
4º caso: Suponhamos que descem três ou mais clubes dos Nacionais, sobe o Campeão (porque está é o único com a subida garantida) mais o número necessário de clubes para que o Campeonato fique com 20 equipas.
Conclusão: Na Divisão de Honra, a subida aos nacionais é só uma equipa e a descida à 1ª Divisão serão os últimos quatro classificados e tem subida garantida o Campeão da 1ª Divisão.
Futebol Amador Divisão de Honra
Neste campeonato existem muitas dúvidas que vamos aqui tentar explicar de forma simplificada.
Depois da 1ª Fase existirá uma 2ª fase que será divida em três provas:
- Apuramento de Campeão
- Taça Associação de Futebol do Porto
- Fase de Manutenção
Apuramento de Campeão:
Será disputado por quatro equipas, as primeiras duas de cada série.
Ou seja, as primeiras duas equipas de cada série, serão fundidas numa série de quatro equipas e disputarão entre si a duas voltas o título de campeão, sendo vencedora a equipa que mais pontos perfaça no fim das seis jornadas, sagrando-se assim Campeão Distrital de Amadores – Honra.
Taça Associação de Futebol do Porto
Esta taça será disputada pelas equipas que se classifiquem entre o 3º e o 8º posto, ou seja serão apuradas seis equipas de cada série.
Esta taça tem duas fases:
A primeira fase com duas séries, as mesmas da 1ª fase do Campeonato e cada série disputará a uma volta o 1º classificado, ou seja cada equipa disputará cinco jogos para ver quem será o primeiro classificado de cada série.
A segunda fase será uma final entre os primeiros classificados de cada série em campo neutro e será vencedor da Taça da Associação de Futebol do Porto o vencedor do jogo.
Fase de Manutenção
Quem disputa esta fase serão as equipas que ficam entre o 9º e o 14º posto.
Mantêm as séries e será jogado a uma volta, a fim de ordenar do 1º ao 6º de cada série.
Descerão à 1ª Divisão caso na época 2009/10 exista, as duas últimas classificadas de cada série.
Nota da Redacção:
Inadvertidamente nas nossas classificações dos campeonatos amadores estávamos a sublinhar a azul as quatro primeiras equipas como se fossem as equipas que iriam disputar a fase que sagrará o campeão, quando na verdade só duas equipas por cada série têm esse direito.
Àqueles que de uma ou outra forma levamos ao erro as nossas sinceras desculpas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário