O busílis da questão está no número de clubes de cada série porque Série 1 tem 14 clubes as Série 2 e 3 têm 13.
Numa coisa existe consenso, na Série 3 o Brioso Valboenses com 51 pontos está fora da corrida, sobrando o S. Salvador na Série 2 com 56 pontos e o Santa Cruz na Série 1 com 59 pontos.
Ou seja numa primeira vista o Santa Cruz tem mais pontos, então é o melhor classificado, mas tem mais dois jogos e aí é que se põe a questão.
S. Salvador tem menos dois jogos e só menos três pontos o que lhe dá direito de reclamar o segundo melhor.
O que fazer?
Existe soluções e diversas formulas para se achar o melhor e uma das que nós fizemos para dizer convictamente que o S. Salvador é o segundo melhor classificado foi a seguinte. Dividimos o número de pontos pelos jogos efectuados, para achar a melhor média de pontos por jogo, e assim o São Salvador tem uma média de 2,33/jogo e o Santa Cruz 2,27/jogo.
Esta foi a formula que achamos a mais correcta mas existem pelo menos mais duas que favorecem sempre o S. Salvador.
A primeira destas duas é retirar os pontos ao Santa Cruz conseguidos com o último classificado da sua série que é ADR Araújo que são seis pontos, aí os Santacruzenses ficariam com 53 pontos contra os 56 do S. Salvador.
A outra que é a menos correcta de todas já o S. Salvador não efectuou jogo algum é somar seis pontos à sua conta para igualar o número de jogos do Santa Cruz e aí somaria 62 pontos contra os 59 pontos do Santa Cruz.
Já fomos criticados por termos a coragem de colocar o S. Salvador na 1ª Divisão sem que a A. F. Porto indicasse qual o clube com direito a subida desportiva, pensamos que com estas explicações ficaram por terra todas as dúvidas sobre aquele que desportivamente conseguiu a subida.
Um comentário:
Penso que o mais justo seria que as 3 equipas se defrontassem entre si porque as séries são diferentes e também os adversários que estas equipas enfrentaram ao longo da época
Postar um comentário