ESTE BLOGUE DE MOMENTO ENCONTRA-SE INATIVO.

PARA SEGUIR O FUTSAL DISTRITAL: futsal-porto-distrital.blogspot.com

PARA SEGUIR O CAMPEONATO AMADOR DE FUTEBOL: fut-porto-amador.blogspot.com

PEDIMOS DESCULPA MAS ESTAVA A SER DÍFICIL MANTER A ACTUALIDADE NO FUTEBOL DISTRITAL, NO ENTANTO MANTEMOS A INFORMAÇÃO DO FUTSAL DISTRITAL E FUTEBOL AMADOR.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Futsal - Nomeações de Árbitros e Observadores

Apresentamos as nomeações dos árbitros e observadores para os jogos dos campeonatos séniores, dos quais só a 3.ª Divisão é de uma jornada regular, as restantes divisões são acrtos de calendário.
1.ª Divisão Honra:
1.ª Divisão:
2.ª Divisão:
3.ª Divisão:

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Futsal – Marco Chapêlo [Treinador Futsal]

Conheça melhor o novo técnico da A. D. C. Coopermaia
Marco Chapêlo em conjunto com Pedro Ribeiro, iniciaram em 2003/04 o projecto da equipa de Futsal A. R. C. S. Silveirinhos, uma equipa constituída por amigos sem qualquer formação na actualidade, e actuava como guarda-redes. Após um ano experimental assumiu funções de treinador/jogador, e para tal teve de tirar o curso de treinador de “nível I” pois passou a ser obrigatório.
Nesse ano de estreia nas novas funções, subiram de divisão e Huguinho (actualmente na Farlab) foi o melhor marcador de todas as equipas sénior.
Em 2005/06 voltaram a subir de divisão mas o projecto que todos esperavam que fosse consolidado, afinal a secção de Futsal encerrou as portas.
Já na época 2007/2008 conjuntamente com Pedro Ribeiro criaram após convite a secção de futsal da A. D. S. Pedro da Cova, onde criam uma equipa sénior ao qual ficou no comando técnico e uma equipa de iniciados.
Foi formada uma equipa jovem mas com alguma formação conseguindo a subida divisão.
No fim da época e com muita tristeza, abandonou o projecto num clube que chegou a representar nas camadas jovens em futebol 11.
Desde a época passada representa a A. C. D. Coopermaia onde actuou como guarda-redes e esteve envolvido no sucesso da equipa maiata, onde venceram a Série 2 da 1.ª Divisão, forma finalistas vencidos onde se sagraram vice-campeões da 1.ª Divisão.
Nesta altura assume a liderança da equipa técnica e vamos saber quais os objectivos de Marco Chapêlo para as funções que agora tem em mãos.

"Pretendo o mais rápido segurar a manutenção"
Relativamente ao plano desportivo actual, a minha pretensão é atingir o mais rapidamente a manutenção. Estou consciente que não vai ser fácil pois a divisão em questão é extremamente competitiva, recheada de bons talentos e nós não temos qualquer experiência a este nível. No entanto, não tenho dúvidas que se conseguir elevar os níveis de confiança dos meus atletas, se as minhas ideias forem incutidas rapidamente e se da parte deles houver espírito de sacrifício, humildade e união, não tenho duvidas que conseguiremos levar este barco a bom porto, dado que capacidades desportivas não lhes faltam. JUNTOS SEREMOS FORTES

Depois da mensagem para dentro uma mensagem para fora
Desde já agradeço ao Artur Moreira a oportunidade que me disponibilizou, aproveitando assim para convidar toda a família Coopermaia, amigos e simpatizantes desta instituição para assistir, e apoiar-nos, no nosso jogo de Domingo pelas 18h30 no Pavilhão Municipal de Gueifães contra a equipa do Jaca F. C..
Votos de um excelente 2010

Futsal - Comentário de Zé Mira

Jogo: G. C. Vila Caiz * A. R. Areal
Resultado ao Intervalo: 1-2
Resultado Final: 1-4
Campeonato: 3.ª Divisão – 15ª Jornada
Pavilhão: Municipal de Vila Caiz
Hora: 02/01/2010– 21h00

A. R. Areal
Cinco Inicial: Zé Mira; Leite, Aviali, Jorge "Trunfe" e Luka.
Suplentes: Paiva, Ivo, Lopes, Jorge, Rafa e Bruno.
Marcadores: 1-1 Leite; 1-2 Aviali; 1-3 Lopes; 1-4 Paiva.
Melhor em Campo: André Aviali

ANO NOVO, VELHOS COSTUMES
Primeiro jogo de 2010, primeira vitória do ano! Numa partida disputada a mais de 70 quilómetros de Santo Tirso, o Areal começou o jogo da pior maneira sofrendo o 1-0 logo no primeiro remate efectuado pela equipa da casa.
Um início que não se esperava visto que a defensiva tirsense é das defesas menos batidas deste campeonato. O golo sofrido serviu de despertador para a turma do Areal, pois após o golo sofrido o Areal reagiu bem e minutos depois fazia o empate, através de um excelente lance de Aviali na ala que através da sua velocidade cria desequilíbrio para depois centrar para o segundo poste onde surgiu Pedro Leite que só teve que encostar.
O Golo da Noite foi da autoria de André Aviali, que após canto marcado por Pedro leite correspondeu com um remate potente que terminou no ângulo superior da baliza defendida pela equipa da casa.
O resultado manteve-se intacto no 1-2 até ao intervalo, apesar das inúmeras oportunidades de golo criadas pelo Areal perdendo desta forma a oportunidade de ampliar a vantagem ainda na primeira parte.
Na segunda parte o Areal entrou muito seguro e com o domínio do jogo, favoreceu de um penalti que Leite não conseguiu converter em golo mas acabou por marcar pouco depois o 1-3 por intermédio de Lopes após ressalto dentro da pequena área.
O quarto golo da equipa do Areal chegou mais uma vez através de uma lance de bola parada e mais uma vez através de um canto, Ricardo Paiva rematou forte após canto marcado por Marecox estabelecendo desta forma o resultado final em 1-4.
Um jogo de sinal mais, para a equipa que ocupa a primeira posição devido à escassez de treinos nas últimas semanas! Mais um objectivo cumprido… Pois ao contrário do que tem sido insinuado para o Areal nada está Ganho. A nossa estratégia passa por pensar jogo a jogo, e só no final faremos as contas.
by LukaPlayerSpecial

Futsal Comentário de Silvério Tavares

Jogo: Clube Infante Sagres * S. C. Luso Académico
Data e hora:
19/12/2009 pelas 20h00
Local: Pavilhão Infante Sagres
Resultados ao intervalo: 2-0
Resultado final: 3-3

Clube Infante Sagres:
Cinco Inicial: Dani ; Filipe, Aleni, Alves e Postiga.
Suplentes Utilizados: Pepe , Rui Pedro e Afonso.
Suplentes não utilizados: Conguito e Carolo
Marcadores: 1-0 Postiga; 2-0 Postiga e 3-2 Pepe
Treinador: Silvério Tavares.

Nem sempre querer é poder!
Nesta 12ª jornada recebemos em nossa casa a equipa do Luso Académico, equipa que na época passada militava na divisão acima e que por lá andou várias épocas. Tínhamos observado alguns jogos do nosso adversário pelo que estávamos avisados de algumas dificuldades que poderíamos ter de ultrapassar. Como último jogo de 2009, um resultado positivo permitia-nos manter distâncias para o grupo da frente, seguindo assim o plano estipulado para esta época desportiva.
Iniciamos o jogo com uma postura de ataque bem vincada, com rápida circulação de bola entre sectores e imediata pressão em caso de perda de posse de bola o que nos permitiu inaugurar o marcador logo aos quatro minutos por intermédio do Postiga. Curiosamente, logo após o golo, foi notória uma desaceleração da nossa equipa como se o jogo estivesse já resolvido, indo contra todos os alertas dados na semana de treino. O Luso aproveitou então para avançar no terreno e face tamanha facilidade de penetrar nos nossos vinte metros, começou a causar certo perigo para a nossa baliza. Em dois lances vimos os postes das nossa baliza abanar e num remate de todo estranho vimos a bola sobrevoar a nossa área e embater na barra, lances que quase me tiravam do sério. Abanão dado na equipa e... golo. 2-0, mais uma vez através do Postiga ao passar dos 15 minutos de jogo. E foi com este resultado que chegamos ao fim duma primeira parte nem sempre bem jogada, com várias faltas assinaladas, umas escusadas e outras algo forçadas e vários jogadores nossos já amarelados.
Conversa com a equipa no balneário e mais alertas dados, pois ainda faltavam mais vinte minutos de jogo antes de irmos de férias natalícias.
Entramos para a 2ª parte com vontade de ampliar a vantagem e resolver rapidamente o jogo, reduzindo assim o risco de mais perda de pontos importantes. Sem grande surpresa deparámo-nos com um Luso mais pressionante e aguerrido, jogando o jogo pelo jogo, passando desde logo a mensagem que estavam ali para discutir o resultado até ao fim. Num lance algo confuso na nossa área o nosso adversário consegue reduzir para 2-1 o que enervou um pouco a nossa equipa, passados apenas quatro minutos deste período. E se enervados estávamos, mais ficamos quando mais quatro minutos volvidos a equipa de arbitragem resolve transformar um desequilíbrio dum jogador do Luso Académico que se estatela sozinho na nossa área numa grande penalidade contra nós. Ficamos incrédulos com a decisão tomada mas não havia nada a fazer. Bola na marca dos 6m e golo que dava o empate ao nosso adversário. O sentimento era agora de revolta e essa revolta fez-se sentir logo no minuto seguinte com o Pepe a desferir um remate fora da área que só parou no fundo da baliza do Luso Académico. Estava reposta a vantagem e a justiça no marcador.
Com ainda cerca de dez minutos para jogar, tínhamos agora a clara noção que teríamos de lutar contra tudo e contra todos para segurar a vantagem até ao fim. Com o jogo agora partido, bola lá e bola cá, os lances de perigo acumulavam-se nas duas áreas e aos trinta e cinco minutos o Luso aproveita uma desconcentração da nossa defensiva para voltar a empatar o jogo, marcando assim o 3-3. Voltamos á carga empurrando o nosso adversário para os seus quinze metros conseguindo mesmo duas a três boas oportunidades para desfazer o empate até que nos deparamos com mais um imprevisto. O Alves comete uma falta perfeitamente normal e o árbitro do encontro resolve puni-lo com um cartão amarelo. Como já tinha visto essa mesma cartolina, recebe ordem de expulsão, quando faltava apenas 1 minuto para o fim do encontro. Vimo-nos então obrigados a jogar o que restava do tempo de jogo em inferioridade numérica. Mesmo assim, o último lance de golo eminente ainda nos pertenceu mas o Aleni não conseguiu finalizar.
Um empate sem dúvida com sabor amargo que nos impediu de saltar para a quinta posição e nos custou mais uma queda na classificação.
Nota negativa para a dupla de arbitragem.
Silvério Tavares
Treinador do Clube Infante Sagres

Futsal – A. S. S. Amanhã da Criança

Torneio Internacional de Futsal Cidade de Lugo
Ao terceiro jogo o Amanhã da Criança defrontou a Cidade de Toledo que também estava afastada das meias-finais, mas quando se pensava que o Amanhã da Criança poderia fazer uma gracinha, as coisas não se proporcionaram, vejamos o que André Martins disse ao fut-porto sobre este jogo.
Defrontamos uma equipa engraçada, mas que a meu ver, podia ser o adversário mais acessível, dado que os jogadores não tinham uma grande diferença a nível físico.
Perdemos o jogo por 11-1, um resultado pesado, dado que o Toledo, teve uma eficácia muito elevada para oportunidades que criou. Conseguimos o objectivo de marcar um golo, mas a ânsia de querer marcar mais golos e discutir o resultado na fase inicial, levou a que na fase inicial os jogadores descurarem-se os aspectos defensivos e subissem demasiado no terreno de jogo, sem se preocuparem com os aspectos tácticos, e ao nível do torneio em causa isso é fatal.
O jogo ainda esteve 2-1, equilibrado, mas o cansaço revelou-se e a partir daí não havia nada a fazer, a não ser tentar fazer o melhor possível
".

A participação desportiva
Sobre o aspecto desportivo da participação fez esta observação: “Em todos os jogos, jogaram todos os jogadores, o que para eles foi uma boa experiência, penso que ganhei uma equipa, dado que o nível em Portugal é muito inferior ao que cá existe, além de que as idades também são diferentes. Não é fácil a nenhuma equipa portuguesa competir com equipas que treinam 5h30m por semana como e o caso do Azkar Lugo no escalão de iniciados, é outra realidade. De referir que os jogadores espanhóis estão a evoluir muito no aspecto técnico, essencialmente a nível da finta. Um nível muito elevado nos iniciados, o que a mim me surpreendeu muitíssimo, dado que a minha equipa de juvenis, por exemplo teria muita dificuldade em bater qualquer uma das quatro equipas semifinalistas do escalão de iniciados, estão a fazer um excelente trabalho em Espanha".

A participação lúdica e de lazer
Sobre a experiencia a nível lúdico e de lazer André Martins fez este resumo “Mas neste torneio, não jogamos só, visitamos a famosa muralha de Lugo, que é Património Mundial, fizemo-la toda a pé, e ainda são uns 3km demoramos cerca de 45m, fomos ao Lugo Jovem, uma feira de divertimentos, dado que, temos de aliar outras coisas à componente desportiva, foi um dia em cheio".


A Taça Fair-play foi conquistada pelo A. S. S. Amanhã da Criança e ficou o convite para a próxima edição e André Martins explica como isto foi possível: “Apesar de os resultados em termos desportivos não terem sido os melhores, é com muito alegria que soubemos que tínhamos ganho a Taça Fair-Play no escalão de iniciados, e o convite para estarmos presentes na próxima edição estava renovado, dado a simpatia dos nossos atletas, apesar das derrotas pesadas que sofreram".

Para finalizar André Martins fez o resumo da participação portuguesa no Torneio Internacional de Lugo: “Relativamente ao comentário final, achei que a cerimónia foi muito boa, com todas as equipas presentes, as que estiveram nas meias-finais, não tendo só a representação de um atleta e dirigente, como aqui muitas vezes acontece, só estando a equipa toda dos finalistas, são poucas as equipas que têm o fair play de lá estar todas para entrega de prémios.
Com medalhas para todos semi-finalistas foi uma alegria para os miúdos que lá chegaram, lembranças para todas as equipas, e para nós, a taça fair-play.
Uma excelente organização, no meu entender, um nível muito elevado, com grandes jogos de futsal, e sempre com 300 a 400 espectadores a verem os jogos, o que dá outra emoção.
Fomos muito bem recebidos e tratados por toda gente, a recepção foi muito boa, e alegrou muito os miúdos saberem que para o ano estarão presentes, para agora tentarem ter uma prestação a nível de resultados melhor.
Relativamente ao que jogamos, penso, que à excepção do ultimo jogo, jogamos o que sabemos, não havia nada mais a fazer, o que se nota é que as equipas de espanholas trabalham melhor que nós, muitas vezes também por terem mais horas de treino, mas porque a mentalidade é diferente, parece-me que os nossos miúdos, hoje em dia estão dispostos a fazer menos sacrifícios para lutarem pelo sonho de serem jogadores, talvez também, pelo facto, de em Portugal quase não haver equipas profissionais, o que em Espanha existem muitas.
Foram três dias espectaculares, que serviram para a equipa crescer e unirem-se bastante, é algo que não vão esquecer a vida toda deles”.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Futsal – A. C. D. Coopermaia

Marco Chapêlo é o novo técnico
Marco Chapêlo até agora guarda-redes do clube maiato vai assumir as funções de treinador substituindo assim Francisco Fardilha.
O novo técnico era até ao momento guarda-redes, não é novo nestas funções pois ao serviço do extinto S. Pedro da Cova assumiu-as.
Francisco Fardilha sobre o novo técnico tem as seguintes palavras, “… se tiver a mesma postura enquanto treinador do que aquela que teve enquanto jogador tem tudo para fazer uma grande carreira. É daqueles atletas que qualquer treinador gosta de ter, disciplinado, voluntarioso e com ambição”.
De momento estamos aguardar algumas declarações do novo técnico e assim que possível faremos a notícia.

Futsal – Torneio Nacional Inter-Associações Sub 21

Evento decorrerá em Caminha e Vila Nova de Cerveira
Numa organização conjunta entre a A. F. Viana do Castelo e a Federação Portuguesa de Futebol, o Torneio Nacional Inter-Associações de Futsal Masculino Sub-21/Zona Norte.
O evento decorrerá em Caminha e Vila Nova de Cerveira entre o dia 08 e 10 de Janeiro e estarão presentes oito selecções distritais que serão divididas em dois grupos.
Num grupo estarão as Selecções Distritais de Viana do Castelo; Vila Real; Braga e Viseu, no outro grupo estarão, Porto; Bragança; Aveiro e Guarda.
A Selecção portuense entrará em acção na sexta-feira onde jogará no Pavilhão Municipal de Caminha com a sua congénere da Bragança, no dia seguinte, no mesmo pavilhão jogará com Aveiro e no Domingo para fechar desloca-se a Cerveira para defrontar e fechar a sua participação com a selecção da Guarda.

Convocatória:
A convocatória teve sofrer uma ligeira alteração por indisponibilidade devido a lesão de Nuno Santos da Associação Académica de Leça, assim sendo passamos a divulgar a convocatória e os acompanhantes que compõem a comitiva da A. F. Porto:
ATLETAS:
* A. R. Freixieiro (4 atletas): Tiago Brito [6]; André Gomes [7]; Joaquim Moreira [9] e Paulo Rocha [10].
* Boavista F. C. (2): Ricardo Ribeiro [3] e João Azevedo [11].
* G. D. C. Cohaemato (2): Ricardo Ávila [1] e Rui Ribeiro [8].
* Gondomar Futsal C. (2): Sérgio Baltar [4] e Bruno Bernardo [4].
* A. S. S. Amanhã da Criança (1): Tiago Cardos [2].
* A. R. C. E. D. Junqueira F. C. (1): Vítor Sousa [12].
ACOMPANHANTES:
* Vice-Presidente:
Silva Pereira
* Coordenador: Prof. Sérgio Ribeiro
* Assessor: Rolando Matos
* Seleccionador/Treinador: Manuel Rocha
* Treinador: Miguel Couto
* Massagista: João Lemos

Programa de jogos do Grupo da A. F. Porto:
Sexta-Feira (08 de Janeiro):
18h00 – Municipal de V. N. Cerveira: A. F. Aveiro * A. F. Guarda
20h00 – Municipal de Caminha: A. F. Porto * A. F. Bragança
Sábado (09 Janeiro)
15h00 – Municipal de Caminha: A. F. Guarda * A. F. Bragança
17h00 – Municipal de Caminha: A. F. Porto * A. F. Aveiro
Domingo (10 Janeiro)
10h00
– Municipal de Caminha: A. F. Bragança * A. F. Aveiro
10h00 – Municipal de V. N. Cerveira: A. F. Guarda * A. F. Porto

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Futsal – A. C. D. Coopermaia

Francisco Fardilha de saída do clube maiato
Em comunicado e sem explicar as razões que ficam no seio interno do clube, atletas e técnico, Francisco Fardilha dá a conhecer a sua saída de forma amigável.
Assim sendo passamos a divulgar o comunicado conjunto enviado pelo técnico:
A direcção da Associação Cultural e Desportiva da Coopermaia e o seu treinador Francisco Miguel Costa Leite de Sá Fardilha chegaram a acordo, no dia 5 de Janeiro de 2010, para a cessação de funções do segundo. Este acordo foi obtido de forma amigável e cordial, no sentido de serem mantidas as excelentes relações que sempre existiram e existirão entre direcção da agremiação e equipa técnica.
Em nome pessoal, o técnico Francisco Fardilha agradece aos atletas, ex-atletas, dirigentes, fisioterapeuta e associados os maravilhosos três anos passados ao serviço da ACD Coopermaia, numa simbiose que permitiu a conquista de duas subidas de divisão e a chegada da associação ao mais alto patamar da sua história. Agradece também à sua equipa técnica, composta pelas Dras. Sara Pinho e Nelma Martins pela determinação e lealdade demonstradas em todos os momentos em que estiveram no clube de Gueifães.
A equipa técnica demissionária já não orientará o jogo frente ao Jaca F.C., a realizar no próximo dia 10 de Janeiro, fazendo desde já votos para que o novo corpo técnico e os atletas consigam dar continuidade, com o maior sucesso, ao trabalho até agora desenvolvido
.”

Futsal - Comentários Tomás Costa

Jogo: C. D. Aves * C. D. S. Salvador do Campo
Campeonato: Júnior 2.ª Divisão Série 2 -16.ªJornada
Resultado ao intervalo: 1-0
Resultado final: 1-1
Local: Pavilhão do C. D. Aves – Frente ao Estádio

Depois da paragem natalícia chegava o dérbi tirsense. Muito se esperava deste jogo pois opunha alguns atletas que frequentam o mesmo estabelecimento de ensino e a rivalidade entre estes dois emblemas é bem conhecida por estas paragens. Diga-se de passagem que esta rivalidade foi apenas demonstrada em jogo pois as duas equipas lutaram freneticamente pelos três pontos mas no final todos se respeitaram e cumprimentaram dignamente.
1ª Parte
Tentei alertar os meus atletas para encararem o jogo como um jogo normal mas logo no início se notou bastante nervosismo da nossa parte. A equipa avense exercendo sempre uma pressão alta dificultava bastante a nossa tarefa e foi neste início de jogo a melhor equipa em campo. Como não conseguíamos pegar no jogo era urgente mudar a estratégia. Usando o minuto a que temos direito a primeira preocupação era tranquilizar os jogadores e alterar as nossas saídas de pressão. Depois deste minuto a equipa passou a ter mais bola mas como vem sendo hábito ia desperdiçando algumas oportunidades flagrantes com finalizações falhadas ao segundo poste e na cara do guarda – redes adversário. Depois de tanto desperdício o Aves chega ao golo numa falha clamorosa do nosso sector defensivo que permite a intercepção de um passe ainda no nosso meio campo o que coloca o adversário na cara do nosso guarda – redes que nada pode fazer para evitar o tento avense. Este golo aconteceu numa altura crucial do jogo pois minutos depois a equipa de arbitragem dava por terminada a primeira parte.
2ª parte
Já com algum conhecimento do adversário sabíamos que o Aves ia recuar as suas linhas e que seria difícil destronar o seu bloco defensivo. Os primeiros dez minutos da segunda parte foram de desespero total pois não conseguíamos penetrar na defensiva avense e íamos sofrendo alguns contra–ataques venenosos que só não resultaram em golo por muita sorte. Com a nossa equipa toda balançada para o ataque as fragilidades defensivas eram bem visíveis. Depois de muitas vezes termos rematado de fora da área sem qualquer consequência para o resultado a quatro minutos do final lá conseguimos o golo do empate numa jogada em que Mika finaliza de baliza aberta um passe de Bananas. Depois deste golo o Aves voltou à pressão alta mas como o tempo já era escasso o resultado não sofrer alteração.
De registar a excelente afluência de público a este jogo que apesar de não muito bem jogado teve emoção do primeiro ao último minuto. Aos nossos adeptos tenha a agradecer pois foram incansáveis no apoio aos nossos atletas e mesmo com este resultado menos positivo que nos afasta cada vez mais dos lugares cimeiro nunca nos deixam sozinhos. A estes e a todos os que de alguma maneira têm feito tudo para apoiar este humilde clube o meu muito obrigado.

Fora de Jogo: Exposição de Fotografia

Pedro Cunha expõe "Fotogramas da Memória"
Convidamos os nossos visitantes para a inauguração da exposição de fotografia de Pedro Cunha que terá lugar na Biblioteca Municipal de Santo Tirso, Rua de Gross-Umstadt, Quinta de Geão – 4780 Santo Tirso, no próximo sábado dia 9 de Janeiro 2010 pelas 15h30.
Pedro Cunha, tem colaborado com este portal no envio de reportagens de jogos de futsal, nomeadamente de equipas de Santo Tirso, vai expor quarenta e oito fotografias com dimensões que variam entre os 20x30, 30x40 e 40x50, sendo de temas variados.
Durante a inauguração será servido um Porto de Honra.
Exposição: de 09 a 23 de Janeiro de 2010
Horário:
2ª a 6ª Feira: 09H00 - 19H00
Sábado: 14H00 - 18H00

Futsal Juvenil – Resumos e resultados

1.ª Div. 14.ª Jorn. : Quase tudo na mesma
O Boavista continua liderar 100% vitorioso após vencer na recepção ao Fonte Moura liderando com larga margem para o segundo classificado que é agora o Alpendorada após vitória fora de portas sobre a Escolas de Modelos e Amanhã da Criança ter adiado o seu jogo com o Caxinas para o dia 27/01.
Freixieiro foi outra equipa que subiu na tabela classificativa devido ao jogo adiado, após ter recebido e vencido o Briosos Valboenses.
Na zona de despromoção nenhuma das quatro equipas que lá moram, não conquistaram qualquer ponto, mantendo-se assim as posições que detinham à partida para esta jornada.
2.ª Div. Série 1/15.ª Jorn.: Primeiros vitoriosos
Com excepção do Junqueira que folgou mas manteve a terceira posição, os seis primeiros conseguiram conquistar os três pontos.
Granja e Modicus, lutam mano a mano pela liderança isolada, após mais uma jornada onde venceram os seus jogos diante o Senhorense e Jaca respectivamente, e aumentaram para sete pontos a vantagem sobre o terceiro classificado.
Santa Cruz goleou na deslocação ao Arcozelo e manteve-se na quarta posição em igualdade pontual com o Santa Isabel que a jogar em casa venceu o C. D. Campanha.
Quem manteve a sexta posição e aumentou vantagem pontual sobre o sétimo classificado (C. D.Campanhã), foi a União Bela após brindar o Ardegães com a maior goleada da jornada.
2.ªDivisão Série 2/15.ªJorn.: Santa Cruz Douro atrasou-se
Ao perder em casa diante a Escola de Gondomar o Santa Cruz do Douro deixou escapar os três da frente e viu o seu adversário de jogo alcança-lo na terceira posição.
O líder Vila Boa do Bispo manteve-se isolado na frente após golear em casa do Leões de Tardariz. Na sua perseguição continua Escolas de Arreigada que venceu em casa da J. D. Gondomar.
Quem está a dar luta a estes dois é o Gondomar Futsal que goleou na recepção ao Ordem.
Na sexta posição manteve-se o Futsal Ponte após vitória robusta sobre os Romanos na visita a Lordelo.

Futsal - Comentários de Paulo Barroso

Jogo: A.D.C.R. Bairro do Outeiro * Spg C. S. Gens
Resultado ao intervalo: 0-2
Resultado final: 2-5
Campeonato: 2.ª Divisão Série 1 – 13.ª Jornada
Local: Pavilhão do G. D. Viso – Porto
Data e Hora: 02/01/2010 – 21h05
Espectadores: ± 70
Árbitro: Nuno Amorim

Spg C. S. Gens
Cinco Inicial:
Marco; Fábio Soares (c), João Rodrigues, João Monteiro, Fábio
Suplentes Utilizados: Casual, Kaka, Hélder, Paulo
Suplentes n/ utilizados: Jorge
Marcador: Fábio (4); Hélder (1)
Treinador: Paulo Barroso

Depois da equipa do S. C. S.Gens mudar de técnico e de não treinar à cerca de 1 mês, ninguém esperaria a resposta dada por esta equipa, assim como o nosso adversário.
Previa-se que iria ser um jogo difícil, até porque se tratava do 3º classificado, equipa que estava moralizada, que mantém a mesma estrutura em três anos, tendo assim já processos assimilados, com bons valores individuais, e que na minha opinião será candidata à subida de divisão.
Vivi mais uma situação atípica no meu percurso enquanto treinador, pois assumi o comando técnico da equipa no banco, com total desconhecimento da minha equipa em todos os aspectos.
Conhecia melhor o adversário que a minha própria equipa!
Por outro lado sabia que havia um factor que, à partida, estaria nos níveis máximos e que teria que tirar partido disso para surpreender o adversário, esse factor era a vontade do plantel em mostrar serviço ao novo técnico.
Por isso, dei instruções para de certa forma, anularmos o ponto forte do adversário que seria na construção de jogo na linha dois e ao mesmo tempo sairmos em transições rápidas com bastantes elementos de forma a termos mais hipóteses de sucesso.
É a forma mais simples e objectiva de se ganhar um jogo, mediante as circunstâncias. Embora nem sempre resulte, mas depois decidiria mediante o que o jogo me trouxesse.
Foi assim, que a defendermos bem na linha dois, com uma defesa bem pressionante, agressiva, com as linhas bem juntas, com a redução de espaços, que o nosso adversário começou a perder muitas bolas, com muitos passes falhados e assim começamos a criar muito perigo chegando ao 1-0 num contra-ataque e pouco depois ao 2-0 num ataque rápido.
Nesta primeira parte foi notória a qualidade do Bairro do Outeiro a nível táctico com bastantes movimentações, a criar diversas situações de finalização. Mas soubemos sofrer, com níveis físicos bastantes baixos onde tive necessidade de substituições constantes e onde esteve patente a entreajuda de toda a minha equipa.
O resultado ao intervalo era fruto do melhor aproveitamento da minha equipa do erro adversário.
Na segunda parte assistiu-se a uma entrada forte do Outeiro mas que queria fazer tudo muito rápido, o que originou a mais uma transição rápida nossa e o ampliar da vantagem para 3-0.
O nosso adversário começou a jogar então com o 5 elemento, empurrando-nos para a nossa área, conseguindo reduzir para 1-3. Logo de seguida num ataque rápido nosso e mal definido proporcionamos um contra-ataque do Outeiro que reduziu para 3-2. Sabia que estávamos no momento em que o nosso adversário moralizou e iria à procura do empate, não sabia era até que ponto iria a força mental dos meus jogadores e o manter da calma para a definição do jogo.
Deram uma grande resposta! Continuaram a sofrer a pressão do adversário que jogava 5x4, defendemos com tudo o que tínhamos e assim conseguimos não só não sofrer golos, mas ainda marcamos mais dois, fruto da defesa agressiva mantínhamos e no ataque rápido que ainda explorávamos.
Em primeiro lugar quero elogiar o adversário que tem muita qualidade e que tudo tentou para vencer, nem sempre da melhor forma. Em segundo lugar os parabéns à minha equipa que sem condição física deixou tudo no campo e que tentou sempre cumprir com rigor todas as instruções que vinham do banco.
Em terceiro lugar também à minha equipa no capítulo disciplinar, na qual e fruto da fama que lhe antecede, soube dar uma resposta cabal sendo sempre muito agressiva mas não violenta.
Por último uma palavra de apreço às dezenas de adeptos que compareceram ao jogo para nos apoiarem e que estiveram à altura da equipa, com personalidade, respeito e fair-play!

Paulo Barroso,
Treinador Spg C. S. Gens

Futsal Juniores – Resumos e resultados [16.ªjorn.]

1.ª Divisão – Freixieiro afirma-se
Ao vencer na casa do seu mais directo adversário (Boavista), o Freixieiro só não ampliou a vantagem sobre os mais directos perseguidores como afirma-se como o maior candidato na conquista do título e marcar presença na Taça Nacional onde defenderá o título conquistado na época passada.
São seis pontos que o separam do segundo classificado e com menos um jogo o Freixieiro poderá ampliar a vantagem caso saia vencedor do jogo em atraso com a Cohaemato.
Precisamente a Cohaemato que poderia beneficiar de confronto entre os dois primeiros, não foi além de um empate caseiro diante o Caxinas e perdeu a oportunidade de ascender á vice-liderança.
Quem reduziu a desvantagem pontual e ascendeu á quarta posição por o Amanhã da Criança ter adiado o seu jogo com o Praia Mar, foi o Santa Cruz que venceu na recepção ao Pinheirense.
Pinheirense que com esta derrota manteve-se abaixo da linha de água, onde nenhuma das quatro equipas que ocupam essas posições conseguiram pontuar.
2.ª Divisão Série 1 – Monte Pedras recupera a liderança
Com a derrota em Vermoim o Foz cai do trono de líder para a terceira posição ao ser ultrapassado pelo Monte Pedras que goleou na recepção ao Império de Vila Chã regressando ao topo e pelo Polenenses que venceu na recepção ao Jaca.
Ao vencer o anterior líder o Vermoim aproximou-se do Miramar que folgou e fica agaro a seis pontos do primeiro classificado.
2.ªDivisão Série 2 – Triana destronado
Escolas de Arreigada venceram na recepção ao Santa Cruz do Douro e lograram alcançar a liderança após a Juventus Triana ter empatado na deslocação ao Académico de Sangemil.
Modicus reduziu a desvantagem para o segundo classificado que é agora a Juventus Triana, após vitória pela margem mínima em casa da Juventude de Gondomar.
S. Salvador do Campo na quarta posição, voltou a perder pontos para os lugares cimeiros ao empatar em casa do Aves.

Futsal - Comentário ao jogo da A. R. Negrelos

Jogo: A.R. Negrelos * J. D. Águas Santas
Local: Pavilhão da Escola Secundária D. Afonso Henriques.
Data e Hora: 02/01/2010 pelas 20h00m.
Piso: Em bom estado.
Espectadores: ± 30.
Resultado ao intervalo: 0-2
Resultado final: 0-3

A. R. Negrelos:
Delegado ao jogo: Carlos Martins.
Treinador: Frederico Magalhães.
Fisioterapeuta: Alcina.
Massagista: Lininho.
Cinco inicial: Sócrates; Tiago Cunha, Pitico, Carlos e Pardeijo.
Suplentes utilizados: Matos, Tiago Antunes, Faria, Buita, Hélder Pereira e Brites.
Suplentes não utilizados: João.
Ausentes: Treinador Adjunto Tónio, Pedro e Zé Manel.

Sinal [+]: Excelente jogo equipa Águas Santas embora muito facilitado pela equipa A.R. Negrelos.
Sinal [-]: Equipa A.R. Negrelos irreconhecível um apanágio daquilo que vem sendo sempre que vem da época Natalícia.

Sem espinhas, assim se pode traduzir a vitória equipa Águas Santas no reduto A.R. Negrelos com os maiatos a expor o seu futsal da maneira que bem quis e lhe apeteceu com A.R. Negrelos a demonstrar uma enorme falta frescura física e fio jogo talvez traduzido pelo facto de nestes 15 dias paragem apenas ter efectuado um treino.
Foi um jogo sem história com a equipa Águas Santas a vencer justamente com o resultado a poder ser mais desnivelado.
Quanto a nós e pela quinta época consecutiva é a quarta vez que perdemos a seguir ao Natal, talvez mereça reflexão.
Podia estar aqui a escrever mais coisas mas não tenho pachorra.
Aos sócios pedimos desculpa, não pelo facto ter perdido mas sim por terem perdido o seu tempo a ver tamanha desilusão.
Abraços.
Comentário de Rui Fernandes

Futsal Feminino – Resumos e resultados

1.ª Divisão – 12.ª Jorn.: Mindelo faz a separação entre equipas
Os quatro da frente fazem um campeonato á parte e cada vez é maior o fosso entre os quatro do topo e as restantes equipas, embora entre o primeiro classificado e o quarto a distância pontual é de doze pontes.
Restauradores Avintenses comanda isolado sem ter perdido qualquer ponto e na recepção ao C.J. Malta cumpriu e levou de vencida as vila-condenses que lutam para não caírem na zona de despromoção.
Alfenense manteve a segunda posição vencendo com expressividade na recepção ao CACorim, mas Escola de Gondomar não descola após ter vencido em casa a União S.Mamede.
Mindelo ocupa a quarta posição e está numa posição tranquila após golear a Escolas de Arreigada e a distância (seis pontos) que tem sobre o quinto é a mesma que lhe falta para chegar ao terceiro.
Na zona de despromoção a única equipa que pontuou foi o Rebordões que conquistou o segundo ponto ao empatar a dois em casa com o Aves.
2.ª Divisão – 10.ª Jorn.: Baguim do Monte travou Póvoa Futsal
Na décima jornada o Póvoa Futsal cederam os primeiros pontos ao empatarem na visita ao Baguim do Monte.
No entanto mantiveram a distância pontual sobre a segunda classificada que é a equipa “B” do Restauradores Avintenses que não fizeram melhor na visita ao Leões de Citânia.
Rio Febros foi ao Jovens Unidos roubar a terceira posição a estes ao vencerem por números esclarecedores.
Jovens Unidos não só perderam a terceira posição como caíram para quinto após serem ultrapassados pelo S. Salvador do Campo que venceu pela margem mínima em Covelas.
Covelas com esta derrota caiu para sétimo após o Areias ter goleado a A. D. Penafiel.

Futsal - Comentário de Sílvio Sousa

Jogo: C. D. Contumil * A. Atl Telheiro
Resultado ao intervalo: 1-0
Resultado final: 3-1
Campeonato: Sénior 2ª Divisão Série 1- 13ª jornada
Local: Escola Nicolau Nasoni
Data e Hora: 02/01/2010 - 22h30
Árbitro: Jorge Cunha
Piso: Em bom estado
Espectadores: ±70

A. Atlético do Telheiro
Treinador: Nelo
Delegado: Nelinho, Chaves
Cinco inicial: Marcírio; Paulo (c); Carlos; Vilaça e Alcino
Suplentes: Paulo (gr); Sílvio; Rodrigo e Nando
Suplentes não utilizados: Márcio
Indisponíveis: Pedro e Luís
Golos: 3-1 Carlos
Melhor em Campo: Marcírio

Sinal (+): O acreditar que o jogo não estava perdido
Sinal (-): Algum desacerto defensivo que deu origem aos três golos sofridos e a expulsão errada do nosso capitão.

Depois de uma semana algo atribulada em que conheci vários sentimentos de nostalgia e vivi momentos de grande ansiedade, com muita tristeza minha, deixei o Gens e regressei ao Telheiro.
Regressado a este clube, fomos enfrentar o Contumil e saímos injustamente derrotados por um adversário que soube aproveitar os nossos erros e que em contra-ataque sentenciou o jogo.
Entramos para a partida algo nervosos, a não circular a bola e com várias perdas de bola. Embora isso, nos primeiros minutos houve um lance de golo para cada lado mas os avançados mostraram-se perdulários. O jogo seguia monótono, sem oportunidades de golo, até que numa jogada ao pivot e com uma falha de intercepção do Nando, eis que o Contumil chega á vantagem. A partir do golo sofrido melhoramos no jogo, caindo em cima do adversário e quase a terminar a primeira parte num bom lance de ataque, numa boa troca de bola, Carlos recebe um passe do Nando e isolado remata para uma defesa do redes e perdeu-se a oportunidade de irmos para o intervalo empatados.
Viemos do intervalo dispostos a inverter a situação e contra a corrente de jogo o Contumil faz o segundo num lance de contra-ataque, num dois para um bem aproveitado.
Começamos numa pressão alta, que funcionava mal e dava-mos espaços entre linhas e daí resultou o terceiro golo, em tudo igual ao segundo. Começamos então a jogar com o quinto elemento e encostámos a equipa adversária, criando-se inúmeras oportunidades de golo, que nos levariam ao empate, mas a bola embatia em tudo que mexia, até que numa troca rápida de bola, o nosso quinto elemento Carlos reduziu o marcador e o Contumil sempre que podia lá tentava atacar, até que a dupla de arbitragem numa dualidade de critérios incrível, expulsou o nosso capitão Paulo por acumulação, por mão na bola, foi correcto, mas o lance do primeiro amarelo foi procedido de falta e não marcou e momentos antes, a mesma jogada, e nem cartão para um jogador adversário, que por sinal seria o segundo, mas.....
A partir daí o Contumil limitou-se a guardar a bola e uma vantagem que em nada justificaram, muito com a ajuda da dupla de arbitragem que se intimidou com o ambiente e onde em cada falta marcada contra a equipa do Contumil, toda a equipa lhes caía literalmente em cima a protestar todas as decisões, por isso digo que todos os jogos deveriam ter um observador na bancada, assim não mostrariam medo e apitavam sem receios porque saberiam que estariam a ser avaliados e teriam que mostrar serviço.

Sílvio Sousa
Atleta da Atl. Telheiro