ESTE BLOGUE DE MOMENTO ENCONTRA-SE INATIVO.

PARA SEGUIR O FUTSAL DISTRITAL: futsal-porto-distrital.blogspot.com

PARA SEGUIR O CAMPEONATO AMADOR DE FUTEBOL: fut-porto-amador.blogspot.com

PEDIMOS DESCULPA MAS ESTAVA A SER DÍFICIL MANTER A ACTUALIDADE NO FUTEBOL DISTRITAL, NO ENTANTO MANTEMOS A INFORMAÇÃO DO FUTSAL DISTRITAL E FUTEBOL AMADOR.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Futsal - Comentários de Miguel Pereira

Jogo: Gramidense Infante F.C. *A.S.C. Sobrado
Campeonato: 1.ª Divisão Série 2 -12.ª Jornada
Local: Pavilhão Municipal de Valbom
Data e Hora: 19/12/2009 -18h00
Resultado ao intervalo: 0-0
Resultado Final: 1-0
Árbitro: António G. Silva
Observador: Alexandre Pinto

E ao fim de tantos meses, o Sobrado voltou a perder... Aliás, já nem lembrava da última derrota!!!
Num jogo marcado para as 18h, que se iniciou às 18:30h, onde o aquecimento foi feito nos corredores do pavilhão, com a chamada aos árbitros feita tudo ao molhe e o recado de que "os senhores estavam com pressa"!! É uma pena que se insistam nestas soluções de ter "30 jogos" no mesmo pavilhão, tudo a correr muito e sem tempo a perder! Ainda para mais sabendo que a ASC Sobrado já foi multada por ter atrasado um inicio de jogo em 5 minutos!!!!! Enfim....é o Futsal distrital que temos!!

Quanto ao jogo, que ditou uma das poucas derrotas da minha equipa.
Avisei os meus jogadores das dificuldades que nos esperavam.
E o Gramidense goleado nas jornadas anteriores, não correspondia ao seu real valor. Acrescento que esta equipa que defrontamos, se jogar sempre assim é um sério candidato à subida de divisão! Os avisos foram bem recebidos e estivemos ao nosso melhor nível durante a primeira parte, tendo assistido a 20 minutos de grande qualidade repartida.
Belo jogo de Futsal, muito equilibrado e tacticamente interessante.
O Gramidense estava organizado como ainda não tinha visto esta época e criou-nos imensas dificuldades, apesar das melhores oportunidades de golo serem nossas!
Admito justiça no 0-0 ao intervalo e realmente sentia estar a defrontar uma grande equipa. O jogo seria resolvido num detalhe...

E assim foi, os 12 minutos de jogo corrido na segunda parte foram suficientes para a equipa da casa marcar numa falha defensiva nossa e para uns pares de perdidas escandalosas da nossa parte!
Os restantes 8 minutos, foram divertidamente passados a assistir o GR do Gramidense e numa expulsão já perto do fim, que por si só demorou 3 MINUTOS!!!!!!!
Lamento a nossa pouca clarividência para pelo menos empatar o jogo e reconhecer que as regras do jogo são assim. Se houve alturas que nos deram jeito, desta vez sofremos nós! Não me custa nada felicitar o adversário, aliás, fi-lo no final do jogo e dar um abraço aos meus jogadores. Mas lições de moral eu não aceito....

Podem continuar a enviar postas de pescada dos diversos blogs de futsal, mas o Sobrado para o ano estará a jogar para subir à 3ª Divisão Nacional!
Meus amigos, é a paixão que move e admito uma Azia do caraças, MAS COM ESTE GRUPO DE PESSOAS A MEU LADO, SOU UM TREINADOR FELIZ! Tive o privilégio de cumprimentar um a um, sentir este espírito maravilhoso de dever cumprido..... E felicitar o adversário!

Feliz Natal a todos e um Grande 2010!

Miguel Pereira
ASC Sobrado

Futsal 3.ªDivisão – Resumo e resultados

Areal aumenta vantagem
Com a vitória caseira diante o Estrelas Vasco da Gama, a equipa tirsense que se estreou nesta época, ampliou a vantagem pontual sobre o Salgueiros 08 após estes permitirem um empate diante a ADISCRE Penafiel.
Com este empate foi alcançado na segunda posição pela União Progresso após vitória em Penafiel sobre a Associação Desportiva local.
Urbanização Areias cimentou a quarta posição após vitória robusta na recepção ao Vila Caíz e assim ficar a um ponto do Salgueiros 08.

domingo, 20 de dezembro de 2009

Futsal – Águias da Areosa F.C.

Carlos Ferreira é o novo treinador do Águias da Areosa
Carlos Ferreira já desde a passada quinta-feira, que tem vindo a trabalhar no Águias da Areosa para substituir o treinador interino Zé Nando que agora passa para as funções de adjunto que detinha nos tempos de Paulo Barroso.
No jogo realizado ontem Carlos Ferreira esteve presente na bancada para ver a equipa por fora, já que ainda não podia estar no banco e assistiu Zé Nando a entregar-lhe a equipa ainda acima da linha de despromoção após o empate caseiro a duas bolas diante o S. Pedro Fins.
Para Carlos Ferreira ao aceitar este projecto sabe bem as metas pretendidas pela direcção “ foi um projecto que aceitei de bom agrado, fiquei contente que a noticia publicada no blogue surtisse o efeito desejado, ou seja ser contactado para treinar e quanto aos objectivos que me propuserem ao qual tentarei dar o melhor seguimento é a manutenção de modo a fazer o resta da época tranquila e sem grandes percalços

Futsal “Honra” – Resumo e resultados

Cruzeiro Santana vence em vários campos
O vencedor da última jornada do corrente ano, é sem sombra de dúvida o Cruzeiro Santana, venceu o seu jogo na recepção ao S.t.º António de Grijó e beneficiou das derrotas caseiras da Cohaemato diante o Carvalhido e do Aves diante a Escola de Gondomar.
Com a conjugação destes três resultados a Cohaemato ainda lidera mas apenas a um ponto do agora segundo classificado que é o Cruzeiro Santana que ultrapassou o Aves.
Curiosamente na parte teórica o jogo mais difícil era o do Cruzeiro Santana, mas na prática foi o que melhor se safou.
Na despromoção e por terem ganho aos líderes do campeonato, Carvalhido e Escola de Gondomar saltaram da zona de desconforto, acontecendo o mesmo ao Romanos que venceram na recepção ao Lever que com esta derrota cai na zona de despromoção, tendo a companhia do Sache que foi derrotado em casa diante o Leões Valboenses, Coopermaia goleado na Ordem e Jaca que empatou com o Arsenal.
Destaque para a vitória do Académico de Sangemil em casa da Cafetaria Ouro que assim impediu que estes ascendessem á quarta posição.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Futsal – Movimento 600

Passamos na integra o comunicado enviado pelo mentor do Movimento 600, Dr Francisco de Sá Fardilha, ao qual este órgão de informação se associou desde o primeiro minuto e que também se congratula pelo desfecho final deste processo.

____________________COMUNICADO

No seguimento de uma reunião efectuada no dia de hoje na Associação de Futebol do Porto entre o sr. Secretário-Geral da AF Porto, Dr. Domingos Santos e o representante dos treinadores da mesma associação inscritos no denominado "Movimento 600", Dr. Francisco de Sá Fardilha, vimos por este meio solicitar a divulgação dos seguintes pontos:

1. Resolveu a AF Porto agendar para o dia 11 de Janeiro de 2010 o início de um curso de treinadores nível II.

2. Terão prioridade na inscrição os primeiros 40 técnicos mencionados na lista do "Movimento 600", disponivel em www.movimento600.blogspot.com.

3. No caso de algum dos primeiros 40 técnicos da lista não realizarem a sua inscrição, a AF Porto preencherá as vagas sobrantes com outros eventuais interessados.

4. O curso terá o custo de 600€ + IVA. Este preço é conseguido por especial autorização do sr. Presidente da AF Porto, Dr. Lourenço Pinto, uma vez que as despesas de realização dos cursos de treinadores sofreram um incremento de 20% a partir do dia 27 de Fevereiro de 2009. Estes 20% são exigidos pela Federação Portuguesa de Futebol como "Taxa de Serviço".

5. O total de 720€ poderá ser liquidado em três prestações - uma no acto da inscrição, outra em data a agendar pelos serviços associativos e a última duas semanas antes da realização dos exames.

6. As aulas deverão decorrer no período habitual: segundas, quartas, sextas-feiras das 20h às 23h e alguns sábados de manhã.

7. Os interessados devem dirigir-se à sede da AF Porto até ao dia 31 de Dezembro de 2009 a fim de formalizarem a sua inscrição.

8. Este será o único curso de nível II de futsal a realizar-se em 2010, por imposição dos Regulamentos da Federação Portuguesa de Futebol, de 27 de Fevereiro de 2009.

O Movimento 600 agradece toda a disponibilidade e consideração da AF Porto, na pessoa dos srs. Drs. Domingos Santos e Lourenço Pinto durante todo este processo.
As novas directrizes da Federação Portuguesa de Futebol vieram condicionar as possibilidades de negociação de um preço mais acessível, pelo que é da mais elementar justiça reconhecer o esforço do organismo que tutela o futsal no Porto.
Cabe agora aos técnicos corresponder à abertura por este demonstrada.

Futsal - Nomeações de Árbitros e Observadores

DIVISÃO "Honra"
1.ª DIVISÃO
2.ª DIVISÃO
3.ª DIVISÃO

Futsal - Comentário de Silvério Tavares

Jogo: G. D. C. R. Água Viva * Clube Infante Sagres
Campeonato: 2.ª Divisão Série 1 – 11.ª Jornada
Data e Hora: 12 de Dezembro de 2009 / 21h15
Local: Pavilhão G.D. Viso
Resultado ao intervalo: 1-0
Resultado final: 2-1

Clube Infante Sagres:
Cinco inicial: Dani; Rui Pedro, Aleni, Filipe e Postiga
Suplentes Utilizados: Raul, Alves e Rapha
Suplentes não utilizados: Carolo, Afonso e Pepe
Marcadores: Filipe
Treinador: Silvério Tavares

Minuto 11
Esta semana deslocamo-nos ao Pavilhão do Viso para defrontar o actual líder, o Água Viva. O nosso adversário vinha duma série de três vitórias consecutivas e nós vínhamos também de uma série de três jogos em que apenas perdemos pontos na deslocação á Sra. da Hora, com o Alfa Académico, o que nos colocava á partida para este encontro na quinta posição, a sete pontos do nosso adversário.
Sabíamos também que o nosso concorrente mais próximo, a Atlética de Telheiro, tinha sido derrotado no dia anterior em Nogueira da Maia pelo que, em caso de vitória nossa, ascenderíamos ao quarto posto, para além de encurtarmos a distância para o adversário deste jogo. O Água Viva pelo seu lado quereria manter a série de bons resultados e em caso de vitória manter assim a liderança do campeonato. Todos os atributos estavam então reunidos para um bom jogo de Futsal.
Nos minutos iniciais do jogo ambas as equipas apresentaram-se expectantes acerca do que a outra iria fazer denotando-se um grande respeito mútuo entre equipas que já se tinham defrontado na época anterior com um saldo de uma vitória para cada lado.
Iniciamos o jogo como habitualmente fazemos, linhas bem subidas e espaços curtos entre sectores, tentando inibir ao máximo a construção de jogo do adversário. Por outro lado, o bloco do Água Viva normalmente defendia em 15m o que nos encurtava espaços e bloqueava as nossas habituais linhas de rotura. Íamos alternando rotações para conseguirmos furar o bloco defensivo bem formado do adversário e quando o Água Viva atacava rapidamente, reposicionávamos defensivamente fechando o nosso bloco. Equilíbrio absoluto neste aspecto, pelo que, nos primeiros dez minutos do jogo registei apenas duas oportunidades de golo para cada lado. Até que o Água Viva chega ao golo no minuto onze num lance infeliz dum jogador nosso que introduz a bola na própria baliza. Não nos deixamos abalar com este contratempo e partimos então atrás da reposição da igualdade no marcador, sempre com a mesma segurança que até então demonstrávamos. Conseguimos então de certa forma empurrar o Água Viva para o seu meio campo embora abríssemos agora mais espaços na nossa defensiva. Até ao intervalo mais uma oportunidade clara de golo para cada lado e o Água Viva vai para o descanso com uma vantagem injusta face ao que se tinha passado até então.
Regressamos para segunda parte com duas alterações em relação ao cinco inicial, optando agora por jogar em 3x1 com o nosso pivot bem no meio do bloco defensivo adversário abrindo brechas para os alas poderem romper. Se sacrifício foi a palavra mais ouvida na conversa ao intervalo, os meus jogadores responderam á altura. Novamente em pressão alta, atacávamos com 3x4 elementos e defendíamos com todos atrás da linha da bola numa resposta clara ao que lhes tinha pedido. O nosso golo não demorou a aparecer, estavam passados cinco minutos deste período através dum livre directo com o Filipe a disparar para o fundo das redes. Estava reposta a igualdade e justiça no jogo. Devido a dificuldades físicas do Rapha, passamos então a jogar novamente com pivot móvel, voltando no fundo á estaca zero. Mas se na maioria das vezes um golo serve de gatilho para uma equipa disparar para a vitória, por vezes passa-se exactamente o contrário. A partir do golo do empate começamos a jogar menos em apoio, com linhas de passe reduzidas a dois elementos e com exagero de iniciativas individuais. O Água Viva aproveitou então para se libertar e jogar mais tranquilo pois verificava que nós já não estávamos tão perigosos. Começamos então a passar por alguns apuros na nossa defensiva mas que íamos sempre de alguma forma estancando o perigo. O nosso adversário testou então um movimento atacante por duas ou três vezes que acabou por dar frutos. Novamente ao minuto onze, numa descida do guarda-redes para formação do 5x4, insistência nas paralelas na ala esquerda e rápido variar de ala. Nós deixamo-nos cair na rotina da mesma ala e quando o Água Viva mudou de ala, eis que aparece o ala direito sozinho a finalizar. Estava feito o 2-1, num claro castigo para a nossa equipa. A partir deste momento foi uma busca louca pelo golo do empate, com o jogo agora em intensidade máxima, com bola lá e bola cá, ataque e contra-ataque. Tivemos ainda uma oportunidade eminente de golo mas faltou-nos a estrelinha da sorte. Jogamos ainda os últimos quatro minutos dispostos em 5x4 mas então o Água Viva não nos deu grandes espaços para explorar essa estratégia.
Considero que o resultado mais justo seria o empate mas em caso de vitória, assentaria bem em qualquer das equipas. Este resultado permitiu ao Água Viva manter a liderança no campeonato mas penalizou-nos bastante originando a nossa queda para o sétimo lugar, dada a proximidade pontual entre as equipas que ocupam a zona da tabela onde nos encontramos. Há que manter a mesma postura que temos tido até então... ainda falta muito campeonato pela frente.
Apenas uma nota negativa em relação á dupla de arbitragem, que complicou um jogo fácil de dirigir, principalmente na segunda parte.
Silvério Tavares

Futsal – C. P. Sobreira já tem treinador

Felício França é o treinador que se segue
Felício França depois de “intensas” conversações com a direcção do clube paredense, chegou a acordo e está desde ontem a treinar o clube.
O treinador que agora toma conta dos destinos do Sobreira esteve até há pouco tempo nos juniores da A.M. da Granja deixando por lá muitas amizades, apesar de desportivamente as coisas não terem corrido como desejava.

Soubemos que quando o clube paredense ficou sem comando técnico que era ocupado por Augusto Alves desde o início da época, os mesmos chegaram a entrar em conversações com Felício França mas que não houve acordo por pequenos detalhes, tendo sido contratado Paulo Barroso que tinha deixado o Águias da Areosa.
No entanto por motivos profissionais por alteração da área geográfica que costumava laborar, Paulo Barroso esteve poucos dias ao serviço do Sobreira porque a manter-se seria incomportável financeiramente e humanamente.
Com esta nova realidade e com o “menino” nas mãos outras vez em pouco mais de uma semana, as conversações com Felício França reataram e os pequenos detalhes que impediram o acordo inicial foram ultrapassados e as duas partes chegaram a acordo.

Para Felício França, “vou pegar numa equipa desacreditada, mas apesar da classificação não é plantel para estar nos lugares de descida, por isso vou trabalhar o estado anímico dos jogadores de modo a que voltem a acreditar no seu futsal e poder fazer um trabalho de acordo com o real valor do plantel que é nesta altura o meio da tabela, até porque ainda falta muito campeonato e estamos a um ponto apenas de deixar os lugares de descida”.

A Casa do Povo de Sobreira milita na Série 2 da 2.ª Divisão e ocupa a penúltima posição com oito pontos em onze jogos, está neste momento a um ponto da manutenção e no próximo sábado pelas 19h00 recebem a União Futsal que ocupa a 11.ª Posição com 12 pontos, naquele que será o primeiro jogo da nova aventura de Felício França.

Futsal - Duplo Comentário de Alexandre Pinto

Jogo: AD Baião * JD Meinedo
Resultado ao intervalo: 1-1
Resultado Final: 3-1
Campeonato: Sénior 2.ª Divisão Série 2 – 11.ª Jornada
Local:
Pavilhão ACR Santa Cruz do Douro
Data e Hora: 12/11/2009 – 18h00
A.D. Baião
Cinco Inicial: Sílvio, Renato, Berto, Vasco, Tiago
Substitutos: Marcos; Nuno, Luís Soares, Luís Ramos, Vítor
Substitutos Não Utilizados: Nélson.
Treinador: Alexandre Pinto
Desta feita recebemos, em casa emprestada, a J. D. Meinedo, equipa que conhecemos bem da época transacta, com a qual obtivemos dois empates, portanto, pelo pavilhão e pelo adversário antevia-se um jogo muito difícil, estando enquadrado nesta série de jogos com todas as equipas do topo da tabela classificativa, e portanto era muito importante conseguir os três pontos.
1ª Parte

Começamos o jogo bastante expectantes, esperando uma atitude do adversário, e pareceu-me também que o mesmo também estava a passar pelo mesmo, pelo que o jogo iniciou-se de uma forma lenta sem nenhuma das equipas arriscar muito. No entanto, permanecia no banco a pedir aos jogadores que dessem intensidade ao jogo, que procurassem circular a bola rápido tentando meter muitas desmarcações de ruptura. Conseguimos o primeiro golo aos 5´depois de um ganho de bola no meio campo defensivo. Após o golo voltamos á apatia, tínhamos bola, mas não procurávamos o golo, pelo contrario o nosso adversário reagiu muito bem ao golo, passou a jogar mais no nosso meio campo e a criar algumas situações de perigo junto á nossa baliza, ás quais Sílvio se mostrou sempre á altura.
Meinedo chegou ao empate num lance de bola parada com uma bola circulação ofensiva, aliada á muita passividade da minha equipa, isto aos 13’. E assim se manteve o jogo até ao intervalo.
2ª Parte
No descanso dirigi-me aos meus jogadores dizendo que não estávamos bem.
No segundo período melhoramos um pouco, entramos concentrados, pressionantes e a criar oportunidades de finalização consecutivas, mas o remate insistia em sair enrolado, talvez devido ao piso do pavilhão que prendia um pouco a bola. Assim, numa boa combinação ofensiva em ataque organizado, com um remate á entrada da área aos 7´conseguimos pôr-nos novamente na frente do marcador. Nesse momento pedi mais concentração ainda e calma com bola, porque não podíamos de forma nenhuma sofrer, apesar de o adversário procurar o golo, só conseguia visar a nossa baliza com remates de longe, e nós por seu lado em transições rápidas estávamos a criar bastante perigo.
Aos 13’, chegamos ao terceiro golo, e aí “matamos” o jogo.
O nosso adversário baixou também um pouco a intensidade, apesar de continuar a tentar reduzir a desvantagem, mas estivemos muito bem defensivamente e não permitimos que o Meinedo criasse grandes situações de perigo.
De destacar a importante vitória conseguida, apesar de uma exibição não muito boa, mas contra um adversário muito difícil, bem organizado e com bons atletas.
Pretendo também agradecer ao público que se deslocou de Campelo para Santa Cruz Para apoiar a equipa, porque mais uma vez foram muito importantes no incentivo á equipa, são muito mas mesmo muito importantes.

Jogo: AD Baião * GFI Nossa Sr.ª da Lapa
Resultado ao intervalo: 3-0
Resultado Final: 5-2
Campeonato: Sénior 2.ª Divisão Série 2 – 10.ª Jornada
Local: Pavilhão Multiusos de Baião
Data e Hora: 27/11/2009 – 18h00
A.D. Baião:
Cinco Inicial: Sílvio, Renato, Luís Soares, Vasco, Tiago
Substitutos: Jorge, Berto, Luís Ramos, Vítor
Substitutos Não Utilizados: Nuno.
Treinador: Alexandre Pinto

Nesta jornada recebemos o segundo classificado, e campeão em título da 3ª divisão distrital de futsal. Por estes motivos esperava-nos um jogo muito difícil, mas ao mesmo tempo, contra uma equipa que conhecíamos bem, sabíamos as suas virtudes e as suas dificuldades, e penso que no geral fizemos o jogo mais inteligente e esclarecido de todo o campeonato.
1ª Parte
A maior parte dos meus jogadores conhecia o adversário, mas entraram um pouco ansiosos nos primeiros minutos, o que originou dois erros onde o adversário poderia ter feito o golo, valeram duas intervenções de muita qualidade de Sílvio, que assim manteve o marcador inalterado. Aos 4’ numa boa jogada o ala Vasco remata e com culpas para o GR adversário chega ao golo. A partir desse momento passamos a controlar o jogo, a sua intensidade e o próprio adversário. Soubemos defender muito bem e sair forte para o contra ataque e foi com naturalidade que ampliamos a vantagem depois de um livre directo do ala Jorge, por volta dos 11’, e novamente aos 16´depois de uma boa jogada colectiva em transição rápida ofensiva finalizada pelo ala Luís Ramos. Ao intervalo estávamos com o jogo controlado com uma boa vantagem, e com o adversário algo nervoso e a sentir muitas dificuldades na fase inicial de construção do seu jogo, e na ligação do mesmo, enquanto nos estávamos confiantes e controladores, o que foi de facto muito importante.
2ª Parte
No intervalo disse aos meus jogadores que o jogo não estava de forma nehuma ganho, penso que nunca como neste jogo consegui fazer passar as minhas ideias e a minha estratégia, isto porque os meus jogadores entenderam na perfeição ainda melhor que na primeira parte. Voltamos a entrar muito bem, concentrados e a praticar um futsal tacticamente irrepreensível, principalmente a nível defensivo, a prova disso é que na segunda parte o adversário não foi capaz de criar nenhuma oportunidade de golo, conseguindo ambos os golos de bola parada, um livre de dez metros e um penalti que a existir é claramente fora da área. Estivemos a vencer por quatro a zero e cinco a um, e sempre dominadores e a criar situações com saídas fortes em contra ataque.
De destacar a exibição de uma enorme qualidade do pivô Tiago, principalmente a nível defensivo, e no esclarecimento que teve em todo o tempo que passou em campo quer a nível dos seus posicionamentos no terreno de jogo, quer a nível das opções na intensidade de jogo.
Com isto não quero descurar de forma nenhuma a grande exibição colectiva de toda equipa pela atitude esclarecimento autocontrolo durante todo o jogo.
Ainda pretendo agradecer a todo o público que esteve no pavilhão que foi um 6º jogador principalmente na 2ª parte, esta vitoria tão importante é para eles.
Um Abraço
Alexandre Pinto

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Futsal Júnior – Jogo em atraso

Freixieiro apanha Boavista na liderança
Com a realização do jogo em atraso que fora adiado para ontem a contar para a 13.ª Jornada da 1.ª Divisão, o Freixieiro foi a Corim vencer o Amanhã da Criança por 4-1 e colar-se ao Boavista no topo da tabela classificativa ultrapassando a Cohaemato.
Com esta vitória e mantendo-se estas posições bastará ao Freixieiro um empate diante a Cohaemato no jogo que não se realizou devido às condições do Pavilhão da A. R. Freixieiro na 12.ª Jornada para se isolar no topo da classificação, mas no caso de derrota ficarão três equipas no topo da tabela classificativa.
Quanto ao Amanhã da Criança com esta derrota perdeu a oportunidade de voltar á quarta posição e aproximar-se da frente do campeonato
.

Futsal Feminino – G. D. Covelas

Reforçar a equipa é prioridade
Com o intuito de reforçar a seu plantel feminino o G. D. Covelas e Equipa Técnica, vão proceder a treinos de captações até ao final deste ano.
As captações insurgem-se para todas as posições, incluindo guarda-redes de modo a reforçar a equipa para melhorar a actual classificação no Campeonato Distrital Feminino 2.ª Divisão da Associação de Futebol do Porto, que há 9.ª jornada ocupa a sexta posição a treze pontos do líder Póvoa Futsal.
Os treinos de captação decorrerão nos seguintes dias,horários e locais:
Terças-feiras:
Horário:
das 20h30 ás 22h00
Local: Pavilhão da Escola EB 2/3 de S. Romão de Coronado
Quintas-feiras:
Horário: das 20h30 ás 21h45
Local: Escola Secundária da Trofa

Contacto da equipa técnica: 912805595

Paulinha abandona por motivos pessoais
A fisioterapeuta Paulinha teve de abandonar o clube por motivos pessoais, em sua substituição foi contratado para o departamento clínico do clube João Casto.

Desejo de Boas Festas:
Aproveitando o envio deste comunicado Fernando Geração, assessor de Imprensa do clube trofense enviou a seguinte mensagem “Desejo a todos os agentes desportivos, amantes, praticantes da modalidade e comunicação social, um Feliz Natal e prospero Ano Novo”.

Futsal Feminino – Resumos e resultados

1.ª Divisão – Avintenses amplia vantagem
Alfenense folgou e o Avintenses ampliou a vantagem sobre estes após vencer em Corim aos Amigos locais.
As meninas avintenses estão bem embaladas para mais um título distrital e jogaram a Taça Nacional, até porque não encontraram ainda resistência, e nos dez jogos realizados têm dez vitórias, sessenta e sete golos marcados e apenas quatro sofridos
Com o descanso das segundas classificadas a Escola de Gondomar aproveitou da melhor forma ao vencer o Malta e assim ficar apenas a um ponto de distância.
Mindelo foi a paredes derrotar o Rebordosa e ascendeu á quarta posição após ultrapassar o Corim e este também foram ultrapassados pela União S. Mamede em bora em igualdade pontual depois de terem goleado na recepção ao Rebordões.
Na zona de despromoção o Alto Avilhó foi derrotado nas Aves, com estas a manterem-se na zona de salvação apesar da vitória caseira da Escolas de Arreigada diante o Brioso Valboenses.
2.ª Divisão – Jovens Unidos ascenderam á terceira posição
Jovens Unidos fazia parte de um trio que ocupava a terceira posição conjuntamente com Rio Febros e S. Salvador e na visita a S. Salvador venceu e isolou-se na terceira posição após o Rio Febros empatar em casa diante o Leões de Citânia.
Na liderança ainda invictas estão Póvoa Futsal após ter recebido e vencido o Covelas,e só tem a fazer-lhe frente já que está apenas a três pontos a equipa “B” do Restauradores Avintenses que goleou na recepção ao Penamaior.
Juniores – Quase tudo na mesma
Alto de Avilhó lidera após mais uma vitória em casa da Escola de Gervide, mantendo a diferença de um ponto sobre a Escola de Gondomar que venceu em Alfena,e quatro pontos sobre o Restauradores Avintenses que venceu na recepção á JD Gondomar.
Na quarta posição estão Vila Caíz que venceu o Mindelo no Municipal de Vila Caíz em Amarante.
Baguim do Monte e Aves dividiram os pontos com o Aves a entregar a última posição ao Rebordosa que nesta jornada folgou.

Artigos de Opinião – Óscar Rosas

As dificuldades de ser treinador
Nos dias de hoje não é fácil ser treinador.
A imagem pública do que é ser treinador não está, de facto, na correspondência da importância do cargo.
O difícil trabalho do treinador é expresso pelas exigências permanentes de resultados positivos, pelo carácter imprevisível da competição desportiva e pelas difíceis interacções relacionadas com atletas e dirigentes.
Os dirigentes esperam dos treinadores resultados. Os atletas pedem-lhes compreensão para as suas necessidades de afirmação.
É por isto que ser treinador exige conhecimentos múltiplos e requer experiências que ultrapassam as aquisições de uma carreira de atleta.
Um excelente atleta nem sempre tem a garantia de possuir capacidade para ensinar e muito menos de criar climas de trabalho próprios para o treino.
A função de treinador implica a tomada de decisões (a maior parte delas difíceis) segundo critérios como organização de treino, opções tácticas decorrentes da análise do próprio jogo, estilo e formas de comunicação com os jogadores e sobretudo liderança.
É por isso que o treinador tem de provocar, através da sua acção, o interesse e a motivação dos que treina, pois não há êxitos possíveis sem a participação motivada dos atletas.
Óscar Rosas

Futsal Veteranos – Resumo e resultados

Bonfim lidera acompanhado
Bonfim chega á liderança após vencer o anterior líder isolado Bairro Bom Pastor.
O Campeão em título infligiu a primeira derrota ao Bom Pastor que era a única equipa que não conhecia essa faceta, no entanto a liderança é repartida por três equipas, para além destes dois a J. D. Gondomar tem também os mesmos pontos, após vitória sobre o Futsal Ponte Rio Tinto.
No quarto posto apenas a um ponto do trio da frente está a Eiquipetrol que trouxe os três pontos na deslocação a Paços de Ferreira para defrontar o CD Boavista.
A três pontos da Eiquipetrol segue o Brás Oleiro que foi a equipa que mais marcou este fim-de-semana, goleando na Senhora da Hora o Alfa Académico.


Futsal - Comentários de Tomás Costa

Jogo: Escola D. C. Gondomar * C. D. S. Salvador do Campo
Campeonato: Juniores 2.ª Divisão Série 2 – 14.ª Jornada
Local: Pavilhão Municipal de Baguim do Monte – Escola EB 2/3
Data e Hora: 12/12/ 2009 pelas 18h00
Resultado ao intervalo: 2-0
Resultado Final: 6-2

Partimos para mais uma jornada com a equipa completamente desmembrada. Castigos, lesões e compromissos profissionais fizeram com que nos apresentássemos no municipal de Baguim do Monte sem a espinha dorsal da nossa equipa. Este facto condicionou um pouco o nosso jogo pois fomos obrigados a expor alguns jogadores que estão numa fase menos boa e consequentemente prejudicar o seu processo de evolução natural.
1ª Parte
Apesar de todos estes contratempos conseguimos criar as melhores oportunidades do início do encontro. Apostando claramente no contra-ataque, fomos aproveitando os erros do adversário para aparecer na cara do guarda-redes mas, infelizmente, não conseguimos transformar essas oportunidades em golo. A equipa de Gondomar ia dominando o jogo a seu belo prazer e numa excelente jogada chegou à vantagem. A partir desse momento a nossa equipa desorganizou-se um pouco fruto certamente da pouco rotina de jogo dos cinco atletas que se apresentavam em campo. O resto da primeira parte resume-se ao segundo golo da equipa da Escola de Gondomar e de algumas oportunidades falhadas. Saímos para o intervalo a perder pois dois golos de diferença o que era justo para o que se tinha passado em campo.
2ª Parte
Depois de algumas correcções ao intervalo a equipa entrou para o que restava do jogo com a cara lavada sabendo que era urgente fazermos transições muito mais rápidas para pudermos inverter o rumo do jogo. Numa dessas transições conseguimos encurtar a vantagem com uma finalização de Pedro que ao segundo poste transformou em golo uma das jogadas mais bonitas da nossa parte. Este golo relançava o jogo e motivava os nossos atletas para uma possível reviravolta no marcador. Esta motivação durou pouco mais de dois minutos pois numa jogada bem desenhada a equipa de Gondomar repõe a diferença de dois golos a seu favor. Como os nossos atletas não costumam atirar a toalha ao chão e lutam sempre por conseguir em qualquer circunstância vencer os jogos rapidamente chegamos aos três a dois e voltamos a acreditar que era possível vencer. Depois desde golo, apareceram uns senhores até então desaparecidos no jogo. A equipa de arbitragem decidiu intervir num jogo que estava a ser jogado com grande intensidade mas também com grande lealdade por parte das duas equipas. Estes senhores viram o que mais ninguém viu no pavilhão e decidiram expulsar o nosso atleta Pedro por uma alegada troca de agressões com um adversário. Este estava a ser somente o nosso melhor elemento em campo pois tinha marcado os dois golos e na posição de pivot conseguia segurar a bola para servir os seus colegas de equipa. O atleta saiu desolado do terreno de jogo pois estava a realizar uma das suas melhores exibições da época e sentiu-se injustiçado. Depois deste episódio o adversário foi aumentando a vantagem a seu belo prazer com a nossa equipa completamente desolada e partida.
De salientar que apesar deste episodio menos bom o Gondomar foi um justo vencedor. Os meus jogadores foram bravos na forma como lutaram contra todas as contrariedades e por isso não mereciam um resultado mais pesado. O facto de em quase todas as jornadas termos jogadores que não podem ser utilizados tem tornado esta equipa muito instável mas com o esforço de todos os atletas temos produzido um trabalho globalmente positivo.

Futsal Júnior – Resumos e Resultados

1.ª Divisão – Cohaemato derrota líder
A Cohaemato, diminuiu a desvantagem que tinha sobre o primeiro classificado ao vencer o Boavista em sua casa, actualmente com três pontos de desvantagem e menos um jogo, está na segunda posição a par do Freixieiro com menos dois jogos que se deslocou a Jovim para jogar com o Gondomar Futsal e vencer.
Ou seja o Freixieiro poderá após efectuar os jogos em atraso ser líder destacado.
Na quarta posição segue agora o Santa Cruz depois de ultrapassar o Amanhã da Criança (que empatou com a Farlab) após vencer na recepção ao Fonte Moura que caiu para a zona de despromoção para penúltima posição depois da vitória do Praia Mar diante o Pinheirense.
Para além dos portuenses, as restantes últimas três posições estão Alameda Cedro que perdeu em casa do J.D.Gaia que ainda se mantém na zona de descida apesar de subir uma posição e Rio Ave que também venceu na recepção ao Caxinas contudo ainda insuficiente para sair da zona incómoda.
2.ª Divisão Série 1 – Foz é o novo líder
Com duas derrotas consecutivas o Monte Pedras que liderava invicto cai agora para a segunda posição após ser derrotado em casa diante o Jaca e o Foz vencer em casa da união Custóias.
Com esta conjugação de resultados o Foz passou a liderar isolado esta Série, enquanto o Monte Pedras para além de perder a liderança vê o Polenenses apenas a um ponto depois da vitória caseira diante o Cem Paus.
Na quarta posição segue o Miramar estando agora a quatro pontos da liderança ao vencer a Académica de Leça que por sua vez caiu duas posições ao ficar desfeito o trio que mantinham a quinta posição com o Vermoim a conquistar uma vitória caseira diante o Carvalhido isolando-se assim na quinta posição, enquanto o Mindelo não foi alem de um empate caseiro diante o Água Viva, mas o suficiente para ficar só na sexta posição.
2.ª Divisão Série 2 - Modicus perde terreno para o líder
Com um empate na deslocação a Alpendorada, o Modicus ficou mais longe do líder Juventus Triana que na deslocação a Ermesinde goleou o Bela.
Quem se mantém na peugada do líder é Escolas de Arreigada ao sair vitorioso na recepção á A.D. Penafiel.
S. Salvador do Campo voltou a atrasar-se ao ser derrotado em Gondomar diante a Escola local e vê agora a Escola de Modelos a um ponto depois de golear o Campanha.