ESTE BLOGUE DE MOMENTO ENCONTRA-SE INATIVO.

PARA SEGUIR O FUTSAL DISTRITAL: futsal-porto-distrital.blogspot.com

PARA SEGUIR O CAMPEONATO AMADOR DE FUTEBOL: fut-porto-amador.blogspot.com

PEDIMOS DESCULPA MAS ESTAVA A SER DÍFICIL MANTER A ACTUALIDADE NO FUTEBOL DISTRITAL, NO ENTANTO MANTEMOS A INFORMAÇÃO DO FUTSAL DISTRITAL E FUTEBOL AMADOR.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Futebol Amador – Nomeações de árbitros

Sem observadores nomeados
Apresentamos as nomeações dos árbitros que foram escalonados para os jogos dos Campeonatos Distritais Amadores da Associação de Futebol do Porto, já que o trabalho dos árbitros não terão observadores para verificarem o desempenho dos mesmos.
Os jogos realizam-se todos amanhã (Sábado 07/11/2009) pelas 15h00.
Alguns jogos em destaque, Ferreira que lidera tem o seu primeiro grande teste ao receber o Cerco do Porto, no entanto esta jornada está recheada de bons jogos, como o Passarinhos da Ribeira na deslocação a S. Pedro Fins para defrontar o Sangemil ou o Juventude de Pedrouços que recebe o campeão em título, Fonte Moura, de destacar ainda o dérbi matosinhense entre o Aldeia Nova e o Estrelas de Guifões.
Na Série 2 destaque para o confronto entre 3.º e 4.º classificado, Romariz recebe Barrosas, o líder Penamaior tem uma deslocação difícil a Frazão enquanto o vice, 1.º Maio Figueiró, também tem uma deslocação difícil a Nespereira.

Divisão Honra - Série 1:
Jogo: G. D. Aldeia Nova * Estrelas de Guifões F. C.
Local:
Parque Desportivo Salinas
Árbitro: Pedro Paula
Jogo: A. C. Rechousa * Sporting C. S. Vítor
Local:
Campo Francisco Vieira – Rechousa
Árbitro: Pedro Campos
Jogo: C. D. Torrão * Clube MGC
Local:
Estádio Municipal Parque da Cidade
Árbitro: António Lobo
Jogo: G. D. C. Ferreira * F. C. Cerco do Porto
Local:
Campo de S. Miguel – Ferreira
Árbitro: Rui Folha Oliveira
Jogo: Mocidade Sangemil A. C. * C. F. Os Passarinhos da Ribeira
Local:
Parque Desportivo das Cardosas
Árbitro: Rui Eiras Ferreira
Jogo: Juventude Pedrouços F. C. * D. O. Fonte Moura
Local:
Complexo Desportivo de Cutamas
Árbitro: Luís Machado

Divisão Honra – Série 2
Jogo: F. C. Romariz * C. R. P. P. Barrosas
Local:
Parque Desportivo Casa de Romariz
Árbitro: Abel Silva
Jogo: C. D. C. Codessos * G. C. D. Leões de Citânia
Local:
Parque Desportivo de Codessos
Árbitro: Paulo Cardoso Silva
Jogo: A. D. Várzea F. C. * A. P. P. Airães
Local:
Campo A. D. Várzea F. C.
Árbitro: Vítor Pinto
Jogo: A. D. C. Frazão * A. D. C. Penamaior
Local:
Parque Desportivo Vila de Frazão
Árbitro: José Francisco Moreira
Jogo: F. C. Nespereira * C. R. C. 1.º Maio de Figueiró
Local:
Parque Desportivo de Nespereira
Árbitro: Mário Valente
Folgam: G. D. C. Carvalhosa * C. C. R. Lustosa

Futsal Sénior – Nomeações para esta noite

Apenas nove jogos dos campeonatos Distritais Seniores Masculinos estão marcados para hoje sexta-feira (06/11/2009).
Ao contrário do que tem sido comum os jogos de hoje são todos em pavilhões diferentes, não havendo duplicidade de jogos num só pavilhão.
A maioria dos jogos realizam-se amanhã e apenas um no domingo o qual daremos conta noutra informação.

1.ª Divisão Honra – 6.ª Jornada
Jogo: G. D. C. “ Os Romanos” * G. D. C. Cohaemato
Hora:
21h15
Pavilhão: Multiusos Rota dos Móveis - Lordelo
Árbitro: Manuel Pereira
Observador: A. Teixeira Lopes

Jogo: U. D. Cruzeiro Santana * Atl. C. Carvalhido
Hora:
21h30
Pavilhão: Municipal Leça do Balio
Árbitro: Rui Novo
Observador: Joaquim Bonifácio

1.ª Divisão Série 2 – 6.ª Jornada
Jogo: A. R. C. Moinhos * Vilar Futsal C. D.
Hora:
22h00
Pavilhão: A. R. C. Moinhos - Penafiel
Árbitro: José Silva

Jogo: A. R. Juventude Muro * A. S. C. Sobrado
Hora:
22h00
Pavilhão: Escola EB 2/3 S. Romão Coronado
Árbitro: Sérgio Arcas
Observador: A. Teixeira Rocha

2.ª Divisão Série 1 – 6.ª Jornada
Jogo: S. C. Luso Académico * S. C. Arcozelo
Hora:
21h30
Pavilhão: Escola Francisco Torrinha - Porto
Árbitro: Márcio Ferreira

Jogo: A. D. C. R. Bairro Outeiro * G. D. Ilha
Hora:
21h30
Pavilhão: G. D. Viso – Porto
Árbitro: Ricardo Teixeira
Observador: José Henriques

Jogo: G. D. Avioso S. Pedro * G. D. C. R. Água Viva
Hora:
22h30
Pavilhão: Municipal Nogueira da Maia
Árbitro: José Cunha
Observador: Joaquim Castro

2.ª Divisão Série 2
Jogo: F. C. Lixa * A. D. Dínamo 80
Hora:
22h00
Pavilhão: Casa do Povo de Borba Gondim - Lixa
Árbitro: Filipe Miranda
Observador: Manuel Alves Silva

3.ª Divisão – 6.ª Jornada
Jogo: C. Académico Pedras Rubras * G. D. Vale do Ave
Hora:
21h30
Pavilhão: Municipal Moreira da Maia
Árbitro: Filipa Magalhães
Observador: António Oliveira

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Futsal – Divisão Honra jogo em atraso

C. D. Aves ascendeu á terceira posição
A contar para a 3.ª jornada do Campeonato Distrital Divisão “Honra”, realizou-se hoje (05/11/2009) pelas 21h00 no Pavilhão Municipal de Corim o jogo em atraso entre o Clube Académico de Sangemil e o Clube Desportivo das Aves, com a vitória a sorrir aos visitantes por 4-2.
Com esta vitória o C. D. Aves ascendeu ao terceiro posto da tabela classificativa a cinco pontos do líder G. D. C. Cohaemato e a dois do segundo classificado que é o Leões Valboenses F. C., embora estes tenham menos um jogo que foi interrompido por o piso estar escorregadio a contar para a 4.ª jornada e frente ao C. Académico de Sangemil.

Quando estão decorridas cinco jornadas apenas duas equipas estão invictas (os dois primeiros classificados) e todas as equipas já sabem o que é vencer.

Você conhece as regras de arbitragem?

Resposta á pergunta 2.
A pergunta dois foi a seguinte:
Se há hora do início do jogo não tiver comparecido a equipa da arbitragem, quantos minutos têm as equipas de aguardar pela chegada dos árbitros?
Possibilidades:
a) 30 minutos [48 resposta – 72,7%]
b) 15 minutos [11 respostas – 16,7%]
c) Nenhum tempo [7 respostas – 10,6%]
Responderam a este desafio 66 pessoas e a resposta dada pela maioria das pessoas (30 minutos - 72,7 %) estava incorrecta, tal como a segunda resposta mais respondida (15 minutos – 16,7%), a resposta correcta é nenhum tempo e a esta resposta apenas 10,6% responderam.

Parece mentira mas é verdade, demonstraram total desconhecimento da “Lei V – O Árbitro e Segundo Árbitro”.
A interpretação desta regra incluída no quarto parágrafo da “Falta de comparência de Elemento da Equipa de Arbitragem” da “Lei V – O Árbitro e Segundo Árbitro” é a seguinte:
Se à hora do início do jogo os árbitros não estiverem presentes, as equipas não têm de aguardar tempo nenhum, pela chegada dos árbitros”.
Dá que pensar uma pergunta que seria simples devido ao conhecimento que os delegados deveriam de ter nestas situações, haver uma maioria absoluta de respostas erradas.
-
A pergunta três é a seguinte:
[Futsal] No pontapé da linha lateral, no pontapé de canto e pontapé-livre a quantos metros devem estar os atletas ou barreira adversária da bola antes desta ser tocada?
-
Possibilidades:
a) Não tem distância
b) 3 metros
c) 5 metros
-
Para votarem terão de se deslocar á segunda secção do blogue no lado direito e procurar o capitulo “Regras de Arbitragem – Aprender não custa”.

Participe aumente os seus conhecimentos, pois o sucesso desta rubrica será mediante a participação de quem nos visita.
Dentro de uma semana damos a resposta a esta pergunta e colocaremos outra.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Futsal G. D. C. Cohaemato

Aquisição de nova viatura
O património do G. D. Cohaemato está cada vez mais rico, com a aquisição de um minibus da marca Toyota Óptimos de 27 lugares que assim reforça a frota de transportes que para além de viaturas de nove lugares, conta com outro minibus de 19 lugares.

Para José Augusto presidente do clube leceiro sobre este novo reforço do clube disse “...a partir deste momento podemos proporcionar a todos os nossos atletas condições únicas de transporte com qualidade e segurança...” e termina “...é motivo de orgulho para todos os elementos desta Direcção de continuarmos a crescer em todos os sentidos”.
A viatura ainda será caracterizada com as cores do clube mas no próximo fim-de-semana possivelmente fará a primeira viagem com o plantel dos iniciados na deslocação a Alpendorada.

Futsal Alterações e marcações

Alterações e marcações para o próximo fim-de-semana
Relativamente ás marcações no início da temporada foram alterados os seguintes jogos que se realizam este fim-de-semana entre 06/11 e 08/11/2009, tal como a marcação de um jogo que não se tinha realizado por o pavilhão á hora do jogo estar ocupado com um jogo de andebol.

Alterações de Pavilhões:
A contar para a 5.ª jornada do Campeonato Feminino da 2.ª Divisão, o jogo entre o C. S. P. Carvalhosa e Cesgandra A. D. C., vais ser realizado no Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira, pelas 21h30, do dia 06/11/2009.

A contar para a 4.ª jornada do Campeonato Veteranos 4.ª Divisão, o jogo entre o C. D. Boavista e Alfa Académico Clube, vais ser realizado no Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira, pelas 22h30, do dia 06/11/2009.

Alteração da Hora:
A contar para a 6.ª jornada da Divisão de Honra, o jogo entre a Escola D. C. Gondomar e Clube Académico da Sangemil, será realizado pelas 18h15, do dia 07/11/2009, no Pavilhão Municipal de Baguim do Monte – Escola EB 2/3.

A contar para a 7.ª jornada do Campeonato Júnior 2.ª Divisão Série 2, o jogo entre a A. D. Penafiel e Juventus Triana F. C., será realizado pelas 11h00, do dia 08/11/2009, no Pavilhão Municipal de Penafiel (Fernanda Ribeiro).

A contar para a 6.ª jornada do Campeonato Juvenil 2.ª Divisão Série 2, o jogo entre G. C. D. Vila Caíz e C. C. D. Ordem, será realizado pelas 15h30, do dia 07/11/2009, no Pavilhão de Vila Caíz (Amarante).

Alteração da data:
A contar para a 6.ª jornada do Campeonato Iniciados 2.ª Divisão Série 2, o jogo entre a A. D. R. Parada e G. C. R. Ardegães, será realizado no dia 08/11/2009, pelas 09h00, no Pavilhão Municipal de Formigueiro em Águas Santas.

Alteração da hora e pavilhão:
A contar para a 5.ª jornada do Campeonato Escolas Série 2, o jogo entre C. D. Boavista e C. R. D. Santa Cruz, será realizado pelas 19h00, do dia 07/11/2009, no Pavilhão Das Escolas de Modelos em Paços de Ferreira.

Alterações na data, hora e pavilhão:
A contar para a 6.ª jornada do Campeonato Infantil 2.ª Divisão Série 2, o jogo entre a J. D. Gondomar e G. D. Foz Tâmega Torrão, será realizado no dia 07/11/2009, pelas 16h00, no Pavilhão da Escola Secundária de Valbom em Gondomar.

Marcação de jogo
A contar para a 1.ª jornada do Campeonato Júnior Feminino, o jogo entre o G. D. R. C. Alto Avilhó e Rebordosa A. C. que não se realizou em virtude de há hora do joga estar a decorrer um jogo de andebol, foi marcado para o dia 10/11/2009, pelas 21h30, no Pavilhão do G. D. C. Cohaemato em Leça da Palmeira.

Estas alterações tiveram como base as circulares n.º 1622 de 28/10/2009 e n.º 1725 de 04/11/2009.

Futsal - Comentários de Tomás Costa

Jogo: F. C. Amial Regado * C. D. S. Salvador do Campo
Resultado ao intervalo: 1-5
Resultado Final: 3-10
Campeonato: Júnior 2.ª Divisão Série 2 – 6.ª Jornada
Local: Pavilhão da A. R. Freixieiro – Perafita / Matosinhos
Data e Hora: 31/10/2009 – 16h00

Depois de duas derrotas consecutivas era urgente reagir a esses desaires.
Defrontamos uma equipa que não tinha somado nenhum ponto mas como o nosso estado anímico ainda é crítico antevia-se bastantes dificuldades.
Encontramos um adversário que se apresentou apenas com seis elementos e com um senhor no banco que desempenhava todas as funções.
Desde director a treinador e massagista este homem tinha que fazer de tudo.
É de lamentar que hoje em dia assim aconteça mas é infelizmente a realidade de muitas equipas.
Quero desde já felicitar o referido senhor pela sua coragem e os atletas do Amial por não virarem a cara á luta.

1ª Parte
Devido aos resultados anteriores e a algumas lesões que tardam em desaparecer entramos no jogo com um cinco inicial bem diferente do habitual.
Dois dos atletas que alinharam de inicio tinham menos de cinco minutos de jogo em cinco jornadas.
Logo no início a nossa equipa assumiu as despesas do jogo e mostrou que queria resolver cedo o encontro.
Depois de algumas perdidas clamorosas por partes dos nossos homens mais adiantados, uma boa combinação entre o Ruben e o Pinto resultou em golo.
Estava feito o mais difícil.
Cedo percebemos que se acelerássemos o jogo certamente conseguiríamos marcar muitos golos.
Nos cinco minutos seguintes a nossa equipa marcou mais quarto golos e pôs o resultado em 5 a 1 pois pelo meio o adversário aproveitou uma má reposição do nosso guarda – redes para reduzir a vantagem.
Depois de conseguirmos esta vantagem a equipa não conseguiu ficar concentrada e começou a errar passes sucessivos que só não deram em golo porque o nosso guarda – redes Carlos correspondia à altura.

2ª Parte
Ao intervalo alertei os meus jogadores para serem sérios durante todo o jogo pois facilitar neste tipo de jogo pode trazer consequências drásticas para os desafios que se avizinham.
Mesmo depois deste aviso a descoordenação continuou o que resultou em mais dois golos do adversário em erros completamente desnecessários da nossa parte.
Mesmo assim a equipa conseguiu marcar mais cinco golos e executar algumas combinações interessantes entre os atletas que tem sido menos utilizados ao longo da época.
O respeito pelo nosso adversário é algo que devemos ter sempre presente seja qual for o resultado mas o respeito que devemos ter por nós próprios está acima de tudo isso.
Mais uma vez não nos respeitamos e quisemos ser mais do que aquilo que somos e quando assim é tudo é mais difícil.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Futsal - C. C. D. Ordem

Paulo Sousa rendido por Leonardo Ferreira
Depois de um mau início de temporada, e com objectivos de subida de divisão, a direcção do Desportivo da Ordem decidiu terminar a ligação com Paulo Sousa, o técnico que havia chegado ao clube no início desta época.
A decisão prende-se com motivos desportivos, baseados no facto da equipa ter apenas quatro pontos em quatro jornadas, e ter acumulado duas derrotas consecutivas.
Isto, aliado ao facto das exibições não terem sido boas no início deste campeonato, levaram a direcção a substituir o treinador ex- Gondomar Futsal, por um “homem da casa”, conhecedor do plantel e do campeonato.
Trata-se de Leonardo Ferreira, um técnico que esteve vários anos à frente da equipa, e que foi o responsável pelo título de campeão da 1ª divisão distrital, e consequente subida à divisão de honra.

In jornal on-line Quatro linhas

Futsal - Comentários de Paulo Barroso

Jogo: G.D. Magrelos * Águias Areosa F. C.
Resultado ao intervalo: 1-0
Resultado final: 3-2
Campeonato: 1.ª Divisão Série 2 – 5.ª Jornada
Local: Pavilhão do G. D. Magrelos
Data e Hora: 31/10/2009 – 21h15
Espectadores: ± 60
Árbitro: Joaquim Ribeiro

Águias Areosa F. C.
Cinco inicial: Ovchinikov; Márcio, Papas, Tiago(c), Nuninho.
Suplentes utilizados: João Vieira, Lino, Ferreira.
Suplentes não utilizados: Miguel, Vítor
Marcadores: João Vieira, Márcio
Treinador: Paulo Barroso

Depois de na última jornada termos conseguido a nossa primeira vitória, íamos na disposição e com moral para trazer de Magrelos o mesmo resultado.
Pensávamos nós que iríamos para disputar um jogo de futsal mas ao entrarmos para o recinto de jogo verificamos que iria ser difícil.
Logo à primeira vista vimos que o piso brilhava e como já me tinham dito que escorregava ao entrarmos para o aquecimento constatamos isso mesmo.
Fizemos o que fazem alguns e colocamos “coca-cola” nas solas de forma a minimizar o deslizamento.
Começou o jogo e afinal não se tratava só do factor piso mas a grande humidade existente não permitia grandes correrias.
Alertamos os árbitros para a situação porque apesar das quedas se sucederem da parte a parte, possivelmente seria uma situação normal para aqueles lados.
Por duas vezes os árbitros interromperam o jogo e falaram com capitães e delegados, ao que chegaram que por 2 ou 3 minutos se levava o jogo até intervalo e aí se decidia o que fazer, estando ainda o resultado em 0-0.
A questão foi que a equipa da casa marca um golo antes mesmo do intervalo.
Fomos para intervalo e com os meus jogadores indignados e a tirar o equipamento pois viam que estava em causa a sua integridade física, e como não vivem do futsal não queriam jogar naquelas condições.
No início da segunda parte falamos com os árbitros que nos informaram que iriam entrar para o recinto de jogo, avaliar e decidirem se havia condições para se jogar.
Continuava tudo na mesma e os meus jogadores desistiram do jogo em prol de da sua integridade física.
O Magrelos faz facilmente o 2-0 e o 3-0 sem que haja grande oposição.
Resolvi mudar para um sistema em que não obrigava a grandes deslocamentos, dava-nos posse de bola o minimizávamos o risco de quedas aparatosas, embora pudéssemos sofrer muitos mais golos.
Jogamos 5x4 onde nos limitamos a trocar e a deslocar o adversário, fazendo assim dois golos em três minutos. Tivemos ainda tempo para falhar dois ou três golos.

Num jogo que se esperava ser de futsal, foi um recinto de tropeções, escorregadelas, saltos mortais e afins que até o público presente rejubilava com o espectáculo.
Caso fosse gravado teria um lugar no youtube na secção dos vídeos cómicos do desporto!
Onde houve tackles deslizantes mesmo sem querer, e que até os jogadores se seguravam no adversário para não caírem.
Enfim, a verdade desportiva não esteve presente!
Não dou desculpas de mau perdedor, é verdade que escorregava para as duas equipas.
A questão que coloco é, porque seria que os meus jogadores caíram mais?
Foi contabilizado nas duas partes e entre todos 73 quedas derivadas do piso, felizmente sem consequências graves.
Estariam à espera que alguém se magoasse para interromper o jogo?
Ou os árbitros começam a ter personalidade própria e a decidirem o que são condições mínimas para se realizar um jogo de futsal, ou devo dizer que nos próximos cursos para treinadores terão que incluir mais uma valência no programa!
Eu não estou habilitado a dirigir uma equipa nestas condições!
Uma palavra de apreço aos meus jogadores por terem tentado jogar mas que viram o seu trabalho de toda a semana a deslizar pela quadra abaixo!


Paulo Barroso

Jogo visto pelo fut-porto

Jogo: Barranha S. C. * Boavista F. C.
Campeonato: Infantil 1.ª Divisão – 3.ª Jornada
Data e Hora: 31/10/2009 – 16h15
Local: Pavilhão Municipal da Senhora da Hora.
Resultado ao intervalo: 2-2
Resultado final: 3-2
Árbitros: Filipe Miranda e Renato Ferraz

Barranha S. C.
Cinco inicial: Diogo; João, Pedro, Faísca e Gonçalo
Suplentes: Hugo (gr); Renato, Telmo, Ivo, Ângelo e João Silva.
Treinador: Hermínio Pires
Treinador Adjunto: Nuno Azevedo

Boavista F. C.
Cinco inicial: Renato; Daniel, Paulo Espanhol, Leandro e Hugo Djaló
Suplentes: Emanuel Rodrigues, Ivo, Pedro e Diogo
Treinador: Miguel Valente.
Treinador Adjunto: Sérgio
Delegado: Ernesto Rodrigues

Boavista começou bem, mas no fim perdeu
O Boavista F. C. entrou como se diz na gíria a “mandar”, inaugurando o marcador pouco depois do apito inicial do árbitro do encontro.
Pouco depois poderia ter ampliado a vantagem mas não aproveitou as facilidades concedidas pela equipa matosinhense.
Após um período receoso os miúdos do Barranha começaram a subir as linhas e passaram a ter algum ascendente na partida, primeiro com um golo que não foi porque o livre era indirecto e foi marcado directamente para as malhas boavisteiras, mas pouco depois conquistaram um livre directo e João não enjeitou a oportunidade e empatou a partida.
Pouco depois os matosinhenses materializaram em golo por intermédio de Ivo o ascendente que tinham sobre os boavisteiros.
A perder o Boavista reage e pouco antes do intervalo empatam a partido por Leandro que assim bisava na partida.

Na segunda parte as equipas equivaleram-se e não havia superioridade de nenhuma das partes contudo o perigo rondava as duas balizas e Faísca deu justiça ao nome que tem num remate fulminante á entrada da área para colocar novamente a equipa da casa em vantagem.
Resultado que se manteve até ao final do encontro apesar de uma ou outra equipa ter tido oportunidades para marcar.
Estes meninos deram um bom espectáculo de futsal e souberam aplicar o que aprenderam até hoje demonstrando que também neste escalão já se vê bons jogos de futsal.Quanto á dupla de arbitragem estiveram bem, demonstrando discernimento e pedagogia quanto baste para este escalão.

Futsal - Comentário ao jogo da A. R. Negrelos

Jogo: A.R. Negrelos * F. C. Unidos Pinheirense
Campeonato: 1.ª Divisão Série 2 - 5.ª Jornada
Pavilhão: Escola Secundária D. Afonso Henriques.
Data e Hora: 30/10/2009 pelas 22h10m.
Piso: Em bom estado.
Espectadores: ± 55.
Resultado ao intervalo: 1-1.
Resultado final: 3-2

A. R. Negrelos:
Cinco inicial: Sócrates, Carlos, Pitico, Tiago Antunes e Pardeijo.
Suplentes Utilizados: Buita, Faria e Brites.
Suplentes não utilizados: Pedro, Tiago Cunha, Hélder Pereira e João.
Lesionado: Matos.
Ausente: Zé Manel.
Marcadores: Pardeijo (2) e Brites.
Treinador: Frederico Magalhães.
Treinador Adjunto: Tónio.
Fisioterapeuta: Drª Alcina.

SINAL [+]: O espírito de sacrificio e agressividade patenteados ao longo do jogo que trouxeram á memória as caracteristicas sempre patenteadas por esta equipa que se traduziram na melhor exibição temporada até ao momento.
SINAL [-]: Num jogo que podíamos ter goleado acabamos com o credo na boca fruto das diversas oportunidades desperdiçadas ao longo encontro.

Vindo de uma derrota que tinha deixado algumas marcas no grupo mormente pela falta atitude demonstrada durante segunda parte nesse encontro e após uma reflexão sobre o sucedido encarávamos este jogo como sendo o da viragem para ver se caminhamos para estradas menos sinuosas e simultaneamente condizentes com o valor desta equipa.
E assim aconteceu durante todo o encontro com as duas equipas a privilegiarem um bom jogo futsal com sucessivos ataques/contra-ataques que mantinham o jogo intenso e indefinido quanto ao resultado.
Contudo A.R. Negrelos foi claramente a equipa que mais oportunidades golo criaram durante todo o encontro que se poderia ter traduzido num maior desnível no marcador.
Para a história fica uma vitória justa, sofrida que poderia ter sido por números maiores.
Quanto á nossa equipa, vamos ver se aprendemos a lição e futuramente não voltamos a cometer erros passados.
Pode-se perder, empatar ou ganhar um jogo, mas nunca se pode perder valores adquiridos.
Quanto ao público embora em menor fruto de um começo aquém o nosso obrigado.
Comentário
Rui Fernandes.

S. C. Salgueiros 08

Com programa semanal na RCM
Estreia na próxima Quarta-Feira dia 4, pelas 22h00, na Rádio Clube de Matosinhos 91.0, um programa semanal dedicado ao Salgueiros.
O programa chama-se "O renascer da Alma", e assume-se como um “programa sobre o universo salgueirista”, sendo para já realizado e emitido em directo.
Além de notícias sobre o clube, haverá lugar a uma entrevista com um convidado e também à participação de ouvintes por telefone.
Inicialmente a condução do programa ficará a cargo de Luís Almeida, locutor da RCMatosinhos.
Além da possibilidade de acompanhar o programa via rádio na frequência FM 91.0, a RCMatosinhos tem também disponível emissão online pelo endereço electrónico
http://www.rcmatosinhos.com/, o que permitirá aos salgueiristas em qualquer ponto do globo acompanharem a emissão via internet.
Trata-se de um passo muito importante para o Salgueiros, que poderá assim, através de um meio de alcance universal como é a rádio, levar as novidades do clube a um alargado número de adeptos.
O convidado do primeiro programa, que irá para o ar esta Quarta-Feira, dia 4, pelas 22h00, será o Presidente do clube, Carlos Abreu.

Futsal - Comentários de Miguel Pereira

Jogo: A. S. C. Sobrado * A. D. R. S. Pedro Fins
Resultado ao Intervalo: 1-0
Resultado Final: 1-0
Campeonato: 1.ª Divisão Série 2 – 5.ª Jornada
Pavilhão: Municipal de Sobrado – Valongo
Data e Hora: 30/10/2009 – 21h30
Árbitro: Hugo Ferreira
Observador: Joaquim Bonifácio

As minhas primeiras palavras neste comentário são direitinhas para os meus jogadores...
E enviar-lhes também por este meio, o meu forte abraço!
De seguida, felicito o nosso adversário, que se apresentou de uma forma brilhante no jogo e a quem desejo as maiores felicidades.
Aliás, acredito que em breve estarão com outras ambições na prova!!

Naturalmente discutível, mas na minha opinião assistiu-se a um belo jogo de Futsal, onde a minha equipa, entre castigados e jogadores limitados fisicamente, se apresentou algo diferente do habitual!
Com linhas defensivas mais recuadas e com menor capacidade de pressão, tentamos sobretudo ter na posse de bola o nosso principal trunfo!

Na primeira parte conseguimos o pretendido.
Defendíamos bem, longe da nossa baliza, com acompanhamentos e não dávamos grandes oportunidades de golo ao adversário.
Tínhamos boa posse, com ataque organizado perante linhas recuadas e com excelentes oportunidades de golo!
Contei 3 bolas ao poste e um par de perdidas escandalosas.
Chegamos à vantagem mais do que justa já perto do intervalo, após brilhante movimento ofensivo com mais uma bola no poste e na recarga uma finalização feliz.
Acrescento que estivemos brilhantes durante os primeiros 20 minutos e o resultado bem podia ser mais dilatado!

Na segunda parte, tudo se alterou.
Bem que queríamos ser mais pressionantes e manter posse, mas em boa verdade o nosso adversário foi mais forte, pressionando em toda a quadra, deixando-nos sem grandes alternativas no jogo!
Não conseguíamos sair de pressão e com o passar dos minutos adivinhava-se o empate...
Valeu um enorme carácter de um grupo fantástico de jogadores, que mesmo não conseguindo jogar bem, manteve uma grande concentração defensiva, tentando linhas o mais longe possível da baliza!
Na realidade a equipa visitante não teve grandes oportunidades de golo, mas teve o domínio absoluto sobre a quadra.
Mesmo de 5 para 4, se notou a qualidade defensiva da minha equipa.

Valeu..... E por muito que a tentem desvalorizar, esta foi para mim uma vitória fantástica, difícil, muito dura!!! Só ao alcance de um grupo de CAMPEÕES!!

Saudações Desportivas
Miguel Pereira
ASC Sobrado

Futebol Distrital – Circular de Castigos n.º 83

Vandoma derrotado na "Secretaria"
Por utilização indevida, não de um atleta mas de dois, Cristiano Mendes e Pedro Barbosa, o F. C. Vandoma, vê ser-lhe retirado pelo Conselho de Disciplina os três pontos conquistados em casa do S. C. Salvadorense a contar para a 1.ª jornada do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão Série 2, onde tinha vencido por 2-0.
Para além de lhe ser averbada a derrota (3-0), o clube faltoso terá de desembolsar 150,00€ de multa, enquanto os seus atletas terão de ficar na bancada nos próximos dois jogos.
Em termos classificativos o S. C. Salvadorense subiu de décimo para quinto, enquanto o C. F. Vandoma desce de oitavo para décimo terceiro.

Futsal - Comentários de Silvério Tavares

Jogo: Miramar Clube Valadares * Clube Infante Sagres
Campeonato: 2.ª Divisão Série 1 – 5.ª Jornada
Data e Hora: 31/10/2009 - 21h00
Local: Pavilhão Municipal Gulpilhares
Resultado ao intervalo: 2-2
Resultado final: 2-4
Árbitro: Filipe Cerqueira

Clube Infante Sagres:
Equipa Inicial:
Carolo; Pepe, Raul, Rui Pedro e Postiga.
Suplentes Utilizados: Filipe, Aleni e Alves.
Suplentes não utilizados: Conguito e Daniel.
Marcadores: Postiga (2), Raul e Filipe.
Treinador: Silvério Tavares

Nova vitória no outro lado do Douro
Nesta jornada, o Clube Infante Sagres deslocou-se ao Pavilhão de Gulpilhares para defrontar o Miramar Clube de Valadares, equipa que subiu de divisão na época passada, logo na sua época de estreia nos campeonatos da AF Porto, á imagem da história do Futsal no CIS.
Na jornada anterior, juntamente com vários jogadores meus, tive a oportunidade de assistir á 1ª vitória do nosso adversário frente ao Sporting de S. Gens, curiosamente a única equipa que nos venceu até agora, ficando registados alguns dados que nos poderiam ser úteis para o nosso jogo.
Dando continuidade ao trabalho desenvolvido durante toda a semana, apresentamo-nos com profundas alterações na nossa estrutura, tanto ao nível da formação inicial como a nível táctico, de forma a potenciar certas características do plantel que melhor se adaptariam á forma como o Miramar jogou contra o S. Gens.

Apito inicial dado e... eis que logo o marcador funciona com o nosso primeiro golo, estavam decorridos apenas 30 segundos de jogo.
Com o Postiga a actuar livremente em toda a nossa frente de ataque numa espécie de pivot móvel, apoiado pelos alas Rui Pedro e Raul, colocamos-lhe imediatamente a bola na ala esquerda e o mesmo sem rodeios desfere um remate bem colocado, surpreendendo toda a equipa do Miramar.
O nosso adversário apresentava-se com variações entre o 4x0 e o 3x1 enquanto nós apresentámo-nos pela primeira vez esta época um 3x1 bem desenhado, com o Pepe a actuar na posição de fixo.
Ainda não tinhamos chegado a meio da primeira parte e o resultado aumentava para 0-2, através duma jogada individual de Postiga que, após fintar um primeiro adversário, ganha um ressalto sobre o segundo e desfere um remate que surpreende mais uma vez o guarda-redes adversário.
A partir deste momento o Miramar necessitou de corrigir a sua estratégia e, tal como previsto, passou a jogar em 3x1 bem declarado, com referência no seu pivot agora em campo que ia servindo as entradas rápidas dos seus alas.
Demoramos algum tempo a reagir a esse novo reposicionamento e o Miramar ia já provocando calafrios á nossa defesa e nós íamos respondendo com contra-ataques que mantinham a defesa adversária em alerta.
Já com o Alves, o Aleni e o Filipe em campo, estava um jogo bonito, com oportunidades de golo para as duas formações, mas com um claro ascendente do Miramar.
A utilização do pivot bem declarado nos nossos dez metros surtiu efeito e o golo adversário não tardou a surgir, num bonito movimento ala-pivot-ala.
O Miramar reduzia e aumentava a pressão sobre as nossas linhas, agora mais adaptadas á forma de jogar do adversário dadas as substituições já efectuadas.
Praticamente em cima do intervalo, num raro momento de desconcentração nosso, eis que o Miramar chega ao empate, numa jogada algo parecida com a do primeiro golo, mas desta vez aproveitando o espaço dado pelo nosso fixo que deu toda a liberdade do mundo ao pivot para servir o seu colega conforme queria e sem o mínimo de pressão.
Fomos então para o intervalo com o jogo empatado a dois golos que no fundo acabava por ser justo para ambas as equipas.

Voltamos para a segunda parte com as nossas linhas mais subidas para tentar empurrar o Miramar para o seu meio campo e claramente em busca da vitória que poderia implicar a subida de vária posições na tabela classificativa.
Observou-se então um jogo ainda mais aberto, com ocasiões de golo em ambas as balizas.
Num ataque rápido nosso, eis que repomos novamente a vantagem, num lance infeliz do guarda-redes do Miramar, que num remate do Postiga na ala direita deixou passar a bola por entre as pernas e o Raul mesmo em cima da linha de golo encosta para o 2-3.
Este golo foi como um balde de água fria para a equipa do Miramar que tentava a todo o custo virar o resultado a seu favor.
A partir deste momento baixamos as nossas linhas e passamos a explorar o contra-ataque e íamos contendo a pressão do adversário, agora bem mais intensa.
Nesta fase, o Miramar teve boas ocasiões para marcar mas a união de toda a equipa do CIS assim como uma boa prestação do Carolo de regresso á nossa baliza foram os pilares necessários para mantermos a nossa baliza inviolável na segunda parte.
Num lance confuso a meio campo, o Filipe recupera a bola e parte sozinho para a área adversária e, na saída do guarda-redes, finta-o muito bem e aumenta a nossa vantagem para 2-4.
O jogo estava ao rubro mas tínhamos a convicção que a vitória já não nos ia fugir.
De seguida passamos então por um momento de alguma aflição e nervosismo em que, após um remate violento dum jogador do Miramar que acertou em cheio em Pepe na zona da nuca, este cai redondo no chão perdendo por alguns momentos a noção da realidade.
Assistido de pronto pelo nosso massagista assim como pelo massagista do Miramar, esteve ainda alguns minutos deitado no terreno de jogo sem reacção, sendo levado para fora da quadra quando finalmente recuperou.

Uma palavra de sincero agradecimento aos responsáveis do Miramar Clube de Valadares por todo o apoio prestado ao nosso atleta.
O jogo foi então reatado e o CIS foi controlando com segurança as acções ofensivas do adversário até ao apito final.

Deixo uma palavra de confiança a todos os meus jogadores pelo excelente jogo que fizeram.
A força e união que demonstraram desde o apito inicial até ao fim do jogo foram os pilares de mais uma vitória.
Estamos no bom caminho para a obtenção dos nossos objectivos.

Silvério Tavares
Treinador do Clube Infante Sagres

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Futsal – Circular de Castigos n.º 83

Derrota sem consequência classificativa
A contar para a 1.ª jornada do Campeonato Feminino da 1.ª Divisão, o C. D. Aves que tinha sido derrotado em campo por 9-0 diante a A. R. Restauradores Avintenses, foi derrotado pelo Conselho de Disciplina da A. F. Porto por utilização indevida da sua atleta Ângela Ferreira.
Tendo sido goleado no jogo disputado, o resultado em nada altera por ser superior a três golos e o Aves não ter feito o gosto ao pé, no entanto em termos monetários o C. D. Aves terá de desembolsar 50,00€ enquanto a sua atleta foi castigada em dois jogos.

Juniores do Rio Ave perdem um ponto
A contar para a 1.ª jornada do Campeonato Júnior da 1.ª Divisão, o Rio Ave F. C. utilizou indevidamente o seu atleta Cristiano Torres e como punição por esta falta de rigor foi derrotado pelo Conselho de Disciplina, perdendo o ponto conquistado pelo empate a duas bolas em casa do Caxinas.
Para além da aplicação da derrota o Rio Ave F. C. foi multado em 50,00€ e o seu atleta punido com dois jogos de suspensão.
Na tabela classificativa, Rio Ave e Caxinas trocaram de posições, os vilacondenses desceram para a nona posição, enquanto os Caxineiros subiram ao oitavo lugar.