ESTE BLOGUE DE MOMENTO ENCONTRA-SE INATIVO.

PARA SEGUIR O FUTSAL DISTRITAL: futsal-porto-distrital.blogspot.com

PARA SEGUIR O CAMPEONATO AMADOR DE FUTEBOL: fut-porto-amador.blogspot.com

PEDIMOS DESCULPA MAS ESTAVA A SER DÍFICIL MANTER A ACTUALIDADE NO FUTEBOL DISTRITAL, NO ENTANTO MANTEMOS A INFORMAÇÃO DO FUTSAL DISTRITAL E FUTEBOL AMADOR.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Treinadores de Futsal de Nível II - Movimento 600

Pela formação. Pela evolução. Por Justiça.
O Movimento 600 nasce da necessidade sentida mas muitas vezes silenciada de uma melhor formação dos técnicos de futsal. A espaços lá abrem alguns cursos mas permanecem enormes lacunas na certificação de treinadores.O Movimento 600 não tem qualquer interesse em polémicas, nem em destruir. Não questiona por isso a (in)justiça de algumas – bastantes – equivalências dadas aquando da entrada em vigor da obrigatoriedade de habilitação dos técnicos constantes das fichas de jogo.

O seu único intuito é mostrar à Associação de Futebol do Porto que não falta gente interessada em aprender, em se formar e em poder obter um título coincidente com as suas capacidades. O grande problema tem sido um: o custo dos cursos de treinador.

Na época transacta muitos foram aqueles que rejubilaram aquando da notícia da abertura de inscrições de um curso para técnicos de 2º nível de futsal. O senão viria na consulta das condições de acesso: 720 euros! Um preço proibitivo para uma enorme massa de potenciais interessados, já que não são poucos aqueles cujo produto mensal do seu trabalho não atinge ou ronda apenas os 500 euros e que desses têm despesas familiares e muitas das vezes, com os próprios clubes onde procuram ajudar a modalidade a evoluir, em norma apenas pela promoção de práticas desportivas salutares.

O preço seria, numa economia de mercado como a portuguesa, o equilíbrio entre a procura e a oferta. A prova da desadequação do valor pedido pela AF Porto é fácil de evidenciar: o curso não abriu por falta de um número mínimo de inscrições.

Procuraremos por isso, juntar 50 assinaturas de treinadores interessados em participar num curso de nível II com um preço que julgamos razoável: 600 euros, a pagar em três tranches de 200. Sabemos que ainda assim haverá quem não possa mas sabemos também que há custos que a AF Porto tem de suportar. Por isso, julgamos ser esta uma proposta interessante quer para a Associação que poderá assim ver os seus técnicos e, consequentemente, os seus atletas, dirigentes e clubes mais bem preparados para enfrentar os desafios que se lhes colocam não apenas semanal mas quiçá diariamente.
Queremos que a AF Porto se assuma não necessariamente como A MAIOR ASSOCIAÇÃO DO PAÍS mas sim como A MELHOR.

O objectivo, reiteramos, é claro: reunir 50 assinaturas de 50 treinadores que queiram e tenham disponibilidade para um curso de futsal II nível por 600 euros a ter início no mês de Setembro/Outubro de 2009.

O desafio está lançado. É hora de nos unirmos.

AOS INTERESSADOS:
Enviem Nome, Idade, Clube e Contacto para
movimento600@gmail.com
A lista será actualizada diariamente no portal criado para o efeito.
Por uma classe mais bem preparada. Por um melhor futsal.
Francisco Fardilha
Treinador Nível I

Futsal – Agora, sim é oficial

S. C. Salgueiros 08, vai ter futsal sénior.
Soubemos por fontes seguras e com todas as certezas que o clube de Paranhos irá para a próxima época ter o seu emblema nas quadras dos pavilhões do distrito do Porto.
Já sabemos em que divisão vai jogar, mas ainda carece de confirmação e por isso não a vamos publicar.
Dentro de dois dias, o fut-porto-distrital divulgará o futuro da equipa de futsal do Salgueiros 08.

Matosinhosport - Pavilhões

Pavilhões nas horas livres são para jantaradas
Quando um clube em Matosinhos, solicita uma hora de pavilhão para treinar com outra equipa mesmo sendo do concelho, essa autorização nunca é dada conforme já fizemos destaque, mas quando é para juntar comezainas isso já se pode fazer.

Para o que os pavilhões são feitos, que é praticar desporto, não pode de modo algum, quando é para jantaradas isso já é possivel, é que em Matosinhos o conceito de Desporto é sentado á mesa.

Como já disse há algum tempo a uma candidatura de Matosinhense que deveria alterar o nome do recinto desportivo onde se vai realizar esse jantar, deveriam mudar o nome de Centro de Desporto e Congressos de Matosinhos, para Centro de Jantaradas e Congresso de Matosinhos, pois a única coisa que serve esse edificio para os matosinhenses são mesmo essas jantaradas.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Futsal de Formação - G. D. Vale do Ave

Estivemos na Vilas das Aves na apresentação da Escola do G. D. Vale do Ave
Numa sala quase cheia o Grupo Desportivo Vale do Ave está de parabéns por esta apresentação, pois a divulgação foi conseguida e chamou os pais dos futuros craques que iniciarão a sua carreira desportiva.
Esta escola de formação veio preencher uma lacuna na Vila das Aves, que era a falta de formação em futsal, pois não existia.
A mesa é composta por Ricardo Silva, Tesoureiro e Coordenador Técnico do clube; Ricardo Rocha, Presidente da Assembleia Geral e Nuno Cardoso, Presidente da Direcção.

Depois das apresentações efectuadas por Ricardo Rocha (presidente da Assembleia-geral) e dos agradecimentos á imprensa desportiva regional, nomeadamente o fut-porto-distrital e leca-palmeira.com, Nuno Rocha (presidente da Direcção) subiu ao palanque para apresentação do clube.
Apesar de um clube recém-nascido (apenas três anos de vida) o Grupo Desportivo Vale do Ave, tem uma estrutura directiva muito acima da média, e o nascimento desta escola é um exemplo disso.
Depois de efectuada a apresentação do clube foi a vez do coordenador do projecto, Ricardo Silva, explicar o que será a escola, desde a equipa técnica até ao sector administrativo.
De realce, pretendem que esta escola seja um serviço de sociedade pois a única coisa que pretendem é uma escola sem fins lucrativos mas para se manter a mesma terá de ter um mínimo de 20 atletas, pois só assim conseguirão manter a logística da mesma.
A escola terá dois professores licenciados, um director desportivo (coordenador), a mesma será aos sábados entre as 10h00 e as 12h00 no Pavilhão da Escola Secundária D. Afonso Henriques na Vila das Aves.
Haverá uma jóia de inscrição que servirá apenas para a compra do equipamento desportivo para o aluno e seguro desportivo, mensalmente será paga uma taxa que cobrirá o aspecto logístico da escola como o aluguer do pavilhão.

Depois das apresentações seguiu-se um pequeno debate de perguntas e respostas e a uma pergunta do fut-porto-distrital, Nuno Cardoso confirmou que esta escola é a raiz para futuro nascimento dos escalões jovens no clube, mas ressalvou que a escola caso a mesma seja viável a sua manutenção será sempre para se manter apesar de futuramente virem a criar os escalões de formação que antecedem o escalão sénior.

Aspecto geral da sala
Para saber mais sobre esta escola poderão visitar o portal do clube ou poderão extrair a ficha médica e inscrição e entregar no clube após preenchimento.

Futsal Feminino – Ases de Leça F. C.

Semana de captações
O jovem João Marques, será o treinador da equipa feminina dos Ases de Leça Futebol Clube e conjuntamente com o seu adjunto Daniel e a directora Alexandra Pinto, vão ter uma semana intensa para observar possíveis atletas que farão parte do plantel.
De terça a sexta irão fazer quatro horas e quinze minutos de observações para escolherem aquelas que mais interessam para se juntarem ao grupo já constituído no clube leceiro, as captações serão efectuadas em três locais distintos.
* Assim sendo já amanhã (terça-feira 21/07/2009) entre as 22h15 e as 23h00 o treino será no Pavilhão da Escola de Paranhos no Porto.
* Na quinta-feira o palco será o Pavilhão Custódio Antunes, anexo ao Estádio do Leça Futebol Clube entre as 22h00 e as 24h00.
* Na sexta-feira, será entre as 22hoo e as 23h00 no Indoor na Zona Industrial do Porto.

XV Torneio de Futsal do Concelho de Matosinhos

Sucesso e Qualidade - Cerimónia da entrega de prémios
Depois do sucesso do torneio que apesar de menos equipas que nos habituou este torneio deixou a mesma marca de sempre, Qualidade, foi entregue no sábado passado (18/07/2009) no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Leça da Palmeira as Taças e Troféus relativos a este torneio
.

Diversas personalidade estiveram presentes, entre as quais, a Junta de Freguesia de Leça da Palmeira com a presença do Sr. Eduardo Silva, Matosinhosport com a presença do Professor Paulo Rodrigues, Associação de Futebol do Porto indicou o Sr. Rolando, pelo fut-porto-distrital e leca-palmeira.com esteve a minha pessoa Artur Moreira, pelo jornal Matosinhos Hoje este Sr. Joaquim Queiroz e pela Rádio Clube de Matosinhos esteve João Lourival.
Notou-se a falta de duas instituições, uma delas considerada grave como a Câmara Municipal de Matosinhos que não se fez representar e um dos sponsor’s oficiais.

A receber estas individualidades apenas três membros da Direcção da Associação Académica de Leça quando a direcção do clube leceiros são muitos mais, a saber, o Presidente Adjunto, Fernando Santos, a tesoureira Conceição Santos e o secretário da direcção Sérgio Meira, Fernando Santos lamentou a escassez de membros do clube nesta cerimónia.

1.º Classificado, Taça entregue por Eduardo Silva
Taça de Disciplina, Taça entregue pelo Sr. Rolando
Taça Simpatia, Taça entregue por Prof. Paulo Rodrigues
2.º Classificado, Taça entregue por Fernando Santos
3.º Classificado - Taça entregue pelo representante da equipa do Jornal Matosinhos Hoje, António Silva
4.º Classificado, Taça entregue pelo Sr. Joaquim Queiroz
Troféu Melhor Marcador, Troféu entregue por Artur Moreira ao representante da equipa do Cascata Café Snack-Bar
Troféu Melhor Defesa, Troféu Entregue por João Lourival
5.º Classificado, Contibérica/Café Torres - Não se fizeram representar
6.º Classificado, Taça entregue pelo Sr. Joaquim Queiroz
7.º Classificado, Taça entregue por Fernando Santos
8.º Classificado, Taça entregue por João Lourival
9.º Classificado, CCDR "A Telha"/Decorando - Não se fizeram representar
10.º Classificado, Taça entregue pelo Sr. Joaquim Queiroz
11.º Classificado, Futsal Clube/Restaurante "Os Teixeiras" - Não se fizeram representar
12.º Classificado, Taça entregue pela Sr.ª Conceição Santos

Futsal Feminino – G. D. Covelas

Plantel fechado mas aberto a bons valores
Aurélio Monarca, assessor de imprensa do clube trofense que irá disputar a 2.ª Divisão Distrital, confirmou-nos o encerramento parcial do plantel.
Parcial porque não fecham a porta á entrada de mais valias e que venham de facto reforçar o conjunto.
Para a época que se avizinha o Grupo Desportivo de Covelas fez seis contratações e manteve a maioria das atletas que pisaram os ringues em nome do clube na época passada.

As contratações são:
Clara (guarda-redes ex-União S. Mamede); Andreia (universal ex-A. R. Briosos Valboenses); Susana “Kokas” (universal ex-A. C. R. S. Ribeirão); Piska (universal ex-Defesa da Barca); Paula (ala/fixo ex- A. C. R. S. Ribeirão) e Marta (ala ex-Finzes).

As permanências são:
Márcia (universal); Ní (pivot); Vera II (ala/pivot); Carla Moreira (ala); Joana (ala), Dada (fixo/pivot); Bárbara (universal); Catarina (ala/fixo); Fálvia (ala); Diana (guarda-redes) e Vera I (universal).

A liderar a equipa técnica está Miguel Reis, terá como adjunto Hélder Bruno e na acumulação de funções de preparador físico/treinador de guarda-redes terá Bruno Silva.

Ao portal do clube numa entrevista recente Miguel Reis classifica de algum modo assim o plantel “Os sectores estão agora equilibrados, tínhamos uma deficiência no sector da baliza, pois só tínhamos uma guarda-redes, e como sabes, em caso de lesão não tínhamos soluções. Agora que esse lacuna foi colmatada com a contratação da Clara, neste momento todos os sectores estão equilibrados” sobre o futuro ou seja a ambição da Direcção do G. D. Covelas em querer a subida Miguel Reis mostra-se comedido “Sempre tive uma ambição controlada. Nunca pus o carro à frente dos bois, por isso gostaria de dizer quanto à ambição da subida é sempre bom quando acontece. Sinto que temos óptimas condições para esse feito, no entanto ainda é cedo para delinear trajectos. Gosto de trabalhar com projectos a médio/longo prazo. A direcção está a proporcionar todas as condições para que isso aconteça, e é lógico que quem se esforça tem de ver esse esforço compensado, no entanto prefiro ir com calma, criar condições técnicas nas atletas para assumirem esse feito. Prepara-las para que isso possa vir a acontecer, caso contrário, o Covelas corre riscos de ser motivo de chacota, e isso de certeza que não nos passa pela cabeça. De qualquer forma há outros factores que desconhecemos, como se reforçaram as outras equipas, ou mesmo como se vão portar as atletas quando confrontadas com a pressão. A direcção tem toda a legitimidade de nos pedir o que quer que seja, inclusive a subida de divisão, pois está a aperceber-se que este grupo é mais forte do que era o anterior e que as pessoas que estão á frente deste projecto não estão aqui para passar o tempo. São poucos os clubes que dão as condições que este dá, por isso a direcção está de parabéns, e estou convicto que este clube brevemente estará na alta-roda do Futsal feminino, só gostaria que fosse comigo ao comando. Só o futuro o dirá”.

Fut-porto-distrital está no topo

"Somos o primeiro"
No Blogalaxia, portal que mede a popularidade e não só dos blog’s de todo o mundo ibero-americano, o fut-porto-distrital, na categoria de desporto em Portugal está na primeira posição, destronando portais ligados aos grandes clubes portugueses como o “Eterno Benfica”; “Azul Dragão”; “#FCPorto” ou mesmo o blog generalista desportivo “Desportugal”.

Tendo em conta a concorrência forte como são os blogues dedicados aos três grandes, o fut-porto-distrital congratula-se por se dedicar exclusivamente ao futebol e futsal distrital e conseguir bater estes em popularidade e em número de visitas.

No global deste portal de popularidade, ou seja em 782 blogues portugueses inscritos o fut-porto-distrital, ocupa uma honrosa 31.ª posição mas em termos de número de visitas, subimos para dentro dos vinte primeiros ou seja na 15.ª posição como blog mais visitado e mantendo aqui também a 1.ª posição a nível do desporto.

Por isso agradeço a confiança que depositam no meu trabalho, o que dá ainda mais forças em continuar a desenvolver este trabalho de promoção do Futebol e Futsal Distrital no Distrito do Porto.

O meu muito obrigado.

Escolinhas do G. D. Mini Águias

Reabre em finais de Agosto
O Grupo Desportivo Mini Águias irá dar continuidade ao seu projecto de formação de futsal para preparar equipas para uma futura inscrição nos Campeonatos Distritais da Associação de Futebol do Porto.
Denominada de “Escolinhas de Futsal do G. D. Mini Águias”, terá a sua abertura nos finais de Agosto devido ás férias dos equipamentos desportivos em Matosinhos.
As inscrições são gratuitas e basta apareceres no novo complexo desportivo em Guifões para te juntares a futuros campeões, mas para participares vem equipado e não te esqueças da toalha.
Os dias dos treinos são ás quartas-feiras entre as 21h e as 22h e aos sábados entre 09h e as 11h.

No início de Setembro o Grupo Desportivo Mini Águias irá organizar um torneio quadrangular no Escalão de Iniciados, sendo já confirmadas as presenças da Juventude Desportiva de Guifões e União Custóias Futebol Clube, faltando efectuar a confirmação da quarta equipa.

Maratona Feminina de S. Pedro Sul

Maratona foi um sucesso
Decorreu no passado fim-de-semana de 11 e 12 de Julho a 2ª Maratona Feminina organizada pelos Unidos da Estação – São Pedro do Sul, evento que ultrapassou todas as expectativas e cujo balanço final só pode ser um, excelente.

O tremendo sucesso da Maratona contou com a presença de 16 equipas vindas de todo o país (Viana do Castelo, Lisboa, Coimbra, Leiria, Santarém, Vila do Conde, Covilhã, Porto, Aveiro e Viseu...) e a qualidade das equipas deu ao torneio um valor extra, naquela que foi uma prova de promoção do Futsal Feminino em S. Pedro do Sul e na região de Lafões.
Ficou ali bem patente o patamar de evolução da modalidade no feminino em Portugal. Jogos equilibrados, emotivos, com ritmo alto, muitos golos e muita qualidade.

A maratona acabou por ser ganha pela equipa das CSR Snevers, que levou de vencida a equipa das Meninas do Interior através do desempate por penalties.
O 3º lugar coube à equipa do São Tomé, que venceu a equipa do Futsal Viana.

Classificações e prémio individuais
1.ª Classificada: CSR Snevers
2.ª Classificada: As Meninas do Interior
3.ª Classificada: São Tomé
Prémio Fair-Play: As Meninas do Interior
Melhor Marcadora: Diana (AD Serpinense)
Melhor GR: Patrícia (CSR Snevers)

sexta-feira, 17 de julho de 2009

XV Torneio de Futsal do Concelho de Matosinhos

Jogo: Final
Equipas:
Cachorro do Mar/Spazzio * Cascata Café Snack-Bar
Local: Pavilhão Municipal de Leça da Palmeira
Data e Hora: 17/09/2009 – 22h30
Árbitros: Francisco Dias e Sérgio Magalhães
Ao intervalo: 1-1
Resultado no tempo regulamentar: 2-2
Prolongamento Resultado Final: 3-4

Cachorro do Mar/Spazzio:
1-Pedro Ramos (gr); 4-Ricardo Ribeiro; 5-Pedro Pinto; 6-Fábio Lima; 7-José Soares; 8-Paulo Ferreira; 9-João Teixeira; 10-Bruno Rodrigues; 12-Ivan Dias e 13-Carlos Esperança.
Treinadores: João Campos e Tiago Madureira.
Delegado: José Cunha.
Massagista: António Lopes.
Golos: 1-0 Ivan Dias (gp); 2-1 Ivan Dias; 3-3 Adelino Siva (pb)

Cascata Café Snack-Bar:
1-Rui Gonçalves (gr); 20-Ricardo Araújo (gr); 6-Tiago Brito; 7-Adelino Silva; 8-José Melo; 9-Luís Mota, 10-Manuel Alves; 2-Artur Mendonça e 13-Rogério Santos.
Treinadores: José Melo e Manuel Alves.
Delegados: Franclim Miranda e José Teixeira.
Golos: 1-1 Artur Mendonça; 2-2 Tiago Brito; 2-3 José Melo; 3-4 Adelino Silva

Cascata Café Snack- Bar Campeão no prolongamento
Início de jogo equilibrado mas uma grande penalidade que Ivan Dias não desperdiçou colocou o Cachorro do Mar/Spazzio em vantagem. Com o decorrer do tempo e depois de um ou dois sustos o Cascata Café Snack-Bar chega ao empate ainda antes do intervalo.
No reatamento da partida o Cascata envia uma bola á barra mas seria de novo Ivan a colocar o Cachorro de novo em vantagem.
Depois de mais duas bolas aos ferros da baliza do Cachorro o Cascata chega de novo ao empate por intermédio do melhor marcador da prova Tiago Brito.
Após o golo o jogo entrou numa fase menos bonita, e os postes da baliza de Pedro Ramos parece que continham íman já que o Cascata enviava a bola ao poste pela quinta vez.
A partida foi para prolongamento mas com desvantagem para o Cachorro do mar já que tinha atingido a quinta falta, enquanto o Cachorro apenas tinha duas.
Logo no primeiro minuto uma falta contra o Cachorro coloca a bola nos dez metros e José Melo coloca pela primeira vez no jogo o Cascata em vantagem, resultado que termina a primeira parte do prolongamento.
Na segunda parte a jogar com Carlos Esperança como guarda-redes avançado chega ao empate após remate deste embater em Adelino Silva e seria Adelino Silva a colocar o Cascata de novo em vantagem e acabar por dar a vitória do torneio á sua equipa.

XV - Torneio de Futsal do Concelho de Matosinhos

Jogo: Apuramento do 3.º e 4.º Classificado
Equipas:
Jornal Matosinhos Hoje * Clube Nacional Montanhismo
Local: Pavilhão Municipal de Leça da Palmeira
Data e Hora: 17/09/2009 – 21h30
Árbitros: Francisco Dias e Sérgio Magalhães
Ao intervalo: 1-3
Resultado Final: 2-4

Jornal Matosinhos Hoje:
21-Rui Rocha (gr); 16-Mário Brito; 11-António Silva; 88-Norberto Sousa; 8-Pedro Domingues; 7-Arnaldo Martins; 5-Paulo Correia; 77-Carlos Pinto; 22-Ricardo Silva; 2-Carlos Rodrigues; 6-Nuno Silva e 13-Luís São Vicente.
Treinadores: António Ribeiro e Miguel Cruz.
Golos: 1-3 Ricardo Silva; 2-3 Paulo Correia

Clube Nacional de Montanhismo:
1-Altino Nobre (gr); 6-Nelson Santos; 2-Heldér Pinto; 17-Ricardo Alves; 5-Marcelo Santiago; 11-Diogo Gonçalves, 7-Bruno Sousa; 3-Pedro Rocha; 10-Diogo Soares; 9-Ivo Passos; 8-José Almeida e 19-Pedro Cardoso.
Treinador: José Vasconcelos.
Delegado: Nelson Santos.
Golos: 0-1 José Almeida; 0-2 Diogo Gonçalves; 0-3 Diogo Gonçalves; 2-4 José Almeida.

Clube Nacional de Montanhismo atinge o pódio
Nos primeiros seis minutos de jogo o Clube Nacional de Montanhismo foi 100% eficaz marcando por três vezes. Matosinhos Hoje não desmoralizou e conseguiu reduzir a desvantagem ainda na primeira parte.
Na segunda foi mais equipas e conseguiu colocar o resultado na desvantagem mínima. Durante este segundo tempo os “jornalistas” tiveram oportunidades suficientes para empatar e virar o resultado, mas o acumular de faltas, fez o CNM conquistar um livre de 10m no último minuto que acabou com todas as esperanças dos matosinhenses.

XV – Torneio de Futsal do Concelho de Matosinhos

Final recheada de internacionais
Esta noite será conhecida a equipa que vai conquistar o Torneio organizado pela Associação Académica de Leça.

Em confronto para o apuramento do 3.º e 4.º irão movimentar-se na quadra do Municipal de Leça da Palmeira pelas 21h30, o Jornal Matosinhos Hoje e Clube Nacional Montanhismo, que foram as equipas derrotadas nos dois encontros das meias-finais.

Pelas 22h30 entrarão em campo as duas melhores equipas do torneio, recheadas de estrelas do campeonato principal português, estarão frente a frente, Cachorro do Mar/Spazzio e Cascata Café Snack-bar.

Não faltes a uma final de primeira recheada de internacionais e com o resultado imprevisível.

Contra-ataque Lisboa a arder

LISBOA A ARDER…..
No próximo sábado, na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), terá lugar uma Assembleia-geral que ficará para a história do futebol, qualquer que seja o seu resultado.
A dita terá como objecto a discussão da proposta de alteração dos Estatutos em vigor, aprovados no longínquo Novembro de 1997.
Lisboa, capital do país, fazendo jus à atribuição do título, outrora em função do número de cabeças (palavra que deriva do latim, caput), estará em ebulição.
O projecto dos estatutos é apenas o peão no movimento das peças para o xeque-mate.
É reflexo do novo regime jurídico das federações desportivas (NRJFD), apesar de conter matérias que vão bem mais além.
O NRJFD é reconhecidamente inconstitucional, servindo como referência o parecer proferido pelo insuspeito Prof. José Manuel Meirim.
O documento que bajular o NRJFD, padecerá dos mesmos vícios.
O NRJFD, constitui um diploma concreto e preciso, perpetrado exclusivamente para o futebol e com o intuito minucioso de alterar a organização, democraticidade e representatividade no seio da FPF.
De forma mais simples, espelha uma vontade politica de definição através dos gabinetes "políticos” de uma nova atribuição de poder no futebol, permitindo por aquela via a retoma do poder perdido nas conquistas desportivas.
Por uns, apelidado de golpe de estado, por outros, visitas assíduas do terreiro, apelidado de intervenção estalinista no futebol, eis que chega a hora da verdade, a hora de todas as decisões.
O projecto de estatutos será discutido numa altura em que apenas 9 das 30 Federações Olímpicas fizeram a adaptação dos seus estatutos ao NRJFD, facto significativo, não obstante ser comentado, em surdina, o temor persecutório, para os que ousarem não fazer a adaptação.
Consta-se que, quem se atrever, leva!
Nesta altura, os clubes, cuja representatividade diminuirá, apesar da cosmética numérica que foi anunciada, sabem que têm sido literalmente “roubados” pelo Estado.
Estado que no último ano, através do Ministério competente, recebeu pagamentos para encargos com o policiamento dos jogos e que não devolveu avultadíssimas verbas que são dos clubes!
Ficar com dinheiro de outrem, tendo consciência que não há titulo que o legitime é, em regra, crime.
Os clubes e cerca de 200.000 mil agentes desportivos já não têm dúvidas do logro, daí a
apontada paragem dos campeonatos, mais interessante ainda se o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol cumprir a promessa de greve geral, que anunciou recentemente.
As cegonhas estão fora de moda….podem crer!
Os clubes também sabem que a FPF ainda não recebeu aproximadamente 2M€ (dois milhões!), valor referenciado, no âmbito de contrato programa com o IDP.
Dinheiro que se destina aos clubes, não profissionais, para o suposto desenvolvimento do futebol, que parece ter-se perdido no infinito do poder, porquanto o Estado alega que o contrato não “será válido”.
Não nos esqueçamos que este país se chama Portugal!!!!
Os agentes desportivos também já sabem que o actual projecto de estatutos não é imposto pela
FIFA, através da evocada Circular nº.1129.
A obrigação reporta-se apenas e tão só a um Código Eleitoral Modelo, a um Convénio de Colaboração com as autoridades governamentais e a existência de um Regulamento de procedimentos para dirimir litígios entre jogadores e clubes.
Urge desmistificar esse papão FIFA, o qual apenas exige que nos estatutos contenham regras ou princípios que reflictam liberdade de organização e auto – determinação; a mediação; a fixação de clausula compromissória relativamente a preterição de recurso a tribunais judiciais; a aceitação de submissão de litígios desportivos ao Tribunal Arbitral do Desporto; a aceitação, cumprimento e observância das Leis e Regras de Jogo impostas pela entidade competente e
reconhecida pela FIFA; a obediência aos regulamentos e decisões da FIFA e das confederações; a exclusividade; a representatividade dos agentes desportivos e a democraticidade.
França, Espanha, Argentina, Brasil, para citar apenas alguns, têm estatutos que cumprem estes princípios e não são o “decalque” dos Estatutos da FIFA. Além do mais, se os estatutos em vigor contrariassem os princípios impostos pela FIFA, certamente que a FIFA já teria tomado medidas.
Não o fez, nem fará.
Também já se percebeu que, contrariando as sucessivas ameaças de perda de estatuto de utilidade pública, próprias de autocratas e antagónicas da liberdade de expressão ou opção, a falta de adaptação dos estatutos em vigor ao NRJFD não tem, no texto do referido, qualquer sanção! A ânsia de atacar e deslocar o poder para a tutela politica foi tão incontrolada que olvidou este aspecto.
Mais, é hoje pacífico que ninguém aceita que os critérios de representação sejam fixados por decreto, fazendo reviver um passado inaceitável.
Em qualquer país civilizado e democrático, quem tem mais agentes desportivos, melhores resultados, melhores índices de cumprimento das regras desportivas, tem naturalmente mais representatividade.
O que diríamos de um decreto que estipulasse que todos os partidos teriam o mesmo numero de deputados qualquer que fosse o numero de votos obtidos e a vontade dos eleitores?
Ou então, um decreto, como estabelece ainda que habilmente o NRJFD, que fixasse que um partido independentemente do numero de votos teria mais deputados que um outro partido?
É esta a realidade que não dá para engolir e que o NRJD quer “coagir” no projecto de Estatutos que vai a discussão.
Uma instituição com 30.000 agentes desportivos terá um delegado; uma outra com 2.400 terá 5 delegados!
É o que resulta da obra-prima, o NRJFD. A solução era tão simples e fácil….. Isto posto, inicia-se a contagem decrescente.
Na imprensa o tema não existe. A clausura não surpreende. Será um incomensurável e invisível jogo de distribuição de poder, com suspiros inebriantes.
Faltarão disparar as espingardas, além dos ausentes ou cobardes incapazes de manifestarem coerência, para, tal qual os miseráveis, por justiça e liberdade, ficar o paço de Lisboa…a arder….
“in edição de O Primeiro de Janeiro de 13.07.09”

Escola de Futsal G. D. Vale do Ave

Apresentação da escolinha neste sábado
O Grupo Desportivo Vale do Ave, vai amanhã (18/07/2009), pelas 14h30, realizar a apresentação da sua escola de futsal.
A cerimónia decorrerá no auditório da Escola Secundária D. Afonso Henriques, em Vila da Aves.

Futsal Sénior – Equipas datas e sorteios e início das provas

Subidas são mais do que descidas
Começa a ficar definido as equipas que sobem de divisão já que as descidas estão na sua totalidade confirmadas com excepção do Clube Académico de Sangemil que ainda não sabe qual a decisão que o Concelho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol irá tomar.
-
Divisão de Honra
Confirmadas estão as subidas da União Sport Clube de Paredes e do Núcleo Desportivo Bairro Bom Pastor, por confirmar pois ainda não se conhece alguma desistência dos campeonatos Nacionais é a possível subida do Clube Desportivo das Aves, mas nesta altura não vamos colocar para já o CD Aves nos Nacionais.
Assim sendo e contando com a descida do Clube Académico Sangemil, sobem da 1.ª Divisão à Honra cinco clubes que são, Clube Desportivo e Cultural de Sache, Associação Cultural e Desportiva da Coopermaia, União Desportiva Cruzeiro Santana, Leões Valboenses Futebol Clube e Grupo Desportivo Cafetaria do Ouro.
Caso o Aves suba aos Nacionais ou o Sangemil se mantenha por lá subirá uma sexta equipa que seria o Gramidense Infante Futebol Clube.
Equipas da 1.ª Divisão Honra:
* Arsenal C. Parada
* A. C. D. Coopermaia
* A. R. Lever
* Atl. C. Carvalhido
* C. C. D. Ordem
* C. Acad. Sangemil
* C. D. Aves
* C. D. C. Sache
* Escola D. C. Gondomar
* G. D. Cafetaria do Ouro
* G. D. C. Cohaemato
* G. D. C. Santo António de Grijó
* G. D. “Os Romanos”
* Jaca F. C.
* Leões Valboenses F. C.
* U. D. Cruzeiro Santana
O sorteio da 1.ª Divisão de Honra será efectuado a 26/08/2009 (quarta-feira), pelas 21h00 no anfiteatro da Associação de Futebol do Porto e a competição está prevista que se inicie a 03/10/2009.
-
1.ª Divisão
Com a subida de cinco equipas á 1.ª Divisão de Honra e quatro descidas à 2.ª Divisão e com o regresso de quatro equipas da 1.ª Divisão de Honra, que são Ases de Leça Futebol Clube, Casa do Benfica de Paredes, Grupo Desportivo Santo Eugénio e Leões da Lapa Futebol Clube, subirão da 2.ª Divisão cinco equipas, Associação Social e Cultural de Sobrado, Mocidade Invicta Futebol Clube, Futebol Clube Unidos Pinheirense, Associação Recreativa de Negrelos e Associação Recreativa e Cultural de Moinhos.
Equipas da 1.ª Divisão:
* Águias Areosa F. C.
* Ases de Leça F. C.
* A. D. C. R. "Os Fatigados"
* A. D. R. Araújo
* A. D. R. S. Pedro Fins
* A. M. Bairro Pasteleira
* ARDACM
* A. R. C. Moinhos
* A. R. Juventude Muro
* A. R. Negrelos
* A. S. C. Sobrado
* Atl. Desp. Polenenses
* Casa Benfica Paredes
* C. P. Vila Boa do Bispo
* C. S. R. C. Santiago
* C. D. Boavista
* C. D. C. Biquinha
* F. C. Aliviada
* F. C. Unidos Pinheirense
* Gramidense Infante FC
* G. C. R. Vermoim
* G. D. C. Emp. Banco BPI
* G. D. Escolas Arreigada
* G. D. Magrelos
* G. D. Praia Mar
* G. D. Stº Eugénio
* G. D. S. Sebastião
* G. Musical Miragaia
* Leões da Lapa F. C.
* Mocidade Invicta F. C.
* Real C. Senhorense
* Vilar Futsal C. D.
O sorteio da 1.ª Divisão será efectuado a 26/08/2009 (quarta-feira), pelas 21h10 no anfiteatro da Associação de Futebol do Porto e a competição está prevista que se inicie a 03/10/2009.
-
2ª Divisão
Com a subida de cinco equipas á 1.ª Divisão e quatro descidas à 3.ª Divisão e com o regresso de quatro equipas da 1.ª Divisão, que são Sport Clube Luso Académico, Dream Team Futebol Clube, Grupo Desportivo e Cultural Silva Escura e Grupo Jovens Lamoso, mas com a desisitência confirmada do Grupo Desportivo Baguim do Monte subirão da 3.ª Divisão seis equipas, Grupo Folclórico Infantil Nossa Senhora da Lapa; Sporting Clube de Arcozelo; Miramar Clube Valadares, Associação Desportiva de Baião; Sporting Clube S. Gens e Casa do Povo de Sobreira.
Equipas da 2.ª Divisão:
* A. C. D. Bairro Falcão
* A. D. F. Bustelo
* A. D. Baião
* A. D. Dinamo 80
* A. D. R. C. Bairro Outeiro
* A. D. S. Pedro da Cova
* A. Lusitana Pedrouços
* ARCA Alpendorada
* Casa Benfica Trofa
* Casa Benfica Stº Tirso
* C. P. Sobreira
* C. D. Contumil
* Clube Infante Sagres
* Dream Team F. C.
* F. C. Amigos Campanha
* G. C. R. A Ver o Mar
* G. D. Avioso S. Pedro
* G. D. C. Silva Escura
* G. D. Ilha
* G. D. Os Lusitanos R. T.
* G. D. R. C. Água Viva
* G. F. I. Nossa Srª Lapa
* Grupo Jovens Lamoso
* J. D. Águas Santas
* J. D. Gaia
* Miramar C. Valadares
* Mosteiro F. C. (R. T.)
* Os Amigos da Cave 94
* Padrão Vermelho S. C.
* S. C. Luso Académico
* Sporting. C. Arcozelo
* Sporting C. S. Gens
O sorteio da 2.ª Divisão será efectuado a 26/08/2009 (quarta-feira), pelas 21h20 no anfiteatro da Associação de Futebol do Porto e a competição está prevista que se inicie a 03/10/2009.
-
3ª Divisão
Com a subida de seis equipas á 2.ª Divisão e de apenas três descidas a esta Divisão e que são, Futsal Ponte de Rio Tinto, Clube Futebol Os Barreirenses, Associação Recreativa Juventude do Telheiro, esta Divisão passa a ter para já menos três equipas ou seja ficará se não houver entrada nenhuma, com vinte e quatro equipas.
Equipas da 3.ª Divisão:
* Acad. Pedras Rubras
* Alfa Académico Clube
* A. Atlética Telheiro
* A. D. Carvalheiras
* A. D. Unidos à Paradela
* ARDACM "B"
* A. R. Juventude Telheiro
* A. R. Novelense
* A. União Futsal 08
* C. F. "Os Barreirenses"
* Estrelas V. Gama F. C.
* F. C. Carvalhosa
* F. C. Estrelas Susanenses
* F. C. Lixa
* Futsal Ponte R. T.
* G. D. B. "União Progresso"
* G. D. Nau Vitória
* G. D. Vale do Ave
* Grupo Jovens Ponte
* J. D. Gondomar
* J. D. Meinedo
* Núcleo CR Valongo
* S. S. Montepio Geral
* U. D. Vilar Paraíso
O sorteio da 3.ª Divisão será efectuado a 26/08/2009 (quarta-feira), pelas 21h30 no anfiteatro da Associação de Futebol do Porto e a competição está prevista que se inicie a 10/10/2009.
-
Nota 1: Caso conheça algum caso de desistência, regresso ou início de actividade informe-nos. Utilize este post de forma moderada.
-
Nota 2: Este trabalho tem como objectivo de clarificar e ajudar como ficarão os clubes ordenados por divisão, no entanto não quer dizer que não aja alterações por desistência entradas ou compra de direitos desportivos.