ESTE BLOGUE DE MOMENTO ENCONTRA-SE INATIVO.

PARA SEGUIR O FUTSAL DISTRITAL: futsal-porto-distrital.blogspot.com

PARA SEGUIR O CAMPEONATO AMADOR DE FUTEBOL: fut-porto-amador.blogspot.com

PEDIMOS DESCULPA MAS ESTAVA A SER DÍFICIL MANTER A ACTUALIDADE NO FUTEBOL DISTRITAL, NO ENTANTO MANTEMOS A INFORMAÇÃO DO FUTSAL DISTRITAL E FUTEBOL AMADOR.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Futsal -Artigos de Opinião por Óscar Rosas

EQUIPAS “B”
Recentemente tem-se falado que algumas equipas que actualmente disputam os campeonatos distritais de futsal da AFP vão criar equipas “B”.
Não sei bem qual o fundo de verdade nestas notícias mas quero deixar desde já claro que sou totalmente a favor da sua criação.
Há escassíssimos exemplos de equipa B na AFP, desconhecendo os motivos por que mais equipas não pensam nesta solução.
E isto porque não faz sentido a forma como esta estruturada a ascensão a seniores dos atletas provenientes dos juniores.
Obviamente que a razões a favor da criação das equipas B como há razões contra.
Aponto algumas razões a FAVOR:
- A necessidade de assegurar aos jogadores formandos uma adaptação mais consistente ao ritmo praticado nos seniores.
- Assegurar que as condições de treino são as mesmas oferecidas ao plantel principal.
- Oferecer minutos de competição a jogadores do plantel principal que estejam a recuperar de lesões ou que estejam a passar por períodos de menor actividade competitiva.
Razões CONTRA:
- Sobretudo motivos de ordem financeira
- Quase sempre pobreza de resultados desportivos em virtude de se jogar com jovens atletas.

Há porém uma sugestão que eu daria: estes projectos de equipas B deviam ter a obrigatoriedade de participação em 2 ou 3 anos (a definir bem), sendo que a pena para quem não cumprisse tal obrigação seria a impossibilidade de participar com qualquer equipa na época seguinte.
É um tema aliciante para reflexão.
Óscar Rosas

4 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite,

julgo que a criação de equipa B é sem duvida uma solução de louvar no entanto não sou da mesma opinião do Sr Oscar Rosas visto que essa tal dita lei que apresenta para discussão é um pouco ingrata, ja que os clubes que por acaso formarem equipa B podem hoje estar a viver uma situação economica mais ou menos tranquila e daqui a dois anos acontecer algum tipo de situação que não estariam á espera e terem que terminar com a mesma para não fechar portas é no minimo imoral.
Agora se o Sr Oscar Rosas discutisse aqui que a AFPorto podia fazer um desconto na equipa B, que a Afporto devia fazer uma lei interna que atletas da equipa B so podiam jogar ate aos 23 anos, ainda vá que não vá.Agora discutir que tinham de ter obrigação de permanecer com a equipa 2 ou 3 anos que senão era impedida de participar em provas da afporto nos tempos que corre VAI LA VAI...
Sou leitor assiduo do Fut Porto em que tem o sr artur moreira pessoa que muito prezo como grande artista desta "obra de arte" do futsal/futebol distrital em que mantem a isenção e rigor, já em relação ao Sr. Oscar Rosas julgo que as suas intervenções por vezes não são de quem gosta propriamente de futsal mas sim de quem quer criar lobbies e mais entraves nesta modalidade tão espectacular se me permite opinar sobre si com todo o respeito que o senhor me merece.As pessoas devem servir o futsal e não servir-se do futsal...

Bem Haja
SAUDAÇOES DESPORTIVAS
VIVA O FUTSAL E FUTEBOL DISTRITAL DO NOSSO PAÍS

Anônimo disse...

Foi com esses pensamentos que os Polenenses criaram a equipa B!
Nessa equipa só vão jogar jovens com menos de 22 anos!

Cumprimentos

Anônimo disse...

Relativamente ao comentário do "Anónimo" ao meu artigo sobre as Equipas B, apraz-me dizer o seguinte:
Noto, com agrado, que, tal como eu, concorda com a criação das chamadas Equipas B, não tendo feito reparos às razões a favor e contra que apresentei.
Discorda, contudo, da sugestão que apresentei duma durabilidade mínima da equipa B(em princípio 2 anos) referindo que uma equipa pode estar hoje numa situação económica desafogada e daqui a 2 anos isso poder não acontecer.
Ora é aqui, precisamente, que residem as nossas diferentes visões do problema.
Penso que só deve avançar para a criação duma equipa B aqueles clubes que estão devidamente estruturados, ou seja, com condições económicas, logísticas e humanas bastantes para abraçar este tipo de projectos e não aquelas que hoje resolve, às vezes inpensadamente, avançar "às cegas" para este tipo de projecto e "amanhã" se arrependem, por motivos vários (ás vezes não devido a factores económicos mas, por exemplo, pela ausência de resultados desportivos) e resolvem acabar com a equipa B.
Não colhe muito a justificação que uma equipa hoje resolva inscrever uma equipa B e em Maio do ,próximo ano (quando acabam as competições)resolva deistir. Em 11 mêses as equipas devidamente estruturadas não podem mudar assim tanto.
Quanto as sugestões que os atletas da equipa B só deveriam jogar até aos 23 anos e que a AFP deveria fazer um desconto a estas equipas, genericamente concordo com elas. Porém, eu não faço parte da AFP e não tenho qualquer influência na decisão deles. Essas sugestões devem ser apresentadas pelos clubes nas Assembleias Gerais da AFP, local onde as sugestões podem passar a decisões.
Por fim, concordo consigo nos elogios que dá ao Artur Moreira, que considero ser o "senhor futsal da AFP".
Quanto às considerações que faz sobre a minha pessoa, respeito-as mas não concordo com elas.
Estou há 20 anos no futsal por paixão e devoção, procurando intervir, nomeadamente através das reportagens e artigos de opinião que assino, de forma construtiva.
Desafio-o, ou a outra pessoa qualquer, a indicar em qual das reportagens ou artigos que assinei, nomeadamente neste blog, que tenha atacado qualquer pessoa ou clube, ou favorecendo alguem em detrimento de outro(s).
Terá, eventualmente, convicções pessoais desfavoráveis acerca de mim, o que tenho de respeitar, mas certamente não fundamentadas.

Óscar Rosas

Anônimo disse...

Boa tarde

O meu nome é Jorge Lemos e neste momento sou Presidente da ARDACM. Como é do conhecimento de toda a gente durante alguns anos tivemos uma equipa B e infelizmente vamos deixar de a ter.
Quando a criámos a nossa ideia passava por ter uma equipa que pudesse receber os nossos juniores que entravam no escalão sénior e dar uma maior rotatividade a alguns atletas. Acredito que este objectivo foi cumprido ao máximo e ao longo das épocas conseguimos que vários jogadores da B passassem a jogar na A. Os resultados desportivos da equipa B ficaram completamente para 2ª plano, visto que o nosso objectivo primordial foi sendo cumprido.
Nesta nova época tivemos que pensar muito bem no que íamos fazer pois a situação do país não é a melhor e os apoios financeiros são cada vez menos e contra a nossa vontade tivemos de abdicar desta equipa. É muito complicado neste momento qualquer clube ter duas equipas seniores, visto que se paga o mesmo quer por uma quer por outra.
Para que as equipas B sejam viáveis torna – se necessária repensar muito bem algumas questões, tais como:
- Preço da Inscrição da Equipa
- Preço da Inscrição dos Atletas
- Obrigatoriedade da Presença de Treinador com curso
- Valores das multas equiparadas ao Feminino
Agora considero uma ideia completamente descabida obrigar um clube a ter uma equipa B durante um período de tempo obrigatório. Até porque nunca se sabe o dia de amanhã e não se pode estar a fazer “omeletes” sem “ovos”.
Antes de finalizar quero referir que este meu primeiro comentário neste site não tem nada a ver com o Sr. Óscar Rosas. Nem sequer o conheço a ele nem o seu percurso desportivo.
Para acabar quero deixar uma palavra de agradecimento a todos os que passaram pela ARDACM – B. Tiveram sempre uma grande entrega e disponibilidade, foi muito bonito ver pessoas a chorar e ter conseguido ter sempre atletas necessários para ter 2 equipas e por vezes até quem sabe para uma 3ª equipa. Quem sabe se na próxima época a ARDACM volte a ter 1 equipa B.
Um grande abraço para todos….

Jorge Lemos