ESTE BLOGUE DE MOMENTO ENCONTRA-SE INATIVO.

PARA SEGUIR O FUTSAL DISTRITAL: futsal-porto-distrital.blogspot.com

PARA SEGUIR O CAMPEONATO AMADOR DE FUTEBOL: fut-porto-amador.blogspot.com

PEDIMOS DESCULPA MAS ESTAVA A SER DÍFICIL MANTER A ACTUALIDADE NO FUTEBOL DISTRITAL, NO ENTANTO MANTEMOS A INFORMAÇÃO DO FUTSAL DISTRITAL E FUTEBOL AMADOR.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Futebol: Antero Nunes procura projecto

Hoje passamos na íntegra uma entrevista conduzida por Pedro Costa para o “Jornal Quatro Linhas”, onde Antero Nunes se dá a conhecer e espera que encontre um projecto que lhe dê garantias de sucesso.

Um treinador com currículo à espera que o telefone toque

Entrevista a Antero Nunes, treinador de futebol que já passou por F. C. Paços de Ferreira e S. C. Freamunde
A vida de um treinador nunca é fácil, mas aqueles que não estão sob as “luzes da ribalta” têm ainda mais dificuldades. A paixão pelo futebol é aquilo que os move, abdicando muitas vezes de certos aspectos da vida pessoal e profissional, para perseguirem o sonho de se distinguirem num meio em que a competição é feroz. Antero Nunes é um desses treinadores, um homem que respira futebol, e com um bom currículo nas camadas jovens dos dois maiores clubes do concelho, mas não só. O técnico tem já experiência no futebol profissional, tendo trabalhado com Nicolau Vaqueiro no SC Freamunde e no Gondomar SC.
Depois de ter chegado à conclusão de que já tinha chegado ao final do seu ciclo nas camadas jovens, Antero Nunes teve uma época de reflexão, e procura agora um clube que lhe dê um projecto sólido e interessante para prosseguir o seu percurso.
Quatro Linhas: Depois de vários anos como jogador, a passagem para treinador era inevitável?
Antero Nunes: Essa passagem foi inevitável, embora tenha acontecido um pouco mais cedo do que eu imaginava. Estava saturado de ser jogador, e essa passagem acabou por ser fácil. Tive a felicidade de ter em Figueiró alguém que me impulsionou a tirar o curso (Álvaro Neto), o que acabou por facilitar esse meu início. Aliás, não fui caso único, e não é por acaso que a freguesia de Figueiró é a que tem mais treinadores de futebol no concelho.
Q.L.: Como analisa a sua carreira de treinador até ao momento?
A.N.: Julgo que tem sido bem sucedida, e com uma acumulação de experiências que me têm permitido evoluir muito. Iniciei-me no 1º de Maio, num período de grande crescimento do clube, em que alcançamos excelentes resultados. Ao fim de cinco anos fui para o Freamunde como treinador de guarda-redes, mas passados três ou quatro meses fui convidado para assumir a equipa como treinador principal dos juniores. A partir daí as coisas foram-se sucedendo de forma natural, sempre ligado às camadas jovens, até 2003/04, em que fui promovido ao futebol profissional.
Depois de duas épocas no Gondomar regressei ao concelho, agora para o Paços, onde também fui muito feliz.

Q.L.: Qual foi o momento mais alto do seu percurso até ao momento?
A.N.: O que mais me orgulho foi fazer parte dos dois maiores clubes do concelho, e ter ajudado a promover jogadores aos seniores, como o Antunes e o André Leão.
Q.L.: Não é muito normal conseguir trabalhar em dois clubes com uma rivalidade tão acentuada…
A.N.: De facto, não foram muitos os que tiveram essa oportunidade, e é por isso que me sinto muito orgulhoso.
Q.L.: E existem muitas diferenças entre os dois clubes?
A.N.: Sim, existem algumas diferenças. Ambos são bem organizados, mas em Freamunde, por haver um espírito mais “bairrista”, vive-se mais o futebol. As pessoas gostam mais de futebol e apoiam mais. Em Freamunde estão mais predispostos para a formação e estão no bom caminho. Em Paços também se trabalha bem, mas o futebol não é vivido da mesma forma.
Q.L.: Tendo sido formado no Paços, foi bem aceite a sua chegada a Freamunde?
A.N.: Confesso que não foi muito fácil, principalmente no início, porque não era bem aceite por algumas pessoas, mas com o tempo, e com os resultados, tudo mudou.
Q.L.: Que referências ou ídolos tem como treinador?
A.N.: Como treinador é lógico que admiro o Mourinho, mas sempre me identifiquei com o Johan Cruyff.
Q.L.: Quais são as características essenciais para o sucesso de um treinador?
A.N.: O que faz a diferença é aquilo a que chamamos “ter o grupo na mão”. A nível da formação é necessário desempenhar vários papéis, uma vez que é necessário educá-los para a vida. Temos que os fazer ver que o futebol é o momento. Para além disso o treinador tem que ser um líder, e ter a coragem de dizer a verdade. Não se deve “bater nas costas” dos jogadores, sabendo que se calhar não irão muito longe na sua carreira. Temos que ser sempre frontais e honestos.
Q.L.: E acredita que reúne essas características?
A.N.: Eu sou fiel aos meus princípios, e acredito que sou capaz de atingir os objectivos a que me proponho.
Q.L.: Quais são os seus objectivos imediatos, e qual a sua ambição?
A.N.: Em termos de ambição, é claro que o que pretendo é chegar o mais alto possível. Neste momento o meu curso permite-me treinar até à II Nacional, mas quero ainda mais.
Neste momento, como já disse, não quero voltar a treinar camadas jovens porque acredito que terminou esse ciclo, e pretendo agora passar para uma equipa sénior. Ainda não me foi apresentado qualquer projecto nesse sentido, embora hajam algumas possibilidades, e estou à espera que o telefone toque. Gostava de ter a oportunidade de treinar na III Nacional, até porque sei que tenho a capacidade e os conhecimentos necessários para criar um bom plantel, de baixos custos, e com jogadores jovens de grande qualidade.


Curriculum
Nome:
Antero Manuel Ferreira Nunes
Idade: 39
Habilitações desportivas:
* Curso UEFA (II Nível)
* Curso de treinadores de guarda redes” Especialização em treino com Daniel Gaspar – A. F. Porto
* Associação Nacional de Treinadores de Futebol, Portugal
Domínios linguísticos:
* Português
* Francês
Contactos:
* Tlm: 917872448
* Tlf e fax: 255 109666
* Email: amfn50@hotmail.com

Percurso desportivo:
1994/95:
Treinador dos Juniores Sub-19 – C. R. C. 1.º Maio de Figueiró
1995/98: Treinador dos Iniciados Sub-15 – C. R. C. 1.º Maio de Figueiró
1998/00: Treinador dos Juvenis Sub-17 – C. R. C. 1.º Maio de Figueiró
2000/01: Responsável pelo treino de guarda-redes do Departamento de Formação do S. C. Freamunde e treinador dos Juniores Sub-19 do mesmo clube.
2000/06: Treinador dos Juniores Sub-19 – S. C. Freamunde
2003/05: Assume funções no futebol profissional do S. C. Freamunde, fazendo parte da equipa técnica de Nicolau Vaqueiro como adjunto e responsável pela transição de jogadores da formação para o futebol profissional, tendo inclusive liderado a equipa profissional na passagem de uma eliminatória da Taça de Portugal, num vazio aqundo a transição da equipa técnica.
2005/06: Treinador dos Juniores Sub-19 – F. C. Paços de Ferreira
2006/08: Faz parte da equipa técnica liderada por Nicolau Vaqueiro no Gondomar Sport Clube, com a função de observador de adversários na Liga Vitalis.
2006/09: Treinador dos Juvenis Sub-17 – F. C. Paços de Ferreira
2006/08: Trabalha no gabinete de prospecção do Futebol Profissional do F. C. Paços de Ferreira.

Títulos alcançados:
1985/86:
Iniciados sub-15 – C. R. C. 1.º Maio de Figueiró: Subida á 1.ª Divisão dos Campeonatos Distritais da A. F. Porto.
2002/03: Juniores Sub-19 – S. C. Freamunde: Vencedor de série do Campeonato Distrital e apuramento para a final Distrital.
2005/06: Juniores Sub-19 – F. C. Paços de Ferreira: Vencedor da Taça Óscar Marques.
2007/08: Juvenis Sub-17 – F. C. Paços de Ferreira: Vice-campeão Distrital e subida aos Nacionais.
2007/08: Distinguido pelo Departamento de Formação do F. C. Paços de Ferreira, com a entrega do Troféu “Treinador Líder - Melhor treinador”

Um comentário:

Anônimo disse...

MUITO BOM CV ........