ESTE BLOGUE DE MOMENTO ENCONTRA-SE INATIVO.

PARA SEGUIR O FUTSAL DISTRITAL: futsal-porto-distrital.blogspot.com

PARA SEGUIR O CAMPEONATO AMADOR DE FUTEBOL: fut-porto-amador.blogspot.com

PEDIMOS DESCULPA MAS ESTAVA A SER DÍFICIL MANTER A ACTUALIDADE NO FUTEBOL DISTRITAL, NO ENTANTO MANTEMOS A INFORMAÇÃO DO FUTSAL DISTRITAL E FUTEBOL AMADOR.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Dia do Clube por Óscar Rosas

Dia do Clube - Clube Desportivo das Aves
O Clube Desportivo das Aves foi fundado em 12 de Novembro de 1930 por um grupo de amigos, dedicando-se á prática do futebol.
O grande marco desportivo da história do clube aconteceu com a estreia na 1ª Divisão Nacional de futebol na época de 84/85, tendo sido alcançada após ter sido campeão nacional da 2ª. Divisão.
Em 1987 desceu à agora chamada Divisão de Honra, onde se manteve até agora.
Em 2003/2004 novo marco, agora com a inauguração do seu pavilhão gimnodesportivo. A nova estrutura permitiu o aparecimento da secção de Futsal masculina (o escalão feminina foi a primeira vertente na modalidade no clube), desde logo um caso de sucesso devido às subidas consecutivas de escalão, competindo agora na Divisão de Honra do Campeonato Distrital da Associação de Futebol do Porto.
Para sabermos mais do futsal do C. D. Aves fomos falar com Firmino Magalhães, director da secção tendo-nos este dito que “o C. D. Aves tem excelentes estruturas que lhe permitem, sustentadamente, aspirar a mais altos sem qualquer problema. Na verdade o clube tem pavilhão próprio, carrinhas de transporte de atletas, 2 fisioterapeutas que dão o apoio necessário à secção de futsal e gabinete médico. Tem formação porquanto possui a competir na AFP equipas juniores masculinas e femininas, sendo que em femininos também tem seniores a competir”. Quanto á vertente económica/financeira, Firmino Magalhães disse “que apesar de no início da época (já com o campeonato em andamento) termos tido alguns problemas na gestão de recursos humanos – dificuldades financeiras - chegando-se a ponderar a eventualidade da desistência no campeonato, o certo é que rapidamente (em poucos dias) resolvemos bem a situação.
O orçamento para todo o futsal do clube ascende a cerca de 20.000 euros e é suportado com as contribuições financeiras do próprio Clube e de patrocínios que a secção consegue angariar. Mesmo com este orçamento e atendendo ao facto de termos elevadas despesas que resultam de sermos uma equipa periférica, não é possível pagar qualquer subsídio ou prémios aos nossos atletas.” Questionado sobre as aspirações desportivas da equipa sénior disse “que a secção está confiante na subida. O nosso treinador Prof. Norberto Monteiro está a fazer um excelente trabalho de continuidade e pensamos, realisticamente, que a subida é perfeitamente possível. Para já estamos em 2 lugar que dá acesso à subida”.
Falamos também com o treinador Prof. Norberto Monteiro tendo-nos este dito que “apresentei um projecto à secção de futsal que culminava, a curto/médio prazo, com a subida da equipa sénior aos nacionais. Para tal reestruturámos o nosso plantel contratando vários jovens jogadores que apesar de virem todos dos distritais, sabia terem muita qualidade e vontade de vencer de forma a compensar a saída de 2 importantes atletas da época anterior que se transferiram para o S. Mateus” Mais disse que “face à inexperiências dos atletas – o plantel terá uma média de idades de 21/22 anos – era importante conseguirmos “sobreviver” às primeiras jornadas de forma a que os nossos jovens atletas se adaptassem ao jogo cronometrado e a um outro tipo de futsal a que não estavam habituados. Felizmente conseguimos resultados positivos que trouxeram confiança, estando agora quer a equipa quer os atletas muito mais fortes de forma a podermos dizer, de uma forma clara, que somos candidatos á subida.”

EQUIPA SENIOR
Treinador: Prof. Norberto Monteiro
Treinadores adjuntos:
* Nuno Sampaio (defesa)
* Alberto Pinheiro (ataque)
* Lino Fernandes (guarda redes)
ATLETAS: Filipe Pereira (gr), Joel (gr), Helder Pacheco (gr), Célio (gr), Joel Oliveira (gr), Zé Carlos (fixo), João Esmeriz (fixo/ala), Pereira (ala), João “S.Tirso” (ala/fixo), João “Vizela” (ala/fixo), Nuno André (ala), Miguelito (ala), Borges (ala), Victor (ala), Diogo (ala), Paulinho (ala), Filipe Flecha (ala/pivot), Sal (ala/pivot) e Nuno (ala/pivot).

Comentário:
Da análise dos vários jogos que presenciei esta época do C. D. AVES parece-me evidente que esta equipa é forte candidato à subida de divisão. Muito sólida e regular, dificilmente claudica com as equipas que lutam para fugir à despromoção. O único resultado menos conseguido talvez tenha sido o empate caseiro com o “Romanos” à 17ª jornada. Com as equipas que lutam declaradamente pela subida, concretamente o Cohaemato e o Cruzeiro Santana, o C. D. Aves foi obter preciosas vitórias em casa desses adversários directos o que demonstra bem a estrutura mental da equipa para encarar este tipo de jogos.
A política de constituição do plantel foi acertada. Para colmatar lacunas respeitantes a saídas de elementos importantes na época anterior, chegaram agora reforços em quantidade. São atletas maioritariamente jovens, sem grande “curriculum”, que tiveram assim de lutar por um estatuto que se calhar ainda agora não possuem, ainda que isso não signifique ausência de qualidade, antes pelo contrário. Pelo que vi em vários jogos deu para perceber o enorme potencial de alguns desses reforços. Individualmente saliência para Pereira, um jogador inteligente, com óptima visão periférica do jogo. É o organizador de jogo da equipa. Filipe Flecha é outro bom jogador, tecnicamente muito evoluído consegue em situações de 1x1 criar desequilíbrios a seu favor.
Contudo a força desta equipa é a maneira compacta como actua e o sentido colectivo que denota. Ofensivamente privilegia o 4.0, que evolui para um 2.2, sendo que o portador da bola tem quase sempre um apoio de centro ao dispor. Não é particularmente rápida nas transições ofensivas, preferindo o ataque organizado. Defensivamente costuma utilizar uma zona mista bem mecanizada.
Uma palavra final para o treinador Norberto Monteiro. Apesar de jovem tem um discurso ambicioso, apanágio dos treinadores que querem efectivamente vencer. É metódico e muito dedicado. Interventivo no banco (ou na bancada…), mexe bem na equipa. Provavelmente um treinador talhado para equipas doutra dimensão. A acompanhar com atenção.
Reportagem: Óscar Rosas
Fotografias: Artur Moreira

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabens ao CD Aves e ao seu treinador pelo belo trabalho realizado.
Queria também destacar que dá gosto ver esta equipa defender de uma forma que muito pouca gente o faz.
Regra quase geral nenhum treinador tem a preocupação de procurar sistemas defensivos alternativos que melhorem o rendimento da sua equipa.
vai daí e colocam as suas equipas a jogar homem a homem porque é mais facil de ensinar e não da muito trabalho.
Por isso parabens ao Norberto Monteiro e daqui a faço um apelo a todos os treinadores : vão ver um jogo desta equipa.

Anônimo disse...

Parabéns pela subida. Foi merecida.
Óscar Rosas