ESTE BLOGUE DE MOMENTO ENCONTRA-SE INATIVO.

PARA SEGUIR O FUTSAL DISTRITAL: futsal-porto-distrital.blogspot.com

PARA SEGUIR O CAMPEONATO AMADOR DE FUTEBOL: fut-porto-amador.blogspot.com

PEDIMOS DESCULPA MAS ESTAVA A SER DÍFICIL MANTER A ACTUALIDADE NO FUTEBOL DISTRITAL, NO ENTANTO MANTEMOS A INFORMAÇÃO DO FUTSAL DISTRITAL E FUTEBOL AMADOR.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Futsal - Comentários Silvério Tavares

Jogo: Alfa Académico Clube * Clube Infante Sagres
Campeonato: 2.ª Divisão Série 2 – 9.ª Jornada
Data e Hora: 28 de Novembro de 2009
Local: Pavilhão Municipal Senhora da Hora
Resultado ao intervalo: 2-1
Resultado final: 2-2

C. Infante Sagres
Cinco Inicial:
Carolo; Filipe, Aleni, Rapha e Alves.
Suplentes Utilizados: Postiga, Rui Pedro, Raul, Afonso, Pepe e Daniel
Marcadores: Rui Pedro e Rapha.
Treinador: Silvério Tavares

Empate Justo
Esta semana deslocamo-nos até à Senhora da Hora para defrontar o Alfa Académico, numa noite de muito futsal naquele Pavilhão Municipal.
Nada mais, nada menos que 3 jogos consecutivos e todos da nossa série!
Com a quase totalidade do meu plantel tive o prazer de assistir a um interessante embate entre o Água Viva e a Atlética do Telheiro e a uma 1ª parte bem disputada entre o Contumil e o Luso Académico, pelo menos até á hora que nos recolhemos para o balneário para nos prepararmos para o nosso jogo.
Para o último jogo da noite estava reservado um Alfa x CIS que, depois do que vi na jornada anterior entre o nosso adversário e o S. Gens, previa um jogo também interessante de seguir.

Iniciamos o jogo com uma postura de pressão alta bem vincada, na tentativa de desde logo impedir a organização de jogo do Alfa e recuperar a posse de bola bem perto da área adversária para desde logo tentar alvejar a baliza.
Nos instantes iniciais tivemos logo duas ou três recuperações de bola que não conseguimos dar o melhor seguimento, ora porque o bloco do Alfa não se desequilibrou ora porque o seu guarda-redes desde logo mostrava serviço.
Face a este cenário, o Alfa desde logo demonstrou que não se intimidava facilmente e começou a lançar os seus alas em velocidade para aproveitar o nosso balanceamento ofensivo e nos apanhar em contra-golpe.
E resultou! Na sequência de um lance de insistência nosso, o guarda-redes do Alfa recolhe a bola e faz um lançamento longo para o seu ala direito que sai na perfeição, alas a romper, apoio de centro, dois jogadores nossos mais avançados não recuperam e fica criada uma situação de 3x2, com a bola imediatamente cruzada para a entrada da área, aparece o tal apoio central a inaugurar o marcador.
Simples! Estava feito o 1-0, ainda nem aos 5 minutos de jogo tínhamos chegado.
Face ao rumo que o jogo estava a levar, alteramos o nosso sistema de jogo embora mantivéssemos as nossas linhas subidas, mas agora com jogadores mais rápidos que conseguissem responder mais eficazmente aos ataques rápidos lançados pelo guarda-redes do Alfa.
Conseguimos então estancar essa vertente e equilibramos o jogo embora as nossas transições defesa-ataque continuassem algo lentas o que permitia uma rápida reorganização defensiva do Alfa.
Curiosamente, o mesmo se passava com o nosso adversário que, em vantagem no marcador, tinha mais serenidade para construir, embora lançasse rápidos contra-ataques sempre que nós o permitíamos.
Quando o colectivo não é suficiente, habitualmente um lance individual resolve a questão e foi o que aconteceu no nosso golo do empate. O nosso capitão recebe a bola na ala direita ainda dentro dos nossos 20m e arranca em velocidade... ultrapassa dois adversários e já á entrada da área mas ainda descaído para a direita, desfere um remate cruzado indefensável.
Um golo daqueles que levantam um pavilhão. Estava feito o empate e face ao que se estava a passar na quadra, trazia alguma justiça ao resultado.
Faltavam cerca de sete minutos para o intervalo e mudamos o posicionamento das nossas linhas para eliminar de vez o perigo que os lançamentos longos do guarda-redes do Alfa continuava a causar.
Face a este nosso novo posicionamento, o Alfa passou a testar a situação de 5x4 sempre que era possível, com o seu guarda-redes a ocupar a posição central.
Numa destas situações o Alfa chega mesmo á vantagem através do próprio guarda-redes que face a tanta facilidade e ausência de pressão por parte de qualquer jogador nosso, decide tentar a sorte desferindo um remate que sai rasteiro e bem encostado ao poste esquerdo da nossa baliza.
Como a sorte sorri aos audazes, o Alfa chega assim ao intervalo a vencer por 2-1.

Voltamos para a segunda parte com a mesma postura que iniciamos o encontro mas agora com a agravante da desvantagem no marcador. Foram introduzidas alterações em todos os sectores da equipa, desde a baliza ao ataque para evitarmos os erros da primeira parte.
Verificou-se então um jogo mais aberto, com oportunidades de golo para os dois lados embora as mais flagrantes nos pertencessem. Como exemplo, outro lance individual do Rui Pedro, em que ele arranca pelo centro do terreno, ultrapassa três jogadores do Alfa e remata bem colocado para uma excelente defesa do guarda-redes contrário. Era já notório um certo desgaste físico na equipa adversária que com poucas soluções no banco ia baixando já as linhas apostando tudo no contra-ataque. Repomos então novamente a igualdade no marcador fruto dum livre directo á entrada da área que dá origem a uma combinação perfeita para o Rapha finalizar com um toque de classe.
Mais uma vez empatávamos a partida e começava tudo do zero... ou quase.
Íamos agora alternando as linhas de pressão também já em gestão de esforço. Mais uma excelente oportunidade para nós quando o Rapha recebe a bola de costas para a baliza, roda e arranca em velocidade... na saída do guarda-redes remata colocado para mais uma excelente defesa do atleta do Alfa.
Sempre que nós descíamos as nossas linhas, o Alfa optava pelo 5x4 o que nos ia causando alguns calafrios. O jogo termina então imediatamente após ao tempo técnico pedido por mim.
Pelo que o Alfa Académico fez na primeira parte e pelo que lutámos na segunda, o empate acaba por ser justo para ambas as equipas.
Olhamos actualmente para a classificação e verificamos uma série muito competitiva. Estamos em 8º lugar a 4 pontos do 3º mas também a 4 pontos do 16º!
Esta série promete!
Uma palavra de confiança para o meu plantel... Ainda falta muito campeonato!

Nenhum comentário: