ESTE BLOGUE DE MOMENTO ENCONTRA-SE INATIVO.

PARA SEGUIR O FUTSAL DISTRITAL: futsal-porto-distrital.blogspot.com

PARA SEGUIR O CAMPEONATO AMADOR DE FUTEBOL: fut-porto-amador.blogspot.com

PEDIMOS DESCULPA MAS ESTAVA A SER DÍFICIL MANTER A ACTUALIDADE NO FUTEBOL DISTRITAL, NO ENTANTO MANTEMOS A INFORMAÇÃO DO FUTSAL DISTRITAL E FUTEBOL AMADOR.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Futsal - Comentários de Tomás Costa

Jogo: J. D. Gondomar * C. D. S. Salvador do Campo
Campeonato: Juniores 2.ª Divisão Série 2 – 10.ª Jornada
Local: Escola Secundária de Valbom
Data e Hora: 28/11/ 2009 pelas 18h00
Resultado ao intervalo: 0-1
Resultado Final: 4-4

Depois de um empate caseiro era urgente vencer para não perder de vista os primeiros classificados. Partimos para a difícil deslocação a Gondomar com cinco baixas o que condicionou um pouco o nosso jogo.
1ª Parte
Encontramos mais uma vez uma equipa que fisicamente é superior à nossa e cedo percebemos que iríamos ter muitas dificuldades. A juventude entrou no jogo a pressionar alto e matava todas as nossas tentativas de sair de pressão antes do meio campo. Nesta fase a nossa equipa teve inteligência para perceber que o melhor seria apostar no contra – ataque. O adversário dominava o jogo a seu belo prazer e nós com maior ou menor dificuldade conseguíamos travar todos os ataques. A nossa primeira investida à baliza do adversário quase resultava em golo mas Ruben ao segundo poste não acerta com a baliza do adversário. Estava dado o primeiro aviso da nossa parte. A toada do jogo manteve-se com o Gondomar sempre a dominar e nós a tentar em contra – ataque responder como era possível. Num dos nossos contra – ataques o nosso atleta é travado em falta à entrada da área e na cobrança desse livre conseguimos chegar à vantagem. O resultado não sofreu mais alterações até ao intervalo. A nossa equipa não conseguia ter a bola mas ia defendendo como podia a preciosa vantagem.
2ª Parte
Durante o intervalo alertei os meus atletas para a importância de marcarmos mais um golo. Sabíamos que ia ser difícil pois não estávamos a conseguir ter a bola. O início da segunda parte não trouxe nada de novo ao jogo. Ou seja o Gondomar a dominar e nós tentando em contra – ataque surpreender. Dois minutos depois do reinício da partida Ruben arranca pela direita e tenta colocar a bola ao segundo poste, a bola é interceptada por um adversário e acaba por entrar na baliza colocando a nossa equipa com dois golos de vantagem. Dois minutos depois um livre à entrada da área resulta em novo golo para a nossa equipa. Este golo fez cair a equipa de Gondomar e passamos a ter mais a bola. Esta fase do jogo mostrou que a nossa equipa ainda não possui argumentos suficientes para pensar em algo mais pois, com uma vantagem de três golos, não conseguia manter a posse de bola sem se aventurar em arrancadas escusadas para a baliza do adversário. Uma dessas arrancadas resultou numa perda de bola que colocou o adversário na cara do nosso guarda – redes e consequentemente no golo que colocava o resultado em três a um a nosso favor. Com este golo o adversário voltou a acreditar mas numa reposição lateral o nosso pivot consegue uma excelente rotação sobre o fixo adversário e coloca o resultado em quatro a um. Restavam sete longos minutos para jogar e a equipa da Juventude de Gondomar parecia resignada. A cinco minutos do fim o nosso guarda – redes faz a bola embater numa das luzes do pavilhão e metade da iluminação foi abaixo. Dez minutos de paragem forçada baixaram todos os índices de concentração da nossa equipa. Voltando ao jogo a equipa adversaria deixa o primeiro aviso com uma bola no poste. Nem aqui os nossos atletas perceberam que o jogo ainda não tinha acabado. De rajada sofremos dois golos um dos quais num penalty discutível. Restavam poucos segundos para jogar. Na última investida o nosso guarda – redes consegue defender o remate do adversário mas sai magoado do lance. Nova paragem e todos os atletas a perguntarem ao árbitro quando ia acabar o jogo. Este responde que depois da cobrança do livre acabaria. Assim não aconteceu e o adversário chega ao empate. Depois de todos os avisos aconteceu o que mais temia e mais uma vez perdemos dois pontos desnecessários.
Em suma perdemos dois pontos importantes. Não queria deixar de dizer que apesar das incidências do jogo o resultado acaba por ser justo pois o juventude Gondomar foi superior na maior parte do tempo do encontro. Depois de conseguirmos uma vantagem assim a tão pouco tempo do final custa não levar os três pontos. Ainda temos um longo caminho a percorrer e os erros certamente nos vão fazer crescer como equipa.

Nenhum comentário: