ESTE BLOGUE DE MOMENTO ENCONTRA-SE INATIVO.

PARA SEGUIR O FUTSAL DISTRITAL: futsal-porto-distrital.blogspot.com

PARA SEGUIR O CAMPEONATO AMADOR DE FUTEBOL: fut-porto-amador.blogspot.com

PEDIMOS DESCULPA MAS ESTAVA A SER DÍFICIL MANTER A ACTUALIDADE NO FUTEBOL DISTRITAL, NO ENTANTO MANTEMOS A INFORMAÇÃO DO FUTSAL DISTRITAL E FUTEBOL AMADOR.

sábado, 17 de outubro de 2009

Futsal – G. D. Praia Mar

Matosinhenses apresentam protesto no jogo com o Ases
Em causa estão erros técnico da dupla de arbitragem no jogo realizado a 10/10/2009, pelas 22h00 no Pavilhão Municipal de Leça da Palmeira com o Ases de Leça onde terminou empatado a duas bolas.
Em comunicado á nossa redacção o Presidente do clube Paulo Santos diz que este recurso não tem nada contra o Ases de Leça F. C. mas sim contra o mau trabalho da dupla de arbitragem comandada por Salomé Cardoso.

O primeiro erro apontado á equipa da arbitragem, é na sequência da expulsão de um seu atleta após uma falta onde vê e bem o cartão amarelo, mas de seguida é-lhe mostrado o vermelho por acumulação, estranho porque o jogador em questão ainda não tinha sido advertido antes da falta.
Apesar da dupla de arbitragem reconhecerem o erro após contestação do delegado da equipa do Praia Mar os mesmos dizem que não podem voltar a trás com a decisão.

Na “Carta Recurso” enviada ao Contencioso da Associação de Futebol do Porto que tomamos conhecimento, não vem só erros contra o Praia Mar, pois a Direcção do clube matosinhense, preferiu enumerar todos os erros dos árbitros, mas continuando com aquilo que chamam erros crassos da dupla de arbitragem os mesmo foram-se amontoando com o decorrer do jogo como por exemplo a atribuição de um tempo morto aos matosinhenses só após o delegado do Ases de Leça ter informado o árbitro que quem pedira o primeiro tempo morto foi a equipa da casa e não os visitantes mas até lá apesar da contestação do delegado do Praia Mar, o período de tempo atribuído aos técnico para falar com os jogadores tinham sido constantemente negados.

Na missiva o Praia Mar apresenta como erro maior a marcação de uma pretensa falta inexistente e a um metro da área em grande penalidade.
Na contestação criada com este lance, José Oliveira, treinador do Praia Mar tenta falar com o segundo árbitro mas a única resposta que obtém é um “Ela é que sabe o que está a fazer”, ao não obter resposta que explique tal erro, José Oliveira entra no terreno de jogo para falar com Salomé Cardoso mas acaba “expulso”, mas é permitida a continuidade no banco, vá-se lá saber porquê.

No entender do clube Matosinhense a dupla de arbitragem comete novo erro técnico quando já tinham atingido as cinco faltas, ao transformarem um livre indirecto em livre directo pois o seu atleta faz uma falta chamada de bola presa, inicialmente Salomé Cardoso marca livre indirecto mas o segundo árbitro transforma em livre directo colocando o atleta do Ases de Leça num frente a frente com o redes matosinhense.

Por fim dizem não perceber as constantes limitações ofensivas para com a sua equipa como um tempo morto dado à equipa adversária numa reposição de bola para o Praia Mar.

Após o apito final instalou-se alguma confusão, onde José Oliveira foi expulso pela segunda vez em conjunto com um atleta que tentava apaziguar os ânimos.

Já no balneário dos árbitros o delegado matosinhense tem conhecimento que fora expulso, contesta de imediato e solicita o protesto do jogo ao que os árbitros não anuem com o fundamento que nada havia a protestar e que as fichas de jogo já haviam sido assinadas pelo delegado da equipa adversária.

Segundo a direcção matosinhense o delegado leceiro mostrou-se incomodado e assumiu que os matosinhense foram prejudicados pela arbitragem e esperando que no futuro não sejam eles.

Para finalizar transcrevemos os últimos parágrafos do recurso apresentado:
Com este tipo de comportamento das equipas de arbitragem o Futsal não consegue evoluir pois a nossa Associação tem imensos árbitros mas com pouca ou nenhuma qualidade para desempenar as funções que lhe estão atribuídas” continuando com novo parágrafo “Esperemos que não seja isto pretensão, dos dirigentes da Associação de Arbitragem do Porto nas pessoas do Sr. Presidente Albino Nogueira e Sr. Director Teixeira Leite de ensino da verdade e rigor desportivos. Pedindo-lhes desde já a análise aos factos apresentados e rápidas sanções aos referidos sancionadores se assim lhe podemos chamar”, para terminar ”Aguardamos breve resposta porque o tempo corre célere e as sanções caso sejam validadas e executadas tal como forma escritas pela dupla de arbitragem – ainda que em falta de rigor e verdade desportiva – irão prejudicar gravemente o futsal".

14 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite, quero agradecer a futsal distrital por divulgar tudo o que se passa no mundo do futsal.

Quero mostrar o meu desegradado por esta arbitragem, pois envergonhou por completo todos os outros arbitros, sentido.me assim claramente ofendida.

Sao duplas de arbitragem como estas, que nem regras sabem, nem tem coerencia nas suas decisoes, que fazem com que se estabeleca um prototipo em relação a todos os outros arbitros. Errar é humano, porque nao acredito que haja algum arbitro que nunca tenha errado. Mas erros desta dimensao so mostra a fraca qualidade destes arbitros, que ainda por cima sao de 1a categoria, que tem 4 a 5 jogos por semana e realizam jogos de honra.
A senhora Salomé Cardoso envergonhou todos os arbitros do sexo feminino.

Espero que haja algum tipo de puniçao para estes erros.

Os meus cumprimentos

Anônimo disse...

So quem la esteve é que assistio a uma peça de teatro onde os actores iriam ser os jogadores,mas os arbitros assumiram o papel principal,é uma vergonha como é que gente como esta consegue andar nestes escaloes a receber para fazer figuras daquelas onde fazem os erros e depois de feitos assumem que estava mal....Brincar com quem corre uma semana para ir ao fim de semana jogar 40 minutos sem receber???...ve se que nao sabem o que é isto...porque estes arbitros trabalham a semana e ao fim de semana fazem um part time na arbitragem para enxerem os bolsos a custa disto...é vergonhoso....Salomé deixa arbitragem e dedica-te só a portugal telecom...porque la deves fazer melhor figura!!! Continuaçao...

Anônimo disse...

Já estalou o verniz esta época. Só com a equipa do Praia Mar é que acontecem destas coisas...
Não sabem perder no campo, e agora atiram-se como de costume aos arbitros para poderem ganhar os jogos na secretaria!
Lamenta-se este tipo de situações que em nada abonam em nome da modalidade.
Na verdade merecia-se mais respeito pelos adversários.
Seria mais sério dizer-se que o clube ainda não desapareceu, porque existem alguns directores que simultaneamente são arbitros, que ajudam o clube a sobreviver.

Anônimo disse...

Na verdade parece-me que algumas das queixas do GD Praia Mar têm algum fundamento no dito jogo.
Mas situações daquelas acontecem todos os fins de semana nos jogos da AF Porto.
Todos nós , agentes do futsal , devemos entender que assim como há equipas fracas também sempre vai haver arbitros fraquinhos..
Ainda no final da epoca passada os Ases de Leça FC descem de divisão á custa de erros inacreditaveis da Filipa Santos no penultimo jogo da Honra..Portanto mais do que ninguem sabemos bem o que é ser prejudicados porque se nao fosse a Filipa estariamos ainda na Divisão que merecemos e nada disto se teria passado. Abraço a todos os agentes desportivos ,

Anônimo disse...

Boa noite sou presidente do Praia Mar, o anônimo que escreveu que o Praia Mar que ainda não tinha desaparecido porque simultaneamente são ajudados por árbitros que aínda estão no activo, está redondamente enganado, há sim um ex árbitro que esse sim ajuda pois é o nosso massagista sr pedro vilas boas que muito tem ajudado o clube tratando dos nossos atletas e que o clube tem por ele uma grande estima ,já agora se fosse homem tinha posto o seu nome mas como não é homem temos pena que haja gente com muita dor de cotovelo se calhar queriam que o clube acabasse mas esteja descansado que isso não vai acontecer e também está enganado ao dizer que queremos ganhar o jogo na secretaria,não é isso que queremos mas sim para alertar para as poucas vergonhas do nosso futsal,mas estejam descansados que nós vamos mostrar dentro de campo,desde sempre foi assim ,temos que jogar contra o nosso adversário e contra os árbitros ,sempre foi assim e não era agora que ia mudar,mais uma coisa, o anônimo que não quer dar a cara está com muita azia ainda tem muito que pedalar.

Anônimo disse...

É normal que o arbitro possa errar, so é pena que muitas equipas se reduzam de tal forma que sejam capazes se justificar as derrotas com erros de arbitragem.
Acho que as equipas, arbitros e todos os agentes depostivos tem de ter a humildade para saber lidar com oom o erro do arbitro.
No entanto, e a ser verdade o que esta aqui descrito relativamente ao jogo, nao posso deixar de considerar grave.
Nao se pode é tomar a parte pelo todo, muito cuidado ha muitos arbitros no distrital que treinam quase todos os dias para darem o seu melhor.
E so para terminar, nenhum arbitro enche os bolsos, simplesmente não dá o premio de jogo é quase ridiculo.
Saudações desportivas a todos.

fut-porto-distrital disse...

Ex.mos Senhores (as),

Alguns comentários que me chegam não estou a publicá-los por diversas razões, muito mas muito mau português, ofensas pessoais, escritas tipo sms, e não se centrarem no problema do trabalho da dupla de arbitragem, mas sim no computo pessoal dos intervenientes.

Se quiser comentar construtivamente o trabalho da arbitragem no referido jogo, se quiser comentar se o Praia Mar tem ou não razão de queixas!!!! Tudo bem, desde que o faça num português que se entenda, sem palavrões ou ofensas pessoais ou colectivas.

Se eu deixar passar tudo o que vem á rede quem nos visita ficariam com muita má impressão, da classe dirigente do Futsal Distrital no Porto, ou seja uma quase semelhança aos dirigentes dos campeonatos nacionais e nós teremos de ter mais elevação.

Façam o favor de elevar o nível do debate que esta notícia proporcionou.

Muito Obrigado

Atentamente
Artur Moreira

Anônimo disse...

Boa Tarde,

julgo que o problema aqui não é o trabalho da equipa de arbitragem, mas sim o facto do clube Praia Mar não ter vencido o referido jogo.

Lamento profundamente os incidentes no final do jogo por parte do treinador do clube Praia Mar que em tudo prejudica a imagem do desporto, do futsal e do clube.

Com os melhores cumprimentos.

Anônimo disse...

Gostaria de responder ao Sr. Paulo, Presidente do Praia Mar. O meu anonimato tem mais haver com a minha actividade profissional, e não por uma mera cobardia.
O Sr. Paulo tem sempre a mania no futsal por ser o durão. Na verdade é daqueles que opta a bancada, para os insultos aos arbitros, do que o banco onde deveria ser o seu lugar.
Aí devo dar-lhe os parabens, tem o bom senso de não perturbar o normal funcionamento do jogo, contudo prejudica gravemente o seu clube todos os jogos.
Quanto aos arbitros, o Sr. Paulo sabe bem do que falo. Actualmente existem 2 arbitros de futsal da AF Porto que estão ligados ao seu clube. É verdade que não estão no papel por motivos obvios, mas o que é certo é que lá estão...Sabe-se lá porque?
Um dia estarei cá para os denunciar e aí vcs e eles, vão sentar com o cu no mocho.
Até lá, saudações...
Justiça

Arbitro de Futsal Distrital disse...

Bom dia a todos.
A ler esta noticia, não posso deixar de ficar indeferente á mesma, pelo que gostaria de tecer alguns cometários.
Tal como em tudo na vida, o ser humano erra e tem direito a erram.
Como em todas as actividades, de lazer ou até mesmo profissionais, todos nós erramos.
Os jogadores tambem erram.Quem nunca viu um jogador isolado em frente a uma baliza a rematar para o golo e falha?
Os treinadores. Aquela substiuição que deveria ser efectuada e não foi?
Os próprios dirigentes. Que deviam ter contratado um jogador e acabam por fazer a contratação do jogador errado.
Os medicos, os professores, o carpinteiro, etc. tambem erram.
Enfim... todos nós erramos!
Neste caso particular, como de resto em todos os desportos, o que me parece é que nem todos sabem ter a humildade de lidar com o erro do arbitro, presionando-o de tal forma que acaba por cometer outro erro a seguir...
Na verdade tambem me parece que as equipas só falam quando são prejudicadas e não quando são beneficiadas. Não estou aqui a dizer que esta ou aquela equipa são beneficiadas propositadamente, mas antes pelos erros naturais dos arbitros, que acredito serem não serem intencionais.
Não posso deixar de dar um voto de solidariedade aos arbitros envolvidos, contudo a ser verdade o que foi relatado nesta peça, considero uma situação grave.
O futebol Português sempre nos habituou a viver de polémicas, e na verdade este problema nunca ha-de acabar.
No entanto parece-me injusto, qualificar todos os arbitros de incompetentes e de, passo a expressão, «encherem os bolsos» á custa do futsal.
Não acredito que existam arbitros a apitar só pelo dinheiro, pois os prémios são verdadeiramente baixos para aquilo que consideram "enriquecer á custa do futsal".
Pessoalmente considero uma ofensa para aqueles arbitros do distrital, que tem o seu emprego como qualquer cidadão durante a semana, ao fim semana mal tem tempo para dedicar ás suas familias, pois gostam do futsal e treinam todos os dias para dar o seu melhor em cada jogo que apitam.
Não podemos ser colocados todos no mesmop saco.

Cumprimentos,

Anônimo disse...

Boa Tarde,

Quem fez esta peça das duas uma: julga que o jogo foi realizado á porta fechada e que ninguem na bancada viu o que se passou ou então é louco e julga que pode escrever um monte de mentiras e que o povo aqui acredita. Quem viu o jogo sabe que nao foi assim...

Por amor de deus, respeitem mais o futsal, treinem mais as vossas equipas e deichem as desculpas dos arbitros fechadas na gaveta. É feio e prejudica o futsal...

Um forte abraço para aqueles que todos os dias dão o litro pelo futsal (e não apenas pelo seu clube)

Anônimo disse...

paulo santos:
Ainda á muita gentinha no futsal, eu ainda ao menos dou a cara, mas á quem não o faça...
Abraços

Anônimo disse...

ola amigo,fut-porto,dist,para quem estava preocupado com erros de caligrafia e comentarios veridicos reparo que não deixo passar as minhas crit...mas continua aceitar a daqueles que nada viram.obrigado e desculpe-me

Anônimo disse...

esse sr ex prsidente do praiamar, só diz asneiras e mentiras , vai ter de provar que no dito balneario o seu delegado pediu para protestar o jogo e o arbitro nao facultou o relatorio para o protesto, estavam la presentes as autoridades que servem de testenhonhas que tal nao foi verdade. quem tem mau perder agarra se a tudo menos aos erros dos seus jogadores que na hora da verdade falhão golos praticamente de baliza aberta. mas enfim a culpa é sempre dos arbitros